domingo, 29 de maio de 2011

 

A PESCA E A INVESTIGAÇÃO MARÍTIMA

Anuncia-se a construção de um Centro de Investigação da Pesca em Peniche, que contemplará novas instalações do Laboratório Biotecnológico do Oeste, nada nos faz ficar mais feliz do que ver, finalmente, concretizado um dos sonhos que acalento, há anos, como deixei escrito.

Interessa muito aprofundar conhecimentos sobre todos os aspectos da pesca, que continuo a considerar será sempre a nossa tábua de salvação, mas, de nada nos servirá se não viermos a ter gente preparada para usufruir deles.

Por isso é oportuno lançar um repto à dinâmica directora da Escola Superior de Tecnologia do Mar para que pense em criar o curso necessário para formação dos nossos futuros empresários do sector das pescas, homens preparados para usar os tais conhecimentos que a ciência vai proporcionar, aliado à também necessária preparação para orientar uma empresa com especificidades especiais nas suas vertentes variadas.

Quando a escola passar a contribuir para solucionar o flagelo que nos atinge, que alguns políticos não evitaram e outros contribuíram, que é a perca de influência na actividade piscatória, mais teremos todos, naturais desta terra, oportunidade de louvar e bem dizer a hora em que veio até nós.

Etiquetas:


sábado, 21 de maio de 2011

 

AGRADECEMOS A AJUDA ECONÓMICA MAS NÃO NOS TRATEM COMO TERCEIRO MUNDO


(Fotos cedidas por Carlos Tiago)

Toda a vida fomos habituados a conviver com a existência das fábricas de conservas e a nossa terra deve muito em termos económicos e sociais ao conjunto de empresas deste tipo que existem e existiram aqui a laborar. Considero que assim como devemos estar gratos a esta actividade, também é verdade que, até porque o interesse económico é recíproco, nos é devido o necessário respeito, no sentido de não nos causar prejuizos de ordem ambiental, facto fundamental para que a vertente do turismo, que perseguimos, não seja prejudicada. As fotografias acima demonstram mais um acidente verificado na antiga fábrica Fialho, que provocou prejuizos ambientais, a acrescentar ao constante mau cheiro que exala prejudicando o ambiente da melhor praia que temos.

Etiquetas:


terça-feira, 17 de maio de 2011

 

REEDITOU-SE O JANTAR DE AMIGOS

( Foto de Carlos Tiago)
Voltou a acontecer o jantar de amigos de jovens dos anos 60/80. Mais uma vez reinou o clima de franca amizade. A esperança dos convivas é que possam continuar por muitos anos. O nosso agradecimento aos carolas que organizam.

Etiquetas:


domingo, 15 de maio de 2011

 

TRIAL BIKE - 1ª Taça de Portugal

"Teve início este Domingo a 1ª Taça de Portugal em Trial Bike que é um troféu oficial da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo, nos rochedos da costa norte entre o Frei Rodrigo e o miradouro dos Remédios, em Peniche e organizada pela A.C.R.D. Loureira.

A prova teve a participação exclusiva dos atletas (Portugueses e Espanhóis) com licença desportiva de competição e a categoria de Promoção 1 e 2 destinou-se a participantes não federados e que tiveram classificações separadas dos atletas federados
A prova foi um sucesso e teve uma magnífica assistência.
De salientar a colaboração da Junta de Freguesia de S.Pedro e da Câmara Municipal, Polícia Marítima, P.S. Pública e Proteção Civil."

A notícia acima deve-se a mais uma gentileza do Carlos Tiago.

A nós resta-nos acrescentar que os nosso jovens ciclistas não devem passar à prática de situações semelhantes sem a devida integração em acções organizadas por quem de direito.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]