terça-feira, 31 de janeiro de 2012

 

GAIVOTA POLAR – LARUS GLAUCOIDES


Está a ser vista em Peniche a gaivota que se apresenta.
Pode vê-la em convívio com a vulgar gaivota da nossa área, no caminho que colocamos abaixo colhido da página "canal pedroramalho" :

Etiquetas:


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

 

OS FILHOS DA MENTIRA


“A adopção por casais do mesmo sexo é contrária à dignidade humana e ao superior interesse das crianças”.

As imagens e a frase que são reproduzidas foram retiradas do jornal “VOZ DA VERDADE” num trabalho que nos leva a reflectir acerca de uma causa com a qual, no meu entender, tanto se tem atentado contra a dignidade das crianças.
Se está interessado em saber mais, tem abaixo o caminho:




Etiquetas:


domingo, 15 de janeiro de 2012

 

PORTUGAL E O MAR "UMA ACÇÃO ROTÁRIA"


Promovida pelo Rotary Club de Peniche vamos ter a oportunidade de ouvir uma palestra cujo tema é de grande interesse para o futuro da nossa cidade.
Porque se trata de uma sessão ABERTA AO PÚBLICO EM GERAL recomendo e incentivo a presença de todos, até para que demonstremos que somos interessados na evolução da nossa terra.
Portanto marque na sua agenda:

                   DIA 02 DE FEVEREIRO - 21,30 HORAS - AUDITÓRIO MUNICIPAL

Etiquetas:


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

 

AMOR DE MÃE



Um amigo meu teve a gentileza de me remeter esta imagem e eu não posso deixar de partilhar convosco
O EXEMPLO QUE ELA CONTÉM 


Etiquetas:


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

 

CENTRO INTERPRETATIVO DA CAMBÔA





Faz parte da Ideia de “REDE MUSEOLÓGICA DO CONCELHO DE PENICHE”, a constituição do Centro Interpretativo da Cambôa, pelo que transcrevo o que foi publicado pela Câmara, e que considero perfeitamente necessária na nossa cidade.

_ Centro interpretativo sobre a identidade marítima penichense, a instalar numa zona emblemática:
_ Núcleo urbano de Peniche de Cima
_ Antigos estaleiros de construção naval
_ Antigas estivas
_ Próximo de indústrias de conservas e congelação
_ Serão abordadas as principais actividades económicas penichenses ligadas à fileira das pescas – Construção Naval, Pesca, Indústria Conserveira – tendo em conta as repercussões destas actividades não só na vida económica mas sobretudo social e cultural de Peniche, numa abordagem histórico - etnográfica.”

Na intenção da promotora estará a utilização do espaço que reproduzimos nas fotografias, que está na situação que se vê e merecia ser melhorado, até pela localização que ocupa.
Acrescentaria só que desse “Centro Interpretativo” deveria fazer parte o edifício dos Socorros a Náufragos e incluir a exposição dos materiais e equipamentos que foram usados, alguns dos quais já transferidos da nossa cidade, bem como se fizesse regressar a embarcação que está na fortaleza em processo de degradação.
Sobre este assunto pode ler aqui neste blogue o que foi escrito em 07-04-1994.

Etiquetas:


domingo, 1 de janeiro de 2012

 

PENICHE COM OS SEUS ESTALEIROS NAVAIS NA VANGUARDA DAS ENERGIAS MARINHAS RENOVÁVEIS





Os 3 módulos de produção de energia -  100kW cada - para o projecto Wave Roller, chegam aos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), por via marítima, no próximo dia 2 de Janeiro de 2012. Trata-se da mais recente versão deste projecto, de tecnologia finlandesa, que produz energia a partir das correntes submarinas do fundo do mar.
A preciosa carga constitui a versão pré-comercial desta tecnologia, a instalar na zona piloto near shore do mar de Peniche, cujo protótipo tem sido testado anteriormente no mesmo local.
Estes componentes  foram fabricados em Kotka, na Finlândia, estando todos os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar a cargo dos Estaleiros Navais de Peniche.

O navio "EEMS TRANSPORTER", de bandeira Holandesa, com o comprimento total de 90m, chegará ao largo de Peniche no próximo dia 1 de Janeiro, onde ficará fundeado, prevendo-se que a operação de entrada no porto e descarga no cais dos ENP, se inicie no dia seguinte, pelas 8h, numa operação que se considera já de alguma rotina, pelo facto do cais dos ENP receber com alguma frequência navios com estas dimensões para reparação naval ou descarga de bens de equipamento.

Será de salientar que os ENP são o estaleiro nacional que, de forma mais significativa, têm participado na execução de projectos relacionados com as energias off shore e near shore, constituindo-se como  a incontornável base de apoio logístico para os projectos  que se venham a instalar/testar em Portugal. 

Ver filme demonstrativo do sistema adoptado:
http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=5448:peniche-%C3%A9-o-l%C3%ADder-na-energia-das-ondas&Itemid=2


Etiquetas:


 

PONTE DE PENICHE

Ponte Romana de Peniche

Ao contrário do que possa imaginar não se trata de ponte instalada no nosso concelho, mas sim no concelho de Tomar, Lugar de Peniche. Fica assim a saber que, Peniche não há só um.
A foto foi extraída do blogue "Tomar, a Cidade", cujo endereço publico abaixo.
Entretanto incluo uma nota relativa ao património arqueológico do concelho de Tomar, que respeita ao assunto:
81. Peniche, Ponte Romana
Tomar, Lugar de Peniche, Freg. De S.tª Mª dos Olivais
Coordenadas: 310/4386,1/551,2.
Descrição: Esta construção situa-se no rio Nabão, no Lugar de Peniche. É uma estrutura romana, de pedra aparelhada, com dois arcos para-ogivais, e paramento de “Opus reticulatum”. Sofreu intervenções posteriores, devido, na sua maioria, às cheias do Nabão.
Bibliografia: inédita
Endereço do blogue:

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]