quinta-feira, 30 de maio de 2013

 

O FORTE DA LUZ CONTINUA AO ABANDONO

















(Clique nas fotografias se as quiser ver melhor)

 O conjunto de fotografias que exponho dá nota do estado em que se encontra o Forte da Luz, mas também dá nota da sua potencialidade, se devidamente aproveitado, para ali instalar mais um equipamento de apoio ao turismo daquele local, que já vai sendo muito apesar de não lhe ligarem qualquer importância.
Temos consciência de que a Câmara Municipal não terá disponibilidade financeira para levar por diante o aproveitamento daquele local, mas pode providenciar no sentido de obter as licenças necessárias para utilizar o espaço, criar o projecto respectivo e chamar a colaboração de quem possa executar e explorar o projecto.
Trata-se do local com a vista mais privilegiada da nossa península, com uma evolvente de extraordinária importância turística e está há muitos anos a aguardar por uma centelha de bom censo e gosto para que saia daquela letargia. 

Etiquetas:


 

SERÁ QUE PODEMOS FICAR DESCANSADOS?




Está feito o aviso, pelo menos para os que vierem de barco uma vez que cá em cima apenas a guarita está em perigo, espero que outras medidas estejam a ser tomadas com urgência, porque avisos é o que mais se vê por todo o lado.

Etiquetas:


terça-feira, 21 de maio de 2013

 

DIA NACIONAL DO PESCADOR


Dia 02 de junho de 2013, consulte o programa.
09h00
Lançamento de Foguetes 
Arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peniche
10h30
SEMINÁRIO: "A Excelência no Mar de Peniche: nos Recursos Humanos e na Investigação"
FORPESCAS / FOR-MAR - "27 Anos a Qualificar Pessoas para o Mar", por Eduardo Fonseca, Diretor do  For-Mar
CETEMARES - "O Futuro - quase Presente - da Investigação & Desenvolvimento e Divulgação do Conhecimento Marítimo", por Rui Pedrosa, Coordenador do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (ESTM/IPL)
Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche
12h15
Lançamento oficial da construção do edifício CeteMares do Instituto Politécnico de Leiria
Local: Porto de Pesca (junto à antiga entrada do Porto)
13h00 
Almoço-Convívio em Homenagem ao Pescador de Peniche
Local: Cantina da Câmara Municipal de Peniche
15h00
Deposição de coroa de flores no monumento ao Pescador
Inauguração do Painel evocativo de homenagem da Junta de Freguesia de São Pedro a todas as atadeiras e atadores de Peniche
Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Peniche:
Homenagem ao FOR-MAR (inclui entrega de diplomas a formandos)
Intervenção de Representante do Setor da Pesca
Intervenções das Forças Políticas com assento na Câmara Municipal
Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Peniche
FADO COM ANTÓNIO SEVERINO
Local: Ribeira Velha
19h00
Eucaristia em Homenagem aos Pescadores
Local: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

Etiquetas:


quinta-feira, 16 de maio de 2013

 

A MUDANÇA CLIMÁTICA INFLUENCIA A PESCA


15 Maio de 2013 - A mudança climática vem influenciando a pesca global nas últimas quatro décadas com as espécies dirigindo-se em direcção a águas mais frias e mais profundas, de acordo com cientistas da Universidade de British Colúmbia.

Num estudo da natureza publicado esta semana, os pesquisadores UBC utilizando preferências de temperatura de peixes e outras espécies marinhas, com uma espécie de "termómetro", para avaliar os efeitos das mudanças climáticas sobre os oceanos do mundo, entre 1970 e 2006.

Eles descobriram que as capturas globais de pesca são cada vez mais dominadas por espécies de água quente, como resultado de migração de peixes em direcção aos pólos, em resposta ao aumento das temperaturas do oceano.

"Uma forma de animais marinhos responderem ao aquecimento do oceano movendo-se para regiões mais frias", diz o principal autor do estudo William Cheung, professor assistente no Centro de Pesca da UBC. "

Como resultado, lugares como Nova Inglaterra, na costa nordeste de os EUA viram novas espécies, normalmente encontradas em águas mais quentes, mais próximas aos trópicos.

"Enquanto isso, nos trópicos, a mudança climática significa menos espécies marinhas e as capturas reduzidas, com sérias implicações para a segurança alimentar".

"Nós temos falado sobre a mudança climática como se fosse algo que vai acontecer no futuro distante - o nosso estudo mostra que vem afectando nossas pescas e oceanos por décadas", diz Daniel Pauly, investigador principal para o Mar da UBC Around Us projecto e do estudo co autor.

 "Essas mudanças globais têm implicações para todos, em todas as partes do planeta."

Etiquetas:


terça-feira, 14 de maio de 2013

 

EDIFÍCIO CETEMARES




Promotor: Instituto Politécnico de Leiria
Sistema de Financiamento: Sistema de Apoio a Infraestruturas Científicas e Tecnológicas (SAICT) do Maiscentro, do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 (QREN)
"Das várias Unidades Orgânicas de Investigação do IPL, o Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM) tem como missão a criação, o desenvolvimento e aplicação do conhecimento associado aos recursos marinhos, de forma a promover a inovação na sua utilização e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos. O Projeto CETEMARES” irá criar condições de excelência para que os alunos possam desenvolver atividades científicas e de investigação e que o conhecimento gerado seja transferível para o tecido económico."
Estão em curso as obras de construção do edifício CETEMARES.
O nosso porto, a nossa indústria da pesca, a nossa escola e a nossa terra vão dispor de mais um equipamento científico que, se bem aproveitado, poderá proporcionar melhorias na actividade futura da nossa terra.
ASSIM EXISTAM VONTADES E CAPACIDADE PARA TAL.


Etiquetas:


sábado, 4 de maio de 2013

 

Boom de Medusa: a sobrepesca posta em causa


"Será que vamos em breve ser forçados a comer medusa? Desde o início da década de 2000, essas criaturas gelatinosas invadiram muitos dos mares do mundo, como o Mar do Japão, no Mar Negro, o Mar Mediterrâneo, etc. É um fenômeno cíclico, causado por mudanças nas correntes marinhas ou até mesmo o aquecimento global? Até agora, as causas permaneceram desconhecidas. Um novo estudo realizado por pesquisadores do IRD e seus parceiros, publicado em Boletim de Ciência Marinha , consideram a sobrepesca como oprincipal fator.
Predadores de medusa, como o atum e as tartarugas marinhas, estão a desaparecer devido à pesca excessiva. Entretanto, a medusa aproveita o excesso de pesca de pequenos peixes pelágicos assim como os cnidários, sardinha, arenque, anchova e outros que se alimentam de zooplâncton, pois eles representam sua principal competição por alimento. Em áreas onde muitos destes peixes são capturados em excesso, elas obtêm um nicho ecológico. Jellyfish (medusa) agora tem as rédeas e pode prosperar. Estes pequenos peixes comem os ovos e larvas de água-viva, portanto, em condições normais, eles regulam a população. Na sua ausência, não há nada que impeça a proliferação dessas criaturas gelatinosas."

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]