terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

 

BERLENGAS – CANDIDATO

O nosso arquipélago foi seleccionado para possível candidato à categoria de "UMA DAS SETE MARAVILHAS NATURAIS" do nosso país.
Vamos, todos, ficar atentos ao que se seguirá a partir de sete de Março.

Etiquetas:


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

 

A RESERVA NATURAL DAS BERLENGAS

Nesta data estamos a meio do prazo de vigência do último Plano de Ordenamento e seu Plano de Execução que vigora entre 2007 e 2013.
É, talvez, a altura de se fazer a apreciação, na óptica do vulgar observador, do que se nota de alterações àquilo que já vinha de trás e que se tem conseguido ao longo destes 29 anos de existência.
É nesta qualidade que procuro exprimir o que observo, depois de ter, mais uma vez, lido os citados planos.
E concluo, sem pôr em dúvida o eventual trabalho científico que alguém possa ter desenvolvido, muitas vezes para exclusiva valorização pessoal, que daquilo que o vulgar observador esperava já estar conseguido é muito pouco, no que respeita ao ordenamento, à conservação das infra-estruturas existentes, à orientação e educação ambiental dos visitantes e à criação de pontos de observação seguros e recomendáveis.
É bom que o objectivo a atingir não seja, apenas, o restringir o acesso das pessoas.

Etiquetas:


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

 

E ASSIM VAI CONTINUANDO O NOSSO HOSPITAL



Neste nosso país, onde as listas de espera para cirurgia são o que todos sabem, o bloco operatório do nosso hospital e as 30 camas que o apoiam continuam inactivos há já oito meses.
Perante esta situação o que dirá a multidão que se juntou no largo da câmara a lutar contra moinhos de vento? Não será altura de reclamar, mais uma vez, agora contra o tipo de gestão que os políticos, locais e nacionais, estão a fazer do dinheiro que foi de todos nós? Como é fácil gerir a coisa pública!

Etiquetas:


domingo, 7 de fevereiro de 2010

 

UMA NOITE INOLVIDÁVEL




A atitude de um grupo de antigos alunos prestarem homenagem às qualidades do seu mestre, constituiu o pretexto para que se concretizasse uma noite inolvidável para quem teve a felicidade de nela participar. Foi o que aconteceu ontem, dia seis, quando o Snr. Professor António Alves Seara se viu rodeado de carinho, quer da parte dos seus antigos alunos, quer dos amigos e agrupamentos que quiseram juntar-se-lhes.
É um corolário de carreira invejável que só acontece a quem sempre demonstrou valor indiscutível para tal, mas também é de salientar a nobreza de caracter do grupo de alunos que o promoveu.
Esta reunião, toda ela simples e espontânea, terminou com a palavra modesta e emocionada do homenageado, afinal confirmando a justiça da homenagem.

Etiquetas:


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

 

ERA UMA VEZ UMA PROMESSA?



Berlenga a caminho do desenvolvimento sustentável. De modo a dotar a Ilha da Berlenga de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis (eólica e fotovoltaica), bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, pretende-se implementar na Berlenga uma solução integrada e inovadora de um moderno conjunto de tecnologias actualmente disponíveis no mercado. Para o plano de investimentos, que poderá atingir os 2 milhões de euros, o Município de Peniche irá afectar 120 mil euros esperando-se que a este primeiro impulso se associem outras entidades.”

Em 03 de Setembro de 2006 o Secretário de Estado do Ambiente, Prof. Dr. Humberto Rosa, prometeu e um grupo de parceiros secundou. Vamos para quatro anos e continuamos à espera de ver algo de positivo sobre o assunto, dado que os doze painéis ali instalados, para televisão ver, estão inoperantes.

Os Parceiros - _Centro Para Prevenção da Poluição – C3P (com apoio da NASA e ITB); Instituto de Soldadura e Qualidade – ISQ; Energias de Portugal – EDP; Câmara Municipal de Peniche; Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade – ICNB; INESC Porto; INETI; EFACEC; Águas de Portugal – AdP; Direcção de Faróis – Marinha; GALP Energia.
O link de anúncio - http://www.youtube.com/watch?v=_Cj1aq4KCvk

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]