BERLENGA - A mal amada 2




1)     Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade
2)       Câmara Municipal de Peniche
3)       Marinha
4)       Centro para a Prevenção da Poluição
5)       Instituto de Soldadura e Qualidade
6)       Energias de Portugal, SA
7)       EFACEC Sistemas de Electrónica, SA
8)       Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto
9)       AdP - Águas de Portugal, SGPS, SA
10)   Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação
11)   Galp Energia, SA

Assumem nesta data a presente Carta de Compromisso, cuja validade remete para a duração do projecto acima mencionado e acordam projectar, desenvolver e implementar, dentro dos limites das respectivas atribuições e competências, o Projecto BERLENGA – LABORATÓRIO DE
SUSTENTABILIDADE, cujos objectivos principais visam dotar a Ilha de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, num todo gerido de forma integrada em que a Berlenga funcionará como um verdadeiro Laboratório de Sustentabilidade.

O projecto fará recurso às mais modernas tecnologias, materiais, produtos e sistemas, já provados e existentes no mercado, susceptíveis de responder aos problemas a solucionar. A respectiva selecção, integração e gestão sistémica, deverá obedecer aos requisitos técnicos e científicos e conformar-se com os estudos de investigação e processos de desenvolvimento, produzidos por uma equipa interdisciplinar a indigitar pelos Signatários.
O programa de trabalhos e custos associados serão objecto de documentos específicos acordados entre as partes.

Lisboa, 5 de Julho de 2007

Nota Pessoal – Os onze magníficos que subscreveram este acordo terão algum argumento para apresentarem ao país e à população de Peniche relativamente ao que assumiram no documento acima. É que, para além do folclore apresentado no ano de 2007 da era de Cristo, nada nos é dado ver, a não ser uns painéis solares em fase de apodrecimento.

Comentários