quarta-feira, 27 de junho de 2012

 

MAIS UM LIVRO DE UM PENICHEIRO

O Comandante Raul Patrício Leitão lança o seu livro "O QUARTO DA ALVA" no Museu da Marinha no dia 5 de Julho pelas 18 horas.
É com muita satisfação que torno público o evento e é muito grande a expectativa com que aguardo a possibilidade de leitura da obra deste amigo.
E assim vai progredindo o acervo cultural dos Penicheiros.

Etiquetas:


quarta-feira, 20 de junho de 2012

 

QUE PENA!





Este é o desolador aspecto do interior do Bairro do Senhor do Calvário.

Etiquetas:


terça-feira, 19 de junho de 2012

 

VOLTANDO À PESCA EM EXCESSO E A SUA GARANTIA DE FUTURO

"Publicado em 24/05/2012 por OCEAN2012EU
O peixe é a principal fonte diária de proteínas para 1.2 mil milhões de pessoas. Mas cada vez mais os pescadores regressam a casa com as redes vazias... Apesar da crescente sensibilização para a sobrepesca, a maioria das pessoas pouco sabe ainda sobre a escala de destruição em curso nos oceanos. Este filme apresenta um caso indiscutível da razão pela qual a sobrepesca deve terminar e mostra que ainda existe uma oportunidade para a mudança. Através da Reforma da Política Comum de Pescas da UE, os ministros das Pescas e os Membros do parlamento europeu podem acabar com a sobrepesca. Para isso, você terá que os pressionar."

Não é uma cruzada pessoal, será antes atender às possibilidades de futuro da nossa terra.                Aos cépticos recomendo que vejam o filme citado no caminho que segue:



Etiquetas:


segunda-feira, 18 de junho de 2012

 

QUER QUEIRAMOS, QUER NÃO! O FUTEBOL COMANDA A NAÇÃO!


Por isso a sessão comemorativa dos cinquenta anos da edição do livro “PENICHE NA HISTÓRIA E NA LENDA”, do Snr. Dr. Mariano Calado, foi adiada para o dia 26 (Terça-Feira), à mesma hora e no mesmo local. A todos os interessados solicitamos que tomem a devida nota e divulguem.


Etiquetas:


 

MAIS UMA ACÇÃO DA ARMÉRIA


Apraz-nos registar e divulgar mais uma iniciativa da Associação Ambientalista Arméria. Como sabem e é hábito estas acções são abertas a todos os que queiram estar presentes. 

Etiquetas:


domingo, 17 de junho de 2012

 

MAIS UMA EDIÇÃO DA CORRIDA DAS FOGUEIRAS

Há que ir trabalhando o físico porque faltam menos de quinze dias!

Etiquetas:


sexta-feira, 15 de junho de 2012

 

DEPÓSITO DE ÁGUA DE PENICHE DE CIMA




A câmara de Peniche lançou um concurso para o projecto de reabilitação do reservatório de Peniche de Cima. Termina às 23h59 do 30º dia a contar de 11 de Junho.
Esta é uma boa notícia que se pode confirmar no caminho abaixo indicado.
A minha preocupação com este assunto vem de longe.

Etiquetas:


 

SESSÃO PÚBLICA EVOCATIVA DOS 50 ANOS DA PUBLICAÇÃO DE "PENICHE NA HISTÓRIA E NA LENDA"


 Os 50 anos da obra “Peniche na História e na Lenda”
de Mariano Calado
Cerimónia evocativa da efeméride
(iniciativa em parceria do Rotary Club de Peniche, a Associação Juvenil de Peniche e a Câmara Municipal de Peniche)


 Sessão pública
Auditório da Câmara Municipal de Peniche

É já na próxima 5ª feira, pelas 21,30 e porque se trata de SESSÃO PÚBLICA estamos todos convidados a comparecer e prestar à obra, logo também ao seu autor, a homenagem que merece.
Por algum motivo, todos, costumamos evocá-la como a mais representativa dos nossos usos e costumes.
FOI ADIADO, PUBLICAMOS OUTRO POST SOBRE O ASSUNTO


Etiquetas:


sábado, 9 de junho de 2012

 

AS FALÉSIAS CALCÁRIAS DA PENÍNSULA DE PENICHE




As falésias da nossa terra têm uma importância científica de elevado grau a que não temos sabido corresponder, tal é o estado de degradação e assassinato a que estão e têm sido sujeitas.
A quem quiser inteirar-se desta importância tem abaixo o caminho para consultar um trabalho publicado pela Universidade de Coimbra.

