Berlengas são Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura atribuiu hoje a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao arquipélago das Berlengas.
Congratulamo-nos com o galardão alcançado.
Agora compete-nos a todos respeitar e fazer respeitar as obrigações que isso comporta, estou a referir-me ao simples utente e às entidades que têm a responsabilidade de preservação, sem se esquecerem que a reserva da biosfera é para ser visitada e usada.


A sua função:
Voltadas à conservação da biodiversidade, à promoção do desenvolvimento sustentável e à manutenção de valores culturais associados ao uso de recursos biológicos, as Reservas são zonas delimitadas no interior dos países e internacionalmente reconhecidas pelo programa MAB. Cada uma delas tem como objetivo cumprir três funções complementares: conservar recursos genéticos, espécies, ecossistemas e paisagens; estimular desenvolvimento sustentável, social e econômico; e apoiar projetos demonstrativos, de pesquisa e educação, na área de meio ambiente. O programa celebra trinta anos em 2001 com números consideráveis: 411 Reservas da Biosfera em 95 países.

Comentários