segunda-feira, 30 de julho de 2012

 

ATÉ SEMPRE PADRE BASTOS


Tive agora oportunidade de assistir ao musical que denominaram “ATÉ SEMPRE PADRE BASTOS” e ainda bem que acreditei nas críticas favoráveis que fui ouvindo.
Trata-se de um espectáculo de muito boa qualidade, digno de ser apresentado em qualquer lado, quer pela forma como é interpretado, quer pelo conteúdo dos temas que aborda e ainda pelo ritmo que conseguem imprimir.
É agora a minha vez de recomendar vivamente que seja visto, com o à vontade de quem não receia ser desmentido.
A receita destina-se a ser aplicada na construção do memorial a erigir em recordação do inesquecível Monsenhor Bastos e sua vasta obra a favor do povo de Peniche, sendo, portanto, quase uma obrigação que se acarinhe o grupo de boas vontades que têm permitido a continuidade da apresentação do espectáculo.  

Etiquetas:


sábado, 28 de julho de 2012

 

BERLENGA E O FEITIÇO DAS SEIS ÀS NOVE


A propósito do falecimento do Joaquim Maçãzinha, a quem não tive a oportunidade de pagar o meu tributo, como era meu dever, com a presença no seu funeral e por isso venho, desta forma, prestar-lhe a minha modesta mas sentida homenagem.
O Joaquim pertenceu a um grupo de pessoas que tiveram a simpatia de fazer amizades com todos  aqueles, que por qualquer motivo, gravitavam à sua volta.

Tive o privilégio de conviver com o grupo dos que viveram o feitiço das seis às nove horas, quer da manhã, quer da tarde, no cais da Berlenga, como o Joaquim, o Francisco Careca, o Joaquim Balitum, o Tio João, O Humberto Cego, o Carlos Baleal, o José Bento, o Manuel Ginja, etc. etc.

Os barcos da carreira sempre marcaram as horas do dia na Berlenga, uma coisa é o sossego antes ou depois da chegada e partida do barco, outra é o bulíçio e intensidade de vida durante a estadia dos que em visita desembarcam.

Então, quem estava como residente, ainda que por poucos dias, tinha a felicidade de viver o tal período do feitiço, entre as seis e as nove da manhã, como entre as seis e as nove da tarde, balizadas pela chegada e partida do Novo Rumo, depois pelo Cabo Avelar.

O dia começava pelas seis/sete da manhã com o levantamento de uma pequena rede de emalhar que alguns de nós ainda tiveram a sorte de poder utilizar e, portanto, o grupo reunia no cais, usufruindo do sol nascente, a desemalhar a teca de peixe que calhava em sorte, limpar as redes dos limos, arrumá-las no tabuleiro, limpar o cais para que tudo estivesse impecável  à chegada do barco, tudo isto num convívio matinal do grupo que sempre se formava. Depois continuava após as seis da tarde, quando a vida trepidante acabava após o embarque das visitas, voltava a juntar-se a tribo, agora para embarcar a rede que iria ser lançada novamente em sítio que só cada um sabia, de acordo com a sua fé.

Tudo isto proporcionou, ao longo de muitos anos, uma forma especialmente fraterna de viver uns dias de férias, tendo como apoio e companhia um conjunto de homens bons, sempre dispostos a ajudar e garantir a segurança dos ocasionais, através dos conselhos e alertas que a sua experiência permitia.

Etiquetas:


sexta-feira, 27 de julho de 2012

 

EXPEDIÇÃO MONTEPIO MARE NOSTRUM


"O velejador português Ricardo Diniz apresentou ontem à noite na doca da Marinha em Lisboa o veleiro Montepio Mare Nostrum, um modelo Open 60 pés, que irá utilizar para cumprir a expedição Montepio Mare Nostrum - uma circum-navegação à Zona Económica Exclusiva (ZEE), uma área marítima vinte vezes maior que o território nacional. A madrinha Fernanda Freitas baptizou o barco na presença do presidente do conselho de administração do Montepio, Antonio Tomas Correia, o Almirante Cortes Picciocci, em representação do Almirante Cema, Chefe do Estado Maior da Armada, e António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, concelho onde o barco foi totalmente remodelado nos Estaleiros Navais de Peniche. Lisboa, única capital atlântica da Europa, será o porto de partida em meados de Agosto."