Etiquetas:


sexta-feira, 8 de junho de 2012

 

GÁS NATURAL VAI CHEGAR A PENICHE?




Lusitânia Gás quer investir mais de meio milhão de euros em unidade de gás natural

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/peniche-lusitania-gas-quer-investir-mais-de-meio-milhao-de-euros-em-unidade-de-gas-natural=f731304#ixzz1xEF6j8cE

Etiquetas:


 

MONITORIZAÇÃO DO LITORAL




O novo Plano de Ação de Proteção e Valorização do Litoral (PAPVL) a aplicar até 2015 prevê 303 ações, das quais 153 serão de prioridades máxima e elevada, e um investimento global superior a 400 milhões de euros.
Igualmente na defesa costeira, mas na região centro, deverão realizar-se cinco intervenções, entre Ovar (praias da Cortegaça, Furadouro e Esmoriz), Ílhavo (praia da Barra), Leiria (praia do Pedrógão) e Figueira da Foz (Cova), que no total ascendem a 6,3 milhões de euros.
O grosso destas intervenções, de prioridade máxima, está concentrado na zona do Tejo, com oito obras de defesa costeira que vão custar 14,960 milhões de euros.
Deverão decorrer na Marinha Grande (São Pedro de Moel), Peniche (arriba da ponta da consolação e praia de São Bernardino), Lourinhã, Mafra (praia do Sul e Azenhas do Mar), Sintra e Almada.
http://www.ionline.pt/portugal/erosao-costeira-governo-disponibiliza-mais-400-milhoes-euros-intervencoes-prioritarias
Nota - Até 2015 está tudo dito, entretanto o nosso cordão dunar talvez vá resistindo às investidas, pelo menos na praia de Peniche de  Cima já foi feita uma importante intervenção!!!

Etiquetas:


sábado, 2 de junho de 2012

 

Mais de 20 hospitais públicos vão perder serviços




Mais de 20 hospitais públicos vão perder serviços aos doentes e apenas cinco vão ganhar novas valências. Isto se o Ministro da Saúde aceitar as recomendações da Carta Hospitalar escrita pela Entidade Reguladora da Saúde, hoje divulgada.

No caso da medicina interna, a entidade reguladora aconselha a que esta especialidade seja menos de interna e mais ambulatória, entenda-se consultas e centros de saúde. Os hospitais de S. João da Madeira, Régua, Ovar e Peniche perdem este serviço.
Em relação à medicina interna, a ERS considera que "todas as unidades hospitalares gerais que atualmente têm medicina interna deverão manter a especialidade com exceção" dos hospitais de São João da Madeira, Dom Luís -- Peso da Régua, Dr Francisco Zagalo -- Ovar e São Pedro Gonçalves Telmo -- Peniche.

Etiquetas:


 

PORTUGAL PODE TER DE DESLOCAR POPULAÇÕES DEVIDO À EROSÃO COSTEIRA




"Em alguns sítios não temos outra solução a médio prazo que não seja deslocar populações", admite o secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, referindo-se ao crescente problema da erosão costeira em várias zonas do país e à progressiva elevação do nível do mar motivada pelas alterações climáticas.
Pedro Afonso de Paulo explica que Portugal não tem dinheiro para fazer paredes de betão semelhantes às que foram feitas na Holanda para funcionarem como diques e protegerem as populações da invasão da água do mar. Nesta altura, cerca de 30 por cento da costa portuguesa está sujeita a "muito forte erosão", acrescenta.


Notícia do Sítio Portos de Portugal

Nota – O istmo da península de Peniche é extremamente vulnerável a esta acção de desgaste e, curiosamente, nele estão implantados os principais polos da nossa actividade económica e socorro às populações. É bom que se tomem medidas em devido tempo, facto que me parece estar arredio das mentes dos nossos responsáveis. Continuamos a seguir a política do QUEM VIER ATRÁS QUE FECHE A PORTA.

Etiquetas:


 

Programa das comemorações do dia do HOMEM DO MAR




Etiquetas:


sexta-feira, 1 de junho de 2012

 

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME



A recolha no nosso concelho na última campanha

Atouguia                      171,00

Intermarchê              1.138,00

Lidl                            1.437,00

Modelo                      3.190,00

Minipreço                  1.385,00

Pingo Doce                1.814,00 

Total Concelho          9.135,00

Os portugueses querem e podem, na medida das suas possibilidades e quando os projectos são claros e mobilizadores, contribuir de uma forma construtiva, cívica e solidária para a resolução dos problemas.
Bem–hajam pelo vosso entusiasmo, disponibilidade, generosidade e PRESENÇA!

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]