Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2013

UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PESCA

Imagem
20 de Maio de 2010- É necessária uma nova abordagem, menos selectiva para a pesca comercial para garantir a produtividade contínua dos ecossistemas marinhos e para manter a biodiversidade, de acordo com um documento da Academia Nacional de Ciências.
Nota Pessoal - É bom que a ciência se entenda porque ora recomenda a pesca selectiva para não atingir outras espécies, ora se opina que pescar tudo ao molhe é que deve ser.

CASA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Imagem
SANTACASA DA MISERICÓRDIA DE PENICHE CASA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


Nesta época de grandes incertezas a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Peniche não deixou de levar por diante a projectada construção do Lar e Centro de Dia que denominou de:  Casa de Nossa Senhora do Rosário As obras estão começadas como elucidam as imagens antecedentes. Louvamos as pessoas que tomaram a decisão de dotar a nossa terra de mais um equipamento do género.

UMA EXCEPÇÃO DE VEZ EM QUANDO! COM DESCULPA AO AUTOR

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013 Os donos do regime À Esquerda e à Direita, há 40 anos que são sempre os mesmos. Elogiam-se uns aos outros, em espaços em que o cidadão comum não entra, ou em que é tolerado na segunda metade da sala. Nestes elogios públicos entre compagnons de route ninguém está desempregado e seguramente ninguém ganha o salário mínimo. Nenhum sabe o que é gerir uma empresa privada, criar e manter postos de trabalho, preocupar-se com o final do mês, com as encomendas dos clientes, com a criação de valor, com a inovação, ou com as exportações. Nenhum teve de emigrar, nenhum conheceu dificuldades ao longo da vida. Nada. Em contrapartida, abundam as subvenções vitalícias e as reformas chorudas, abundam aqueles que a manutenção do seu posto de trabalho nunca foi uma preocupação. Há excepções? Claro. Mas esta elite, no geral, não poderia estar mais longe do cidadão comum. No entanto assumem-se como intérpretes legítimos de experiências de vida que não conhecem. Falam e…

Ano da Fé deve traduzir-se em caridade

Imagem
“D. Manuel Clemente presidiu a peregrinação do Patriarcado de Lisboa Peniche, Leiria, 25 Nov. 2013 (Ecclésia) - D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, disse na celebração de encerramento do Ano da Fé que há muitas “ocasiões para crescer na fé, atuando a caridade”, pedindo atenção às necessidades do próximo. “Concluindo o Ano da Fé, o programa diocesano seja agora ‘atuá-la pela caridade’, “sempre teria de ser assim para ser autenticamente cristão”, revelou D. Manuel Clemente na peregrinação diocesana a Peniche, este domingo. “Olhe cada um para si, para a família, para os outros, na cruz que aí permanece e onde Cristo nos espera”, advertiu aos fiéis que compareceram de vários locais da diocese, no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.”
Publicado por ECCLESIA Ver notícia completa no caminho que segue: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=97884

Patriarcado encerra Ano da Fé com peregrinação diocesana a Peniche

Imagem
Lisboa, 23 nov. 2013 (Ecclesia) – O Patriarca de Lisboa vai promover este domingo uma peregrinação diocesana a Peniche por ocasião do Encerramento do Ano da Fé, que acontece na solenidade litúrgica de Cristo-Rei. A igreja da Ajuda, o Largo da Misericórdia e o Campo da República são os três locais da cidade que vão acolher os participantes, numa peregrinação que prossegue no Santuário da Senhora dos Remédios. A iniciativa tem início às 14h00, com um tempo de acolhimento, animação musical e catequeses, que ão ser proferidas pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e pelos dois bispos auxiliares, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás. “Após a reflexão, tem início uma caminhada em direção ao Santuário da Senhora dos Remédios onde, pelas 16h00, será celebrada a Eucaristia”, adianta o site do Patriarcado de Lisboa.
OC

FRUTO DOS TEMPOS QUE CORREM

Imagem
As imagens reproduzidas parecem as que vimos, há dias, resultantes da passagem de um ciclone, em que, na sua fúria selvática, arrasou tudo. Estas árvores devem ter setenta anos, andava eu na escola e nessa altura, como o meu pai, que também andava a pé, não me ia levar à escola de automóvel, eu divertia-me a apanhar alevins das rãs que proliferavam nas covas onde vieram a ser plantadas estas árvores. Lembro-me que via à volta deste trabalho, como pessoa interessada no mesmo, o Snr. Dr. José Pinto Júnior, julgo que como elemento da Comissão Municipal de Turismo, essas organizações de boa memória onde proliferavam pessoas que sabiam viver os interesses da sua terra. Hoje, ao ver o espectáculo que se me deparou, pensei que, certamente, haverá uma boa explicação para o sucedido, não acredito que aquela atitude, de aspecto também selvático, tenha acontecido só porque alguém, que não sabe o motivo por que anda neste mundo, resolveu mandar plantar couves naquele local. A última fotografia é…

