sábado, 17 de abril de 2010

 

QUAL É O MISTÉRIO DO LARGO DO POCINHO


As fotografias, supra, ilustram o que se está a passar no Largo do Pocinho há cerca de dois meses. O proprietário do que resta do bairro da antiga fábrica denominada "Exportadora", resolveu vedar grande parte do espaço público, pensando eu que não terá ido mais além porque existia uma faixa alcatroada pela junta de freguesia, sob o pretexto de obras. Parece que há pessoas que fazem o que querem, não sei se está em relação ao dinheiro que exibem. O que é certo é que as nossas autarquias estão complacentemente inactivas. Porque será?

Etiquetas:


quarta-feira, 14 de abril de 2010

 

O AZULEJO E A HISTÓRIA

Este painel ainda existe na fachada para onde foi concebido. É a fachada de um dos mais antigos armazéns de peixe. Para além de armazém de pescado também foi, a partir dele, que se distribuíu, durante longos anos, água salgada para outros congéneres.
Contam, portanto, um pouco da história da nossa terra e da sua principal actividade, pelo que merecem ser preservados antes que, qualquer demolição, os venha a fazer desaparecer.
Estou certo que os seus proprietários não se vão opor a tal.
(Foto captada por Carlos Tiago)

Etiquetas:


terça-feira, 6 de abril de 2010

 

UM BOM TRABALHO DE PRESERVAÇÃO DAS DUNAS

Saliento o trabalho, que está em desenvolvimento, que respeita à instalação de caneiras ao longo das dunas da praia de Peniche de Cima. Esta foi uma prática levada a efeito durante décadas e que, em algumas épocas, foi descorada, com os efeitos que se vieram a verificar.
Compete-nos, agora, colaborar respeitando o que está a ser feito, interiorizando que, as dunas, ao contrário do que parece à primeira vista, são de grande importância para a existência da nossa cidade.
Continua a fazer falta a instalação de passagens elevadas para acesso à praia, para evitar o pisoteio das dunas e a destruição das caneiras instaladas.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]