quarta-feira, 25 de setembro de 2013

 

A RAZÃO DE SER DOS NOMES (3)



Baleal, Atouguia da Baleia, Porto de Lobos, Água Doce, Salgados, Ponte da Lagoa, Rio, Ribeira, Cambôa todos estes nomes, correspondentes a locais do nosso concelho, têm a sua razão de existir, compete-nos a nós encontrar a sua explicação e deixar a memória aos nossos vindouros para que a história não se perca.

Ponte da Lagoa –
Quando o Rio de São Domingos ficou prisioneiro do assoreamento que veio a constituir o istmo que liga Peniche a Atouguia da Baleia passou a desaguar numa lagoa que se formou onde, hoje, é a Quinta dos Salgados e, como acontece com o sistema de lagoas, havia épocas em que rompia para o mar. Para garantir a passagem para o sul do concelho houve que improvisar uma ponte que, na sua versão moderna, ainda lá está e é conhecida como Ponte da Lagoa.

Salgados (Quinta dos Salgados) –
Naquele local existiam um conjunto de propriedades pertencentes aos Condes de Atouguia, que foram considerados co autores da intentona contra o rei D. José I e, como represália, o Marquês de Pombal terá ordenado que salgassem aquelas propriedades para que ficassem improdutivas. Esta é uma versão que alguns defendem, outra, mais plausível, é que na ligação da lagoa com o mar a troca de aguagem tornou, durante algum tempo, aquela área de terrenos salgadiça. De qualquer forma a zona passou a designar-se de Salgados.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]