CUIDADO COM A SAÚDE

Dieta Suplemento retirada do mercado após estar ligada a insuficiência hepática e morte USA.gov enviado este boletim em 2013/11/20 10:00 EST OxyElite Pro, um suplemento de dieta comercializado para perda de peso e crescimento muscular, foi chamado de volta depois de ser ligada à insuficiência hepática aguda e casos de hepatite. A Food and Drug Administration (FDA) informa que o suplemento causou uma morte e vários pacientes necessitaram de transplante de fígado. O FDA está aconselhando as pessoas a interromper imediatamente o uso OxyElite Pro e outro suplemento, VERSA-1, que são ambos fabricados pela mesma empresa. VERSA-1 também tem sido associada a problemas de saúde.
A empresa que fabrica OxyElite Pro irá destruir o restante oferta de suplementos sob supervisão da FDA.

A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL FAZ ANOS

Imagem
20 de Novembro de 2013 A Estação Espacial Internacional comemora seu aniversário hoje, 15 anos após o primeiro módulo foi lançado em 1998. A Estação Espacial é o maior projecto de cooperação já realizado na ciência, envolvendo a NASA, ta ESA, Roscosmos, a Agência Espacial Canadense e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial. Em 20 de Novembro de 1998, um foguete russo Proton descolou do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão, levando Zarya, primeiro componente da Estação.Três semanas depois, no dia 4 de Dezembro, o veículo espacial entregou o segundo módulo da Estação, que foi anexado ao Zarya no dia 6 de Dezembro.
Nota Pessoal – Esta maravilha da ciência aconteceu porque os homens se entenderam. Porque se esquecem tantas vezes disso?

BERLENGA - A mal amada 2

Imagem
1)Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2)Câmara Municipal de Peniche 3)Marinha 4)Centro para a Prevenção da Poluição 5)Instituto de Soldadura e Qualidade 6)Energias de Portugal, SA 7)EFACEC Sistemas de Electrónica, SA 8)Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto 9)AdP - Águas de Portugal, SGPS, SA 10)Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação 11)Galp Energia, SA
Assumem nesta data a presente Carta de Compromisso, cuja validade remete para a duração do projecto acima mencionado e acordam projectar, desenvolver e implementar, dentro dos limites das respectivas atribuições e competências, o Projecto BERLENGA – LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE, cujos objectivos principais visam dotar a Ilha de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, num todo gerido de forma integrada em que a Berlenga funcionará como um verdadeiro Laboratório d…

A MARINA DE SONHO OU O SONHO DE MARINA

Imagem
Aqui está uma imagem que permite imaginar o que seria desta terra se houvesse a ousadia de sonhar. A mancha verde central é a pedreira do Porto da Areia Sul, ao lado direito está a fortaleza e o molhe oeste de defesa do porto. Transporte, com a sua imaginação o molhe oeste para a base da imagem e veja o local onde devia ser construída a marina de Peniche integrada num empreendimento que desse vida ao buraco da pedreira e à Fortaleza de Peniche. O actual molhe oeste passava a ser um cais de uso do porto e grande parte dos materiais que o constituem seria aproveitada na construção de uma boa parte do novo molhe, a sair do Porto da Areia Sul. Deixem-se de “encunicar” a nossa marina entre os pontões do actual porto de pesca, que, se Deus quiser, ainda nos vão fazer falta.
Quantas cidades do nosso país gostariam de ter esta hipótese e o resto da costa até ao Cabo Carvoeiro.

Dia Nacional do Mar

Imagem
Em 16 de Novembro de 1994 entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.
A comemoração deste dia engloba um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas ligadas ao mar.
Publicado por:
DIRECÇÃO-GERAL DE POLÍTICA DO MAR

GESTÃO CONJUNTA DAS PESCAS NUM AMBIENTE ÚNICO

Imagem
“Em 2004, o Conselho Sueco das Pescas convidou vários grupos a participarem num estudo piloto sobre a gestão conjunta de pescarias locais. Entre as iniciativas seleccionadas para participar encontrava-se a delegação local da Federação dos Pescadores Suecos no Norte de Bohuslän
A região do Norte do Bohuslän constitui um ambiente marinho único na Suécia.
Está situada no fiorde Koster, cuja biodiversidade não tem paralelo ao longo de toda a costa. Contudo, os pescadores locais estiveram preocupados com os planos para a criação de um parque marinho nacional em torno do fiorde e com o impacto que este projecto poderia ter no seu meio de subsistência.
No âmbito de uma iniciativa de gestão conjunta, foi possível definir um plano de gestão para a área que procura o equilíbrio de interesses, com vista a criar uma actividade pesqueira que seja sustentável em termos ambientais e económicos. A proposta para a criação do parque marinho nacional refere agora explicitamente que a pesca praticada no par…

