Mensagens

A mostrar mensagens de Abril 7, 2013

PESCA EXCESSIVA - Desafios e soluções

Imagem
Este tema não esgota facilmente e, por isso, aqui ficam mais declarações pela responsável europeia das pescas. Será oportuno e útil, para todos nós, se os responsáveis pelo sector, na nossa terra, não perderem de vista o que aqui fica dito.Talvez seja tempo de olharmos para o que é, verdadeiramente, importante.
O que abaixo reproduzimos foi extraído da News Letter 780 de Portos de Portugal:
"Alguns denunciam a pilhagem dos oceanos que leva algumas espécies à beira da extinção. Será possível conciliar os interesses da indústria com as preocupações ambientais? E que dizer da qualidade e segurança do peixe que consumimos? Para responder a estas questões falámos com a Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki. De acordo com a Comissária, “é essencial assegurar que o que tiramos do mar não ameaça as reservas de forma a que estas se consigam reproduzir”. Maria Damanaki defende que “se a reforma da política comum das pescas for implementada, as perspectiva…

A ANÉMONA EM USO CULINÁRIO

Imagem
Science News

05 de Abril de 2013- Pesquisadores do Granada conseguiram produzir pela primeira vez em cativeiro um animal marinho conhecido como a anémona snakelocks,(Anemonia sulcata),e também começaram a criação de uma espécie de pepino do mar(Sticophus regalis),embora este processo ainda esteja em seus estágios iniciais.Ambas as espécies têm potencial culinário grande e possuem excelentes propriedades nutricionais.

BOMBEIROS DE PENICHE EM PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA

Imagem
Os Bombeiros Voluntários de Peniche iniciaram, no passado dia 15 de Março, aquela que foi a sua primeira Peregrinação a Fátima a pé. Na partida eram notórios o entusiasmo e a vontade de chegar de todos os participantes.Entre caminheiros e equipa de apoio, no total a peregrinação contou com 31 pessoas, 27 das quais caminheiros. A peregrinação contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Óbidos e de Alcobaça, tendo decorrido entre os dias 15 e 17 de Março, em três etapas: Peniche a Óbidos, Óbidos a Alcobaça e por último, Alcobaça a Fátima. Terminados os cerca de 100 quilómetros que separam Peniche de Fátima, a chegada ao Santuário foi tempo de reencontro com familiares e amigos e reencontro com Nossa Senhora de Fátima. No regresso ficou a vontade e promessa de voltar.

Notícia inserida no jornal da Liga dos Bombeiros Portugueses