O ANTIGAMENTE DA NOSSA TERRA – 03



A atadora ou atadeira foi sempre uma figura fulcral da actividade da pesca, na nossa terra como em todas as ligadas à actividade da pesca, começaram por ser as mulheres e filhas dos pescadores e logo começaram a funcionar como actividade profissional.
A nossa câmara teve a feliz ideia de homenagear esta importante figura colocando no antigo cais da Ribeira o painel que se reproduz.
Na imagem mais antiga, que representa uma jovem profissional, à época, deve apreciar-se a atitude comum, nesta labuta, de fixar a rede, que remenda, com o dedo do pé.

Comentários

  1. Este foi o texto do mail enviado à data. Foi a JUnta de S. Pedro e não a C.M.P. Tudo pago pela Junta.
    Um abraço


    Uma vez mais o Dia do Pescador calhou a um dia de semana, pelo que só hoje essas comemorações tiveram o seu ponto alto, permitindo assim que todos os Homens e Mulheres do mar, que quisessem participar no evento, o pudessem fazer. Às 15 horas, junto à estátua do Pescador, foi colocada uma coroa de flores e agradecimento público. Logo a seguir foi inaugurado um painel de homenagem pela Junta de Freguesia de S. Pedro, às Atadeiras e Atadores de redes de pesca de Peniche,



    --


    http://terrademaresol.blogspot.pt/



    Carlos Alberto Tiago

    tlm: 965096150



    DECOLORES






    --




    http://terrademaresol.blogspot.pt/



    Carlos Alberto Tiago

    tlm: 965096150




    DeColores, vive-se melhor!









    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.