Plano Estratégico da Rede de Ciclovias do Concelho de Peniche

Imagem
“A presente proposta poderá, nesta fase, ser melhorada ou alterada, em função dos contributos que possam vir a surgir durante a participação. OBRIGADO MOBILIDADE PAULA TELES 
Participe Com o objectivo de tornar o concelho mais acessível e amigo do ambiente, o Município de Peniche está a desenvolver um Plano Estratégico de Ciclovias do Concelho de Peniche, para que futuramente, de forma faseada, se execute uma Rede de Ciclovias estruturante, estratégica e segura, incentivando assim os munícipes a utilizarem a bicicleta com mais entusiasmo, quer nos seus momentos de lazer, quer como meio de transporte para as deslocações para o trabalho, e permitindo que quem nos visita possa percorrer os locais mais emblemáticos do nosso concelho de forma segura, agradável e ambientalmente saudável.
A proposta agora apresentada é  um documento de trabalho, um ponto de partida, que pode e deve ser melhorado. Cada um de nós pode e deve contribuir com sugestões de melhoria para que, no final, resulte um Plano …

Rejeições Zero de Pescado a partir de 2014

Imagem
“Uma das medidas da proposta de revisão da Politica Comum de Pescas é a proibição das devoluções de pescado ao mar ou supressão progressiva das rejeições, entre 2014 e 2017, com o fim de proteger a sustentabilidade e a biodiversidade marinhas e estimular o consumo de espécies hoje pouco valorizadas.
Prevê-se que a partir de 01 de Janeiro de 2014 entre em vigor a obrigação de os pescadores desembarcarem e registarem todas as capturas de espécies pelágicas (peixes que vivem habitualmente em cardumes), de acordo com a proposta de regulamento comunitário
.
Prevê-se que no pacote esteja incluída a eliminação dos preços de retirada de pescado e as indemnizações que as organizações de produtores pagam aos seus associados, sempre que é necessário retirar peixe do mercado, por os preços descerem abaixo de um dado nível.”

Nota pessoal  – Esta medida que pretende garantir a sustentabilidade e a biodiversidade marinhas é, por vezes, contestada pelas organizações da pesca alegando a perda de rendiment…

A ODISSEIA DO ESPAÇO

Imagem
“Quarto Veículo de Transferência Automatizado da ESA, Albert Einstein, queimou-se em 2 de Novembro às 12:04 GMT por uma área desabitada do Oceano Pacífico.Ele deixou a Estação Espacial Internacional, uma semana antes, com 1,6 toneladas de resíduos depois de passar cinco meses anexados ao posto orbital.”
Para quem não segue estas questões de viagens no espaço, um veículo de transferência é, como o nome indica, um veículo não tripulado que as agências espaciais usam para enviar carga, víveres, aparelhagem, material para experiências, etc. O veículo é lançado e, a partir do local de lançamento é conduzido remotamente até à acoplagem com a estação orbital internacional. No regresso estes veículos, porque não estão preparados para reentrar na nossa atmosfera, acabam por se desintegrar. Neste caso os cientistas aproveitaram para carregar o veículo com o lixo da estação espacial e fizeram-no desintegrar em zona que não afectasse a nossa atmosfera. A fotografia foi tirada a partir da estação …

ONDAS GIGANTES NA PRAIA DO NORTE NA NAZARÉ

Imagem
Como se explica o fenómeno das ondas gigantes na Praia do Norte e a existência destas ondas neste local.
“30 OUT 2013, 19:00 ​A ondulação do largo que chega à zona costeira propaga-se mais rápido sobre o Canhão da Nazaré, onde a água é mais profunda, do que na plataforma continental adjacente, onde a água é relativamente pouco profunda. Esta diferença na propagação da onda dependendo da profundidade sobre a qual ela se move modifica a orientação das linhas de cristas e cavas (dizemos que a onda é refratada pela topografia, tal como os raios de luz são refratados quando passam do ar para a água), criando zonas onde a onda converge. Esta convergência focaliza a energia da onda o que se traduz-se numa amplificação da onda. Este processo parece ser particularmente eficaz na zona ao largo da Praia do Norte, durante os períodos de ondulação (swell) predominante de Noroeste ou de Oeste, e algumas das simulações que fizemos, recorrendo a modelos numéricos, sugeriram que uma onda ao largo com 10…

UMA VEZ MAIS OS PROTOCOLOS QUE A CÂMARA ASSINA

Imagem
455/2013 – Minuta do protocolo a celebrar entre o Município de Peniche, o Partido Comunista Português e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, que tem por objecto a dinamização de um programa local evocativo da fuga de Álvaro Cunhal da Fortaleza de Peniche, a decorrer naquele espaço, nos dias 3 e 4 de Janeiro de 2014, contemplado três iniciativas: a instalação de exposição permanente sobre as condições prisionais nesta cadeia; a recuperação da célula de Álvaro Cunhal; a recriação da fuga colectiva de 1960, com registo audiovisual da mesma; e a realização de um comício com animação cultural.”
NOTA PESSOAL – Tenho dificuldade em compreender o que acima está descrito, pelo tipo de descaramento que representa a mistura de alhos com bugalhos. Que se volte a fazer a cena teatral representativa da fuga pode considerar-se uma evocação histórica de um facto real em que tomam parte os que entenderem, agora a realização de um comício partidário com o nosso povinho a pagar é que rai…