domingo, 8 de setembro de 2013

 

Nova previsão do oceano poderá ajudar a prever existência de peixe com seis meses de antecedência







"Ser capaz de prever a futura expansão de fitoplâncton, temperaturas do oceano e os eventos de baixa de oxigénio poderiam ajudar os gestores das pescas", disse Samantha Siedlecki, uma cientista de pesquisa no Instituto Joint-base de UW para o Estudo da Atmosfera e Oceano.
"Esta é uma experiência para produzir o primeiro sistema de previsão sazonal para o ecossistema do oceano Estamos entusiasmados com os resultados iniciais, mas há mais para aprender e explorar sobre esta ferramenta -., Não só em termos da ciência, mas também em termos de sua aplicação ", disse ela.

Em Janeiro  quando o protótipo foi lançado, ele previu anormal baixa de oxigénio neste verão na costa olímpica. Pessoas zombaram. Mas quando uma mancha de baixo oxigénio incomum se desenvolveu ao largo da costa de Washington, em Julho, alguns cépticos começaram a tomar a ferramenta mais a sério. A nova ferramenta prevê que a tendência de baixa concentração de oxigénio vai continuar e piorar nos próximos meses."

Nota - Para podermos vir a beneficiar destas novas ferramentas ao serviço das pescas, como é do interesse da nossa terra, é preciso haver gente, integrada no sector, com competência para as interpretar e usar. É aqui que devia funcionar a nossa Escola Superior de Tecnologia do Mar, se estivesse ao serviço dos interesses para o desenvolvimento da comunidade onde está inserida.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]