sábado, 29 de setembro de 2012

 

A EXPEDIÇÃO NAS BERLENGAS

(Foto: TSF- Ricardo Oliveira Duarte)
Mais de cem espécies novas nas águas das Berlengas

"O chefe da expedição científica às Berlengas disse à TSF que estão a ser descobertas cerca de dez espécies novas por dia nas águas da região.
A expedição científica às Berlengas, que está a investigar o que há no mar à volta do pequeno arquipélago ao largo de Peniche, descobriu mais de cem espécies novas neste local.
«Pelo menos surgem por dia dez registos novos de espécies que nunca tinha sido observadas aqui nas Berlengas», afirmou o chefe desta missão, em declarações à TSF.
A bordo do navio Creoula, Frederico Dias explicou que esta situação não surpreende os investigadores e adiantou que «uma das razões porque viemos fazer esta missão é que percebemos que havia uma grande falta de informações».
«Suspeitávamos que isto ia acontecer, ou seja, que ainda há muito por descobrir e para conhecer sobre a biodiversidade marinha das Berlengas», acrescentou.
Entre as novas espécies descobertas, estão os «organismos briozoários, que são animais que formam colónias
 enormes e que muitas vezes parecem plantas, mas de facto são animais»."

Estou em crer que a desactualização era grande.


Etiquetas:


 

O TURISMO ÀS VOLTAS

ALCOBAÇA E PENICHE NÃO QUEREM PERTENCER À REGIÃO DE TURISMO DE LISBOA

“Tal como é sugerido por Alcobaça, também a autarquia de Peniche defende a criação de uma região de turismo que inclua todo o oeste, o distrito de Leiria e também Fátima (Ourém).
António José Correia sublinha, a exemplo do seu homólogo de Alcobaça, que a futura estrutura não pode ficar agregada a Lisboa em termos promocionais, uma vez que, a exemplo do que acontece na área envolvente à região de turismo do Porto.
Por serem regiões muito fortes em termos de promoção e oferta, Lisboa e Porto acabam por provocar algum estrangulamento nas regiões periféricas, principalmente se estas, por razões até económicas, se promoverem em conjunto com as grandes cidades do país.
Já sobre a proposta de Paulo Inácio, que defende que a sede da futura região de turismo do Oeste e Vale do Tejo seja no Mosteiro de Alcobaça, o autarca de Peniche diz que essa não é, para já, uma matéria pacífica, uma vez que há outras opiniões.”
NOTA - Não entendo a notícia, se ela é verdadeira, mas não deixo de fazer algumas interrogações, nomeadamente qual será o prejuízo que têm tido as populações de Mafra, Ericeira e Sintra por pertencerem, há tantos anos à região de Lisboa. A Assembleia Municipal já discutiu o assunto? Há que ponderar o verdadeiro interesse da nossa cidade e não nos enredarmos em lutas de poleiros.

Etiquetas:


 

VISITA AO FORTE DE PENICHE




“A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) realiza no próximo dia 4 de outubro uma visita ao Forte de Peniche, antiga prisão política. Segundo nota enviada pretendem que esta seja uma grande iniciativa direcionada para jovens com o objetivo da promoção dos valores e conquistas da liberdade, da democracia e de preservação da memória histórica.
Esta visita surge na sequência do Comboio dos 1000 que foi uma viagem ao campo de concentração de Auschwitz, em Maio deste ano, juntando 1000 jovens de toda a Europa. Nesta iniciativa participaram cerca de 100 jovens portugueses, nomeadamente estudantes do ensino básico e secundário acompanhados pelos seus professores e jovens representantes de várias associações.
A visita será acompanhada e guiada por quatro ex-presos políticos, Álvaro Pato, José Ernesto Cartaxo, José Pedro Soares e Manuel Pedro.”