(Notícia do Expresso)


Etiquetas:


quinta-feira, 26 de julho de 2012

 

HÁ SEMPRE UMA EXPLICAÇÃO



Tenho tido alguma dificuldade em perceber porque motivo a "NOVA PONTE" (2ª fotografia) foi construída de forma torcida e agarrada à muralha, porém, fez-se luz, a nova ponte é uma réplica da "PONTE NOVA" (1ª fotografia) o que explica o aborto. Há pessoas saudosistas!.

Etiquetas:


domingo, 22 de julho de 2012

 

Comissão Europeia quer acabar com pesca de arrasto




"A Comissão Europeia quer reforçar o sistema de licenças de pesca de profundidade, com o objetivo de eliminar as práticas de arrasto pelo fundo e as redes de emalhar fundeadas, o que poderá afetar os Açores e Madeira, noticia a agência Lusa."
Esta é uma excelente notícia que só peca por vir tão tarde. Serão aqueles que, à primeira vista, parece serem prejudicados, que virão a beneficiar dela.

Notícia retirada do sítio Portos de Portugal, que pode ser lida no seu total no seguinte caminho:


Etiquetas:


sexta-feira, 20 de julho de 2012

 

PAPÔA – MERECE MAIS ATENÇÃO
















Os acessos que permitem a visita à Papôa, cada vez mais utilizada, estão, desde há anos, em estado de degradação permanente e, nalguns sítios, colocando em risco a integridade física dos que procuram, muito naturalmente porque para isso são conduzidos, vislumbrar os belos recantos que por ali existem. O estado de degradação a que me reporto tem responsáveis que a não estarem atentos ao que se passa incorrem em grave falta.


Etiquetas:


 

SAN PEDRO DE ALCANTARA



Se cá voltar a senhora embaixadora do Perú não vai gostar do aspecto de desprezo do local onde foram enterrados os seus concidadãos, para além do espólio que guardamos no museu era bom que mostrássemos mais um pouco de respeito por aquele local. Entretanto tem, no caminho que indicamos a seguir, uma interessante peça de vídeo sobre o assunto.

Etiquetas:


segunda-feira, 16 de julho de 2012

 

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR: «O exemplo de Sesimbra tem que ser seguido pelos outros»



Em entrevista ao jornal “O Sesimbrense”, Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, revela que Sesimbra é um dos casos em que os pescadores abordaram melhor as dificuldades que tinham e tornaram as pescas eficientes, sendo um exemplo a replicar no resto do país.

Para leitura completa da entrevista, que vivamente se recomenda para reflexão, tem a seguir a indicação do caminho:

Etiquetas:


domingo, 8 de julho de 2012

 

Leilão Online - Pescado do Mar



A Docapesca está a processar a venda de pescado em leilão online. Para isso os interessados podem inscrever-se e ficam habilitados a proceder à aquisição do pescado a partir das suas próprias instalações. Para maiores esclarecimentos aqui fica o caminho:

Etiquetas:


sábado, 7 de julho de 2012

 

“CONVERSAS EM REDE – Valorização do Pescado em Portugal e a Fuga à lota”

As “Conversas em Rede” promoveram o debate sobre a necessidade de diminuir a fuga à lota e a importância de valorizar os produtos da pesca em Portugal. A LPN e a Sciaena falaram da vertente ambiental.

Para acesso à notícia completa aqui fica o caminho:


Etiquetas:


sexta-feira, 6 de julho de 2012

 

PINTANDO A ATOUGUIA


Etiquetas:


terça-feira, 3 de julho de 2012

 

BIBLIOTECA ENGUIÇADA





Em 20 de Janeiro de 2010 chamei-lhe obra de Santa Engrácia, tantos eram os anos que haviam decorrido desde o seu início, hoje voltei ao local, tirei as mesmas fotografias e, se quiser comparar com as que publiquei naquela data verifica que estão exactamente iguais. Dizem que os dinheiros públicos geridos pelas autarquias são melhor rentabilizados, não haverá exagero!

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]