quinta-feira, 29 de agosto de 2013

 

A importância que o Canhão da Nazaré pode ter para a nossa zona de pesca


27 de Agosto de 2013 - canhões submarinos desempenham um papel importante na manutenção de elevados níveis de biodiversidade de pequenos invertebrados nos sedimentos do fundo do mar do principal e noroeste das ilhas havaianas, de acordo com pesquisa da Universidade do Havaí em Mānoa.

Além do mais, os cientistas têm usado esses dados para traçar novas conexões entre os níveis de diversidade da fauna e da heterogeneidade de paisagens de canhão submarino em várias escalas espaciais.
"Canhões submarinos englobam uma miríade de tipos de habitats",
Os cientistas descobriram que os canhões submarinos podem servir como oásis de espécies no mar canalizadas pelas correntes oceânicas, capturando e prendendo partículas de naufrágios, canalizando os animais em geral, proporcionando uma paisagem física variada. Como resultado, canhões promovem a alta diversidade de espécies.
Os investigadores dizem que este é o primeiro estudo desse tipo para examinar minuciosamente os canhões submarinos nas margens da ilha. Do esforço de pesquisa há relatos de alta diversidade de espécies de peixes e invertebrados grandes, os chamados megafauna, nos canhões submarinos do Hawai. Esta comprovação levou a concluir:
 "Os Canhões podem ser particularmente importantes nas ilhas havaianas, em parte porque eles fornecem matéria orgânica (comida) para o mar”.
 De Leo disse."Quando não há mais comida, não há mais vida."

Etiquetas:


terça-feira, 27 de agosto de 2013

 

Mega porta contentores: monstros em movimento


FOTOGALERIA DO «EXPRESSO»

O porta contentores CMA CGM Marco Polo é o maior do mundo. Foi oficialmente inaugurado em novembro de 2012. Tem 396 metros de comprimento e é a maior 'coisa' móvel do mundo. Veja ainda os outros quatro maiores.

Etiquetas:


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

 

CADA UM ANICHA-SE ONDE MELHOR LHE CONVÉM







"A partir do dia 1 de Setembro a administração do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, vai passar do Centro Hospitalar do Oeste para o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, passando a integrar a rede da Administração Regional de Saúde do Centro."

E digo eu:
E com ele lá vai o recheio do bloco operatório do nosso hospital.

Etiquetas:


sábado, 17 de agosto de 2013

 

A RAZÃO DE SER DOS NOMES

(Clique na imagem para aumentar)

Baleal, Atouguia da Baleia, Porto de Lobos, Água Doce, Salgados, Ponte da Lagoa, Rio, Ribeira, Cambôa todos estes nomes, correspondentes a locais do nosso concelho, têm a sua razão de existir, compete-nos a nós encontrar a sua explicação e deixar a memória aos nossos vindouros para que a história não se perca.
Cambôa:
A cambôa é uma arte de pesca muito antiga, ao que julgo saber um tipo de galricho de grandes dimensões, que é, por norma, instalada, de forma fixa, na foz dos rios. Ainda hoje é usada nalgumas zonas da costa, em especial no norte.
Também na nossa região terá sido usada pelos pescadores de Atouguia da Baleia e Ilha de Peniche quando o Rio de São Domingos desaguava na zona denominada Porto de Lobos e depois, à medida que o assoreamento foi caminhando no sentido da Ilha de Peniche, foi cada vez sendo montada mais perto desta.
Este assoreamento foi ganhando a forma de praia e, naturalmente, terá nascido o nome de Praia da Cambôa.
É seguindo esta lógica que me parece que o verdadeiro nome atribuído a parte da praia norte ou Peniche de Cima será Cambôa e não Gamboa como se vê por aí. Para além disso também é possível descortinar, na gravura antiga que encima este escrito, a designação Baía da Cambôa. 

Etiquetas:


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

 

CANCRO DA PELE

Segundo a 102 FM Rádio
"Decorre durante este fim de semana (17 e 18 de agosto) uma campanha de sensibilização sobre o a importância da prevenção do cancro da pele, em Peniche. O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai estar na Praia da Cambôa.
Nesta ação inserida na campanha “Prevenir é o melhor remédio”, os voluntários vão prestar informações e convidar os veraneantes a responderem a questões sobre comportamentos e fatores de risco com atribuição de prémios para as respostas certas.
Segundo comunicado o cancro de pele em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se 10 mil novos casos anualmente. Com esta campanha é recomendado à população a limitação do tempo de exposição ao sol, especialmente entre as 12h e as 16h, o uso de protetor solar, chapéu e óculos de sol na praia e cuidados redobrados com as crianças."

Etiquetas:


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

 

15 de Agosto dia de Nossa Senhora da Ajuda


Diz o Snr. Dr. Mariano Calado na sua obra PENICHE NA HISTÓRIA E NA LENDA na página 395:
"Antigamente, a festa de 15 de Agosto em honra de N.ª S.ª da Ajuda era de grande regozijo entre os pescadores, pois nesse dia se deitavam contas às pescas que tinham feito seguindo-se aturada função, ou patuscada, na qual se não dispensavam os figos passados e a aguardente ou o pão com azeitonas, sendo certo não ficar algum, por mais pobre ou inválido, que não tomasse parte da alegria e da fartura colectivas."

Sabe-se entretanto, por relato de antepassados e pessoas de antigamente, que esta festa chegou a ser comemorada com procissão e arraial no respectivo Adro. A imagem que acima se reproduz foi oferecida e mandada fazer por paroquianos de Peniche de Cima, para que pudesse ser integrada na dita procissão, dado que a imagem original, que está no Altar Mor, é muito pesada.  

Etiquetas:


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

 

MUNICÍPIO ASSINA PROTOCOLOS


Segundo a 102 FM Rádio!
“Um dos protocolos foi assinado com o Península de Peniche Surf Clube. Esta parceria visa a colaboração entre as duas entidades nos domínios da formação, investigação, desenvolvimento e promoção do surfing. Este ato marca ainda a instalação do clube no Centro de Alto de Rendimento de Surf de Peniche. Paulo Ferreira, presidente do PPSC, reforçou o papel social do clube.

A notícia que reproduzo merece-me, à partida, um comentário pouco concordante com a atitude assumida pelos responsáveis da edilidade. Não conheço os elementos que compõem o clube que teve o privilégio de ficar com a concessão da posse do Centro de Surf e, em boa verdade, esta minha lacuna em nada prejudica o que me veio à memória quando conheci a notícia reproduzida.
O Centro foi construído com dinheiros públicos e existem outros clubes dedicados ao surf no nosso concelho, porquê a instalação deste nas instalações públicas? Estou convencido que não vai dar certo mas o futuro o dirá. Às vezes o sentimento de posse do que é público não permite que se pense bem as atitudes a tomar e surgem situações pouco claras. 

Etiquetas:


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

 

FESTA DE Nª Sª DA BOA VIAGEM







Apenas umas palavras para manifestar o meu agrado pelo ordenamento da festa e pela qualidade da iluminação, ambos a lembrarem os tempos áureos do arraial.
Mais uma nota para ponderação, a falta de um cheirinho a festa em Peniche de Cima, que também somos gente.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]