NOTA PESSOAL - Penso que em seguida irá ser organizada visita semelhante à região da Sibéria, nomeadamente aos designados Arquipélagos de Gulag.
Prisioneiros de um campo do gulag no trabalho, 1936-1937
(wikipédia)

Etiquetas:


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

 

FEAMP – A PEDRADA NO CHARCO



O Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca prepara o programa de apoio e desenvolvimento integrado em estratégia abrangente dos vários sectores de actividade, previsto para entrar em função em 2014, por um período com a duração de 7 anos. É, talvez, a última oportunidade que Peniche pode ter para dar uma pedrada no charco em que caímos, relativamente ao sector que foi e será sempre o nosso maior potencial de desenvolvimento, a pesca. Já vai sendo tarde para pensarmos o que pretendemos ser, no futuro, relativamente a este assunto, é preciso elaborar o plano estratégico necessário para sairmos do charco e aproveitar, a sério, a oportunidade que se abre. Mobilizem-se as vontades e interesses globais, talvez numa Convenção das Pescas de Peniche, no sentido de sermos capazes de apresentar algo de importante e realmente inovador, englobando nesse objectivo o nosso estaleiro, a Escola Superior de Tecnologia do Mar, as organizações de produtores, a Assembleia Municipal e todas as organizações locais ligadas ao sector das pescas.

Etiquetas:


sábado, 22 de setembro de 2012

 

Pesca de arrasto modifica o relevo do fundo do mar


"A pesca de arrasto intensiva mudou, em apenas quatro décadas, o relevo do fundo do mar, de acordo com um estudo realizado por uma equipa da Faculdade de Geologia da Universidade de Barcelona (UB) e do Instituto de Ciências do Mar (ICM-CSIC)."

Mais um testemunho do prejuízo que este tipo de pesca está a causar à humanidade, para obter elementos completos aqui fica o caminho para a publicação na revista Portos de Portugal. 




Etiquetas:


domingo, 16 de setembro de 2012

 

Maior expedição dos últimos 20 anos às Berlengas arranca na segunda-feira




A maior expedição de cientistas dos últimos 20 anos à ilha das Berlengas, ao largo de Peniche, parte na segunda-feira a bordo do navio `Creoula`, na expetativa de até ao dia 30 caracterizar a biodiversidade marinha existente."

Para mais elementos informativos tem a seguir o caminho:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=587499&tm=8&layout=121&visual=49



Etiquetas:


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

 

QUANDO CAIR DE QUEM SERÁ A CULPA?



(Fotos cedidas por Carlos Tiago)

A guarita que evidencio faz parte da muralha que liga a Praia da Cambôa à Praia do Quebrado. Para além da fractura visível, toda ela está rachada e em situação de ruína eminente. Venho, ao longo de vinte anos a chamar a atenção para o prejuízo que o mar pode causar ao rebentar directamente sobre aquela cortina de muralha. Tudo se tinha evitado se se tivesse providenciado para que um maior volume de areia fosse mantido na Praia da Cambôa, e a forma já é do domínio público e está escrito em publicações anteriores. Quando a guarita cair cá estou para ver os responsáveis a sacudirem a água do capote.

Afirmação de técnicos idóneos, reproduzida no meu post de 01/12/2007 e que data de 07/04/1994:

No entanto, a rebentação do mar contra a muralha, danificando-a; o risco de destruição do edifício do I.S.N. e a cada vez maior probabilidade do mar chegar ao principal acesso a Peniche, confere a este processo uma importância grande para todos os Penicheiros.

Falava-se então acerca da necessidade de procurar reter as areias na Praia da Cambôa.


Etiquetas:


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

 

RICARDO DINIZ - Faltam 1000 milhas


O navegador Ricardo Diniz continua na sua circum-navegação à nossa Zona Económica exclusiva, vem já em regresso e, como podem observar, transporta no mastro a bandeira da nossa cidade. Veja mais informação em:
http://ricardodiniz.com/noticias/2012/09/04/ja-faltam-menos-de-1000-milhas-para-completar-patriotica-missao/

Etiquetas:


terça-feira, 4 de setembro de 2012

 

ARMÉRIA (SUA ACTIVIDADE)


Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]