sábado, 30 de novembro de 2013

 

UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PESCA



20 de Maio de 2010 - É necessária uma nova abordagem, menos selectiva para a pesca comercial para garantir a produtividade contínua dos ecossistemas marinhos e para manter a biodiversidade, de acordo com um documento da Academia Nacional de Ciências .

Nota Pessoal - É bom que a ciência se entenda porque ora recomenda a pesca selectiva para não atingir outras espécies, ora se opina que pescar tudo ao molhe é que deve ser.


Etiquetas:


terça-feira, 26 de novembro de 2013

 

CASA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE PENICHE
CASA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO



Nesta época de grandes incertezas a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Peniche não deixou de levar por diante a projectada construção do Lar e Centro de Dia que denominou de: 
Casa de Nossa Senhora do Rosário
As obras estão começadas como elucidam as imagens antecedentes. Louvamos as pessoas que tomaram a decisão de dotar a nossa terra de mais um equipamento do género.

Etiquetas:


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

 

UMA EXCEPÇÃO DE VEZ EM QUANDO! COM DESCULPA AO AUTOR

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013

Os donos do regime

À Esquerda e à Direita, há 40 anos que são sempre os mesmos. Elogiam-se uns aos outros, em espaços em que o cidadão comum não entra, ou em que é tolerado na segunda metade da sala. Nestes elogios públicos entre compagnons de route ninguém está desempregado e seguramente ninguém ganha o salário mínimo. Nenhum sabe o que é gerir uma empresa privada, criar e manter postos de trabalho, preocupar-se com o final do mês, com as encomendas dos clientes, com a criação de valor, com a inovação, ou com as exportações. Nenhum teve de emigrar, nenhum conheceu dificuldades ao longo da vida. Nada. Em contrapartida, abundam as subvenções vitalícias e as reformas chorudas, abundam aqueles que a manutenção do seu posto de trabalho nunca foi uma preocupação. Há excepções? Claro. Mas esta elite, no geral, não poderia estar mais longe do cidadão comum. No entanto assumem-se como intérpretes legítimos de experiências de vida que não conhecem. Falam em reformar o sistema, o sistema que eles criaram e que os alimenta há 40 anos consecutivos.
António Ramalho Eanes não tem culpa nenhuma disto. Se há alguém que não tem culpa 'disto' é ele, uma das poucas, muito poucas, referências políticas e morais em Portugal. Infelizmente, a justa homenagem à sua pessoa tenha ficou refém dos suspeitos do costume. Sempre, sempre, a mesma tropa.

Etiquetas:


 

Ano da Fé deve traduzir-se em caridade





“D. Manuel Clemente presidiu a peregrinação do Patriarcado de Lisboa
Peniche, Leiria, 25 Nov. 2013 (Ecclésia) - D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, disse na celebração de encerramento do Ano da Fé que há muitas “ocasiões para crescer na fé, atuando a caridade”, pedindo atenção às necessidades do próximo.
“Concluindo o Ano da Fé, o programa diocesano seja agora ‘atuá-la pela caridade’, “sempre teria de ser assim para ser autenticamente cristão”, revelou D. Manuel Clemente na peregrinação diocesana a Peniche, este domingo.
“Olhe cada um para si, para a família, para os outros, na cruz que aí permanece e onde Cristo nos espera”, advertiu aos fiéis que compareceram de vários locais da diocese, no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.”

Publicado por ECCLESIA
Ver notícia completa no caminho que segue:

Etiquetas:


sábado, 23 de novembro de 2013

 

Patriarcado encerra Ano da Fé com peregrinação diocesana a Peniche



Lisboa, 23 nov. 2013 (Ecclesia) – O Patriarca de Lisboa vai promover este domingo uma peregrinação diocesana a Peniche por ocasião do Encerramento do Ano da Fé, que acontece na solenidade litúrgica de Cristo-Rei.
A igreja da Ajuda, o Largo da Misericórdia e o Campo da República são os três locais da cidade que vão acolher os participantes, numa peregrinação que prossegue no Santuário da Senhora dos Remédios.
A iniciativa tem início às 14h00, com um tempo de acolhimento, animação musical e catequeses, que ão ser proferidas pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e pelos dois bispos auxiliares, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás.
“Após a reflexão, tem início uma caminhada em direção ao Santuário da Senhora dos Remédios onde, pelas 16h00, será celebrada a Eucaristia”, adianta o site do Patriarcado de Lisboa.

OC

Etiquetas:


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

 

FRUTO DOS TEMPOS QUE CORREM






As imagens reproduzidas parecem as que vimos, há dias, resultantes da passagem de um ciclone, em que, na sua fúria selvática, arrasou tudo. Estas árvores devem ter setenta anos, andava eu na escola e nessa altura, como o meu pai, que também andava a pé, não me ia levar à escola de automóvel, eu divertia-me a apanhar alevins das rãs que proliferavam nas covas onde vieram a ser plantadas estas árvores. Lembro-me que via à volta deste trabalho, como pessoa interessada no mesmo, o Snr. Dr. José Pinto Júnior, julgo que como elemento da Comissão Municipal de Turismo, essas organizações de boa memória onde proliferavam pessoas que sabiam viver os interesses da sua terra. Hoje, ao ver o espectáculo que se me deparou, pensei que, certamente, haverá uma boