terça-feira, 3 de setembro de 2013

 

A RAZÃO DE SER DOS NOMES (2)



Baleal, Atouguia da Baleia, Porto de Lobos, Água Doce, Salgados, Ponte da Lagoa, Rio, Ribeira, Cambôa todos estes nomes, correspondentes a locais do nosso concelho, têm a sua razão de existir, compete-nos a nós encontrar a sua explicação e deixar a memória aos nossos vindouros para que a história não se perca.
Rio:
As pessoas do meu tempo (77 anos) recordam-se de ouvir, quando tinham 6/7 anos, os velhos de então usarem a expressão “Vem aí vendaval, vou resguardar o barco no RIO”.
O que era o rio, era aquela área molhada hoje em frente à Câmara Municipal e a outra que hoje pertence ao fosso da muralha na zona do Baluarte da Misericórdia, onde desaguava o Rio de São Domingos e que ficou a permitir a continuidade de um braço de mar abrigado dos vendavais pela Ponta da Investida, que era uma afloração rochosa situada, umas dezenas de metros, antes do local onde foi construída, recentemente, a eclusa.
Ribeira:

O antigo porto de pesca, desenvolvia-se no local onde hoje está instalado o Salva-Vidas e também aí houve a influência do Rio de São Domingos no seu caminhar para o actual ponto onde hoje desagua, deixando a designação de Ribeira para aquele local.

Etiquetas:


Comentários:
A propósito deste assunto: http://penichesurfnews.weebly.com/1/post/2012/07/a-destruio-de-uma-duna-na-praia-de-peniche-de-cima.html de interesse local, divulgo ofício de resposta da CCDR-LVT. Qualquer pessoa pode consultar o processo e questionar sobre o seu andamento de modo a pressionar os poderes públicos no sentido de uma atuação mais rápida e eficaz:

http://s18.postimg.org/krxhgyti1/praiadocerro.jpg
 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]