quarta-feira, 22 de agosto de 2012

 

O AUTOCARAVANISMO E NÃO SÓ

(Foto de Carlos Tiago)


"Joao Paulo Ferreira:
vergonhoso, mil vezes vergonhoso, e ainda mais vergonhoso, são os responsáveis por esta cidade nada fazerem, capital da onda; onde? para mim Peniche é isso sim a capital do caravanismo, sem lei e sem o mínimo respeito pelos habitantes da cidade de Peniche que pagam os seus impostos para depois estas pessoas sem o mínimo de civismo, virem para cá e destruir as nossas paisagens naturais, pois para virem para cá nestes moldes para mim e para muitos habitantes de Peniche são personas non gratas.


José Carlos Romão

Mas quem são na realidade estes animais selvagens que se intrometem em terreno alheio? Será que têm sentimentos como nós? Será que também choram pelo seu Benfica? Que vêm a ser estes bichos mal-amados?"
Nota - Após a publicação fui esclarecido pelo Snr. José Carlos Romão que a parte final deste texto era de sua autoria, daí a alteração agora efectuada, o que não altera as minhas afirmações e apenas repõe a verdade nos factos.

O texto que reproduzo acima representa um comentário feito a propósito do que o autor acha ser um excesso de autocaravanas na nossa cidade.
Começo por desejar que o comentador não seja filho de Peniche para não sentir vergonha de um meu conterrâneo.
È um facto que existe falta de ordenamento e infraestruturas de apoio a pessoas, que se deslocam em autocaravanas, como também em automóveis, porque, quando chegamos perto de qualquer das nossas praias também nos é dado observar automóveis mal estacionados por tudo quanto é sítio, por falta de espaço e locais concebidos para tal. Este assédio de viaturas resulta da atracção que a minha terra, dadas as suas belezas naturais, que não as condições desejáveis de ordenamento do território, consegue, apesar de tudo, induzir no espírito de quem nos procura.
Portanto, ao contrário do que o comentador sugere, ainda bem que as pessoas vêm à nossa terra, se têm atitudes menos correctas compete-nos providenciar para que as incorrecções sejam contidas e, talvez melhor, criar condições para que o seu comportamento seja o de qualquer cidadão bem educado.
Não podemos apelidar da forma generalizada, como foi feito, qualquer pessoa das que nos visitam porque, afinal, todos precisamos de todos. Já escrevi anteriormente sobre esta situação e tenho esperança que, a força do que é evidente, venha a contribuir para que, no futuro possamos desejar como bem-vindos todos aqueles que nos derem o gosto de voltar à nossa terra. 

Etiquetas:


Comentários:
reitero o que disse e não retiro uma virgula, mil vezes vergonhoso, e sim sou de Peniche nascido e criado e conheço Peniche como a palma da minha, todos os seus cantos e recantos, e tenho muito orgulho em dizer que sou de PENICHE,agora não me venham com falsas moralidades este tipo de pessoas não são bem vindas em Peniche, pois destroem o que Peniche tem de belo, as suas paisagens, já vi de tudo por parte destes autocaravanistas desde despejar penicos em contentores de rsu, tendas montadas em via publica, estendal de roupa ao sol em parque de estacionamento, fogareiros acessos e respectivas esplanadas montadas, ocupação do espaço publico semanas a fio, auto caravanas em andamento e a deitar tudo o que são líquidos á sua passagem, abastecimento dos seus tanques de agua em fontanários públicos, desrespeito por sinalização, despejo de cassetes de dejectos em sarjetas de águas pluviais e mais muito mais é só passear e ver estes tristes cenários, são uma praga mil vezes pior que as gaivotas. E não me venham dizer que é falta de condições, pois o parque de campismo municipal tem espaços vagos para auto caravanas e zonas especiais para despejo de cassetes e reabastecimento 2 deles feitas este ano o parque de campismo Peniche praia na marginal norte a mesma coisa, a nova estação de lavagem nos voluntário de Peniche tem uma zona de abastecimento de água potável que custa vejam bem 30 litros 30 cêntimos e nunca a vi ser usada, por isso não me venham com histórias é falta de civismo e desrespeito pela cidade e seus habitantes. aquilo que tenho vindo a dizer é que deveriam ser criadas mais zonas com as condições necessários em Peniche e concelho, pagas e proibir o seu estacionamento prolongado em todo o território de Peniche e concelho seria uma mais valia para Peniche e para quem nos visita que poderia apreciar as paisagens sem muralhas brancas por todo lado e era mais uma fonte de receita para o município, agora se a senhores que gostam do que vêm esses sim não são verdadeiros penichences.

 
Meu caro senhor não tenho o propósito de alterar os pontos de vista de ninguém, apenas pretendo dar a conhecer os meus, porém, permita-me que lhe indique a seguir um caminho para ter acesso a trabalho que demonstra a forma de abordagem do assunto, pela Região de Turismo do Algarve:
http://www.campingcarportugal.com/diversos/CCDR_AC_Algarve.pdf
 
sim eu tenho conhecimento do que se tem feito no Algarve e acho que esse é o caminho, agora o que se passa em Peniche é lamentável,para a autarquia parece que o problema não existe e até hoje não vi ninguém do seu executivo tomar uma posição nem ter um plano para aproveitar e resolver este problema, mas os caravanistas abusam da apatia da câmara e não procuram as poucas instalações existentes, por isso é necessário pressionar acamara para a resolução deste problema.

 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]