segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

 

QUANDO O ENXOVAL NÃO VAI COM A NOIVA!


(Foto retirada de A Voz do Mar)
Quem escolheu a fotografia para divulgar o adiamento de obras camarárias anunciadas acertou na obra encalhada há mais tempo na nossa terra, a biblioteca municipal. Será pronúncia de que o enxoval da noiva não vai chegar tão depressa? O mau é não se resolverem as situações em devido tempo.

Etiquetas:


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

 

PLANO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO - POEM




O extenso enunciado que constitui o POEM contempla, relativamente à pesca , um conjunto de princípios que, pelo interesse que têm para a nossa cidade e sua gente, devem ser respeitados e, por isso, os reproduzimos. Interessa que todos estejamos atentos à evolução do que virá a ser a proposta final que se pretende.

"A área do espaço marítimo compreendida entre a linha de costa e os 600 metros de profundidade é uma área de especial importância para a actividade da pesca exercida pelas pequenas comunidades. Este facto tem que ser tido em conta pelas restantes actividades de forma a não serem ocupados pesqueiros tradicionais ou inviabilizado o acesso aos mesmos, nomeadamente em termos de navegação.

A pesca é a principal fonte de rendimento de várias comunidades piscatórias dela dependentes, contribuindo para a manutenção do equilíbrio socioeconómico destas comunidades ribeirinhas. A componente social não pode ser menosprezada face a outras actividades potencialmente mais interessantes em termos económicos.

A instalação e desenvolvimento de outras actividades no espaço marítimo têm que ter em conta o exercício da actividade da pesca e a presença de recursos.

Restrições à actividade da pesca em áreas com interesse para a conservação da natureza e biodiversidade devem ser devidamente fundamentadas e ponderada a compatibilização do exercício da pesca com as necessidades de preservação ambiental através da adopção de métodos de pesca selectivos e de práticas que minimizam o impacto sobre os ecossistemas marinhos.

A ocupação de zonas extensas paralelamente à costa ou de zonas ricas em recursos pesqueiros por actividades como, por exemplo, a produção de energia eólica offshore, devem ser evitadas. A instalação de estruturas desta natureza deve, por isso, ser devidamente articulada entre as entidades competentes no que diz respeito à delimitação das áreas a ocupar, à definição de corredores de circulação e de acesso a pesqueiros tradicionais."

Etiquetas:


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

 

VITOR ALVES

Poucas foram as referências publicadas acerca do falecimento do Major Vitor Alves e, por isso, aqui estou a prestar-lhe a modesta homenagem que, entendo, o país lhe deve.
Não é hábito desta página comentar actos políticos nacionais mas, perante a dimensão desta figura, aqui fica cumprida a minha parte.
É que nunca me esquecerei que foi ele e um pequeno grupo de heróis que nos livraram de duas ditaduras.

Etiquetas:


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

 

VOLTEI AO SAPAL DA PRAGEIRA

Em 27/01/2008:
Em 13/01/2011:




Três anos depois de publicar a primeira fotografia e escrever o meu regozijo pela obra então concretizada, venho chamar a atenção para os, muito visíveis, sinais de degradação que se verificam e que, com alguns litros de Bondex (passe a publicidade) e a mão de obra de alguém que esteja mais disponível, se ultrapassam. É que as obras públicas impõem-se ao respeito dos utentes, quando devidamente tratadas, e convidam ao vandalismo, quando apresentam ar de desprezadas.

Etiquetas:


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

 

UM IMPULSO MOVIDO PELA TRISTEZA


São 21,50 horas e acabo de ver na RTP uma pequena amostra do MUSEU MUNICIPAL DE PORTIMÃO e não fui capaz de deixar de estravazar a minha tristeza pelo facto de a minha terra não ter gente com a ambição necessária, preferindo perder o seu tempo enredado em interesses que não são de Peniche. Lá estava representada a actividade daquela cidade algarvia, desde a indústria conserveira, à construção naval, à actividade da pesca, etc., etc. Prometo que, logo que possível, farei a visita que o mesmo justifica e dela reportarei neste espaço. Perdoem o desabafo, mas há momentos que não sabemos conter.

Etiquetas:


domingo, 9 de janeiro de 2011

 

CONCERTO PELA ACADEMIA DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA




(Fotos de Carlos Tiago)
Mais um ano e mais um concerto na igreja de S. Pedro para gaudio daqueles que quiseram estar presentes. É uma iniciativa que vai criando raízes e poderá vir a impulsionar o aparecimento de movimento similar na nossa cidade.

Etiquetas:


sábado, 8 de janeiro de 2011

 

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA





(Fotos Carlos Tiago)

Foram hoje inauguradas as instalações da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa em Peniche. Numa altura em que todas as actividades de apoio a quem precisa são necessárias, a Cruz Vermelha afirmou a sua presença. É, por isso, necessário que quem puder contribuir não deixe de o fazer, nem que seja com a sua simples inscrição de membro.
Aqui fica a direcção para os seus contactos:
CVP - Delegação de Peniche
Rua da Saudade, 4-A e 8-A
2520-333 PENICHE

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]