quinta-feira, 30 de junho de 2011

 

Berlengas são Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura atribuiu hoje a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao arquipélago das Berlengas.
Congratulamo-nos com o galardão alcançado.
Agora compete-nos a todos respeitar e fazer respeitar as obrigações que isso comporta, estou a referir-me ao simples utente e às entidades que têm a responsabilidade de preservação, sem se esquecerem que a reserva da biosfera é para ser visitada e usada.

A sua função:
Voltadas à conservação da biodiversidade, à promoção do desenvolvimento sustentável e à manutenção de valores culturais associados ao uso de recursos biológicos, as Reservas são zonas delimitadas no interior dos países e internacionalmente reconhecidas pelo programa MAB. Cada uma delas tem como objetivo cumprir três funções complementares: conservar recursos genéticos, espécies, ecossistemas e paisagens; estimular desenvolvimento sustentável, social e econômico; e apoiar projetos demonstrativos, de pesquisa e educação, na área de meio ambiente. O programa celebra trinta anos em 2001 com números consideráveis: 411 Reservas da Biosfera em 95 países.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]