quinta-feira, 30 de junho de 2011

 

Berlengas são Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura atribuiu hoje a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao arquipélago das Berlengas.
Congratulamo-nos com o galardão alcançado.
Agora compete-nos a todos respeitar e fazer respeitar as obrigações que isso comporta, estou a referir-me ao simples utente e às entidades que têm a responsabilidade de preservação, sem se esquecerem que a reserva da biosfera é para ser visitada e usada.

A sua função:
Voltadas à conservação da biodiversidade, à promoção do desenvolvimento sustentável e à manutenção de valores culturais associados ao uso de recursos biológicos, as Reservas são zonas delimitadas no interior dos países e internacionalmente reconhecidas pelo programa MAB. Cada uma delas tem como objetivo cumprir três funções complementares: conservar recursos genéticos, espécies, ecossistemas e paisagens; estimular desenvolvimento sustentável, social e econômico; e apoiar projetos demonstrativos, de pesquisa e educação, na área de meio ambiente. O programa celebra trinta anos em 2001 com números consideráveis: 411 Reservas da Biosfera em 95 países.

Etiquetas:


quarta-feira, 29 de junho de 2011

 

29 de Junho de 2011 – A PRAIA DA CAMBÔA ESTÁ PRONTA A RECEBER OS TURISTAS?






Entretanto juntamos imagens na maré cheia.



Para sermos diferentes, este ano apresentamos novo visual da nossa praia . Observe-se a marca da água à maré cheia.
Temos bandeira azul e, aos olhos dos responsáveis, se é que sabem o que é responsabilidade, é o que basta. Coitada da nossa terra.

Etiquetas:


sexta-feira, 24 de junho de 2011

 

A OBRA DO FOSSO DA MURALHA

Portão de Peniche de Cima e antigo campo de futebol

Campo de futebol até à ponte velha

Ponte Velha até à Ponte Nova

Ponte Nova até do Portinho do Meio

Eclusa do chamado parque das gaivotas
 A propósito da consulta pública que a Câmara Municipal lançou acerca da obra do fosso da muralha:
 Finalmente a nossa Câmara descobriu a forma ideal de poupança para construir projectos sem custos. É simples lança-se uma plataforma centralizadora de ideias e, sem dúvida, aparecerá o mais consensual projecto. Esteve uma equipa de arquitectos a gastar dinheiro a promover consulta pública, a estudar as várias vertentes que antecipam a concretização de um projecto, apresentaram um trabalho, que pessoalmente considero digno, mas que alguém entendeu ser preferível mandar às urtigas e optar por atitude popularucha para penicheiro ver. Para que, pelo menos, fique a recordação do projecto rejeitado, publiquei as fotografias da maqueta.


ENTRETANTO FICAMOS À ESPERA QUE SAIA UMA OBRA EXEMPLAR COMO A DO CAMPO DA TORRE.

Etiquetas:


sexta-feira, 10 de junho de 2011

 

HOMENAGEM A MONSENHOR BASTOS NO ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE

Será inaugurada no dia 12 de Junho, pelas 15 horas, no Pavilhão Stella Maris, uma exposição de objectos que pertencem ao espólio do Monsenhor. Pretende-se assim homenagear uma das figuras a quem Peniche muito ficou a dever. Louvamos a ideia de lhe ser prestada esta homenagem mas recordamos o repto que lançamos no dia do seu funeral, a construção de monumento que perpectue a sua memória com a dignidade que merece.

Etiquetas:


 

S. PEDRO EM FESTA

Etiquetas:


quinta-feira, 9 de junho de 2011

 
Lá estivemos com a curiosidade de saber se sempre haverá petróleo e a resposta está no texto que se segue, também percebemos que a sua exploração contém muitos riscos para a necessária preservação dos nossos pesqueiros. Como é de bom tom os cientistas não arriscam com opiniões definitivas e atiram-nos sempre para as opções dos políticos. Estamos entendidos?
Então aqui vai o texto:

"Arméria -Movimento Ambientalista de Peniche
7 de Junho de 201
Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche
Resumo da comunicação
Haverá petróleo em Peniçhe? As novidades e os novos desafios
Ricardo Ferreira Louro Silva
Departamento de Ciências da Terra/IMAR-CMA, FC -Universidade de Coimbra
Iniciada nos princípios do século passado, a pesquisa de hidrocarbonetos em Portugal tem passado por diversas fases, ora de optimismo, ora de pessimismo. Nos últimos anos esta temática adquiriu um renovado interesse, mas com novos e grandes desafios. Estes resultam da exploração das áreas fronteira offshore, onde o conhecimento geológico deriva somente de observação indirecta, como por exemplo, a partir de técnicas geofisicas como a sísmica de reflexão. Por outro lãdo, a qualidade do registo sedimentar onshore é internacionalmente reconhecida e o seu estudo detalhado permite reduzir consideravelmente o risco de exploração nas áreas onde o conhecimento é deficitário.
Uma das bacias sedimentares mais estudadas em Portugal é a Bacia Lusitânica. Um dos estudos em curso, coordenado por investigadores do IMAR-CMA /Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, através de um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e COMPETE-FEDER (PTDC/CTE-GIX/098968/2008, High resolution stratigraphy of the Lower Jurassic otganic-rich marine series in the Lusitanian Basin), visa essencialmente um componente básico dos possíveis sistemas petrolíferos da bacia: o registo onshore das rochas potencialmente geradoras de petróleo. Neste aspecto, os afloramentos carbonatados de idade jurássica que se observam ao longo ~s falésias da Península de Peniche têm-se revelado extremamente importantes, principalmente devido à sua riqueza em matéria orgânica e às óptimas condições de exposição e conservação. Os trabalhos aqui realizados, que incorporam, para além dos investigadores do IMAR-CMAfDCTUC, colaboradores da Universidade Federal do t:uo de Janeiro, Universidade de Lisboa e Universidade Complutense de Madrid, mostram que uma parte das séries sedimentares têm, de facto, um grande potencial para a geração de hidrocarbonetos, embora a sua evolução térmica não seja favorável.
o actual nível de conhecimento acerca dos possíveis sistemas petrolíferos portugueses apresenta ainda um elevado grau de incerteza. No entanto, os dados obtidos permitem algum optimismo acerca da existência de petróleo nas áreas on- e offshore da Bacia Lusitânica e' bacias adjacentes."

Etiquetas:


quarta-feira, 8 de junho de 2011

 

AVANÇA A DEGRADAÇÃO DA PRAIA DE PENICHE DE CIMA

Há menos de 10 anos a base da duna, que corresponde ao verde da vegetação, estava em linha com as pedras que ali foram postas, veja-se bem, com a pretensão de impedir a degradação da duna. Toda a extensão da praia tem uma falta de dois a tres metros de altura de areia. Tudo isto em consequência de não se ter feito o fecho do enrocamento de pedra a ligar à esplanada. O que será preciso fazer mais para meter isto na cabeça dos responsáveis. O mal é que tudo fica pela responsabilidade política, quando, em situações como a que se apresenta, já passou a evidente crime.

Etiquetas:


 

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

(Foto retirada do sítio Portos de Portugal)
Porque somos uma terra abraçada pelo oceano e dele depende a vida dos penicheiros, não resistimos em retirar do sítio dos Portos de Portugal o texto que reproduzimos:
"8 DE JUNHO
Dia Mundial dos Oceanos
Os Oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera desempenham um papel importante na configuração das condições climáticas que tornam a vida possível no nosso planeta.
Os oceanos não são somente o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.Em 1992 durante a conferência «RIO 92» foi estabelecida a data de 8 de Junho como o Dia dos Oceanos.Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a protecção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Um dos principais assuntos, além da preservação da fauna e da flora, é a protecção das populações de algumas espécies como o atum, tubarão, peixe espada e merlin."

Etiquetas:


segunda-feira, 6 de junho de 2011

 

A ORGANIZAÇÃO DA PESCA EM FRANÇA

A propósito da necessidade de formação e organização, a todos os níveis, no sector da nossa pesca, transcrevo a forma de organização da pesca em França, que veio publicada no boletim da UE.

"O Comitê Nacional de Pesca Marinha (CNPMEM)

A organização profissional da pesca
Nascido durante a Grande Depressão dos anos 1930, a organização internacional de profissionais da pesca marítima e culturas marinhas foi introduzido em sua configuração actual, a lei de 02 de Maio de 1991.
Dentro dessa estrutura piramidal, o Comitê Nacional de Pesca Marinha e da Aquicultura (CNPMEM) é a nível nacional, corpo comum, que reúne todos os profissionais da pesca e culturas marinhas, produção e processamento.
Interlocutor do governo e funcionários eleitos, é composto por representantes sindicais eleitos e profissionais de todos os tipos de pesca. Baseando-se em uma rede ao longo da costa, que operam no futuro da pesca na França.
Além CNPMEM em Paris, a associação comercial tem 14 comitês regionais e 39 comitês locais de Pesca Marinha e Aquicultura Marinha ( CLPMEM / CRPMEM ), distribuídas ao longo da costa metropolitana e no exterior. Todas as comissões têm uma personalidade jurídica e autonomia financeira.
Sua tarefa principal é assegurar:
> a representação e promoção dos interesses gerais das actividades profissionais;
> participação na gestão, organização responsável dos recursos haliêuticos;
> associação com a implementação de medidas de precaução e para harmonizar os interesses desses sectores;
> participação na melhoria das condições de produção.
As missões de CNPMEM
O CNPMEM é o responsável pelo equilíbrio dos recursos marinhos e modernização das profissões, homens e mulheres no sector.
Ele é responsável pela gestão da pesca marinha e os serviços comunitários, e participa activamente no desenvolvimento dos regulamentos franceses e europeus na matéria.
Os temas e as questões seguidas ou tratados com CNPMEM cumprir um objectivo comum: reconhecer a diferentes níveis de decisão (francês, europeu e internacional), o compromisso e a responsabilidade dos profissionais da indústria:
> Compromisso : peixe melhor que a maioria dos peixes
→ As principais áreas de reflexão:
- Envolvimento e normas ambientais;
- Novas abordagens para o acesso e gestão de stock (uma pesca responsável, desenvolvimento sustentável);
- Sensibilidade para as qualidades sensoriais do produto;
- A consciência colectiva da segurança marítima;
- A luta contra a pesca descontrolada.
> Uma responsabilidade : fazer avançar a cultura, económica e territorial da pesca social
→ As principais áreas de reflexão:
- Respeito pelo ponto de equilíbrio;
- Defesa da indústria;
- Promover o comércio de pesca."

Etiquetas:


sexta-feira, 3 de junho de 2011

 

O PLÁSTICO E A POLUIÇÃO DOS OCEANOS

Todos os que navegam com alguma regularidade têm a noção da elevada poluição motivada pela existência de grandes quantidades de plástico a boiar no oceano.


Uma boa parte tem origem na má prática de muitos dos que utilizam o mar e são estes, também, uma das principais vítimas da situação através dos inúmeros acidentes que provoca.

Será preciso uma mudança de mentalidade de quem usa o mar, quer como meio de governar a vida, quer como meio de lazer, no sentido de evitar que se continue a deixar no mar o plástico de que já não necessitamos e, indo mais longe:


TRAZER PARA TERRA TODO O PLÁSTICO QUE ENCONTRARMOS

Esta situação está a preocupar os responsáveis da Comissão Europeia, como podemos observar nas notas que reproduzo e foram publicadas no sítio dos PORTOS DE PORTUGAL.

“> Comissão Europeia quer promover pesca de plástico no Mar

(Foto do sítio Portos de Portugal)

A comissária europeia das pescas, a grega Maria Damanaki, quer que os pescadores inactivos sejam mobilizados para a recolha dos milhares de embalagens plásticas que poluem o mar. A solução aproveitaria a experiência acumulada dos marinheiros para descontaminar os oceanos, garantindo-lhes uma actividade remunerada nos meses de baixa actividade, em que não podem pescar. Também os pescadores desempregados poderão ser mobilizados para esta iniciativa.



> Plástico forma ilhas de poluição nos oceanos


Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]