domingo, 1 de janeiro de 2012

 

PENICHE COM OS SEUS ESTALEIROS NAVAIS NA VANGUARDA DAS ENERGIAS MARINHAS RENOVÁVEIS





Os 3 módulos de produção de energia -  100kW cada - para o projecto Wave Roller, chegam aos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), por via marítima, no próximo dia 2 de Janeiro de 2012. Trata-se da mais recente versão deste projecto, de tecnologia finlandesa, que produz energia a partir das correntes submarinas do fundo do mar.
A preciosa carga constitui a versão pré-comercial desta tecnologia, a instalar na zona piloto near shore do mar de Peniche, cujo protótipo tem sido testado anteriormente no mesmo local.
Estes componentes  foram fabricados em Kotka, na Finlândia, estando todos os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar a cargo dos Estaleiros Navais de Peniche.

O navio "EEMS TRANSPORTER", de bandeira Holandesa, com o comprimento total de 90m, chegará ao largo de Peniche no próximo dia 1 de Janeiro, onde ficará fundeado, prevendo-se que a operação de entrada no porto e descarga no cais dos ENP, se inicie no dia seguinte, pelas 8h, numa operação que se considera já de alguma rotina, pelo facto do cais dos ENP receber com alguma frequência navios com estas dimensões para reparação naval ou descarga de bens de equipamento.

Será de salientar que os ENP são o estaleiro nacional que, de forma mais significativa, têm participado na execução de projectos relacionados com as energias off shore e near shore, constituindo-se como  a incontornável base de apoio logístico para os projectos  que se venham a instalar/testar em Portugal. 

Ver filme demonstrativo do sistema adoptado:
http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=5448:peniche-%C3%A9-o-l%C3%ADder-na-energia-das-ondas&Itemid=2


Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]