sábado, 17 de agosto de 2013

 

A RAZÃO DE SER DOS NOMES

(Clique na imagem para aumentar)

Baleal, Atouguia da Baleia, Porto de Lobos, Água Doce, Salgados, Ponte da Lagoa, Rio, Ribeira, Cambôa todos estes nomes, correspondentes a locais do nosso concelho, têm a sua razão de existir, compete-nos a nós encontrar a sua explicação e deixar a memória aos nossos vindouros para que a história não se perca.
Cambôa:
A cambôa é uma arte de pesca muito antiga, ao que julgo saber um tipo de galricho de grandes dimensões, que é, por norma, instalada, de forma fixa, na foz dos rios. Ainda hoje é usada nalgumas zonas da costa, em especial no norte.
Também na nossa região terá sido usada pelos pescadores de Atouguia da Baleia e Ilha de Peniche quando o Rio de São Domingos desaguava na zona denominada Porto de Lobos e depois, à medida que o assoreamento foi caminhando no sentido da Ilha de Peniche, foi cada vez sendo montada mais perto desta.
Este assoreamento foi ganhando a forma de praia e, naturalmente, terá nascido o nome de Praia da Cambôa.
É seguindo esta lógica que me parece que o verdadeiro nome atribuído a parte da praia norte ou Peniche de Cima será Cambôa e não Gamboa como se vê por aí. Para além disso também é possível descortinar, na gravura antiga que encima este escrito, a designação Baía da Cambôa. 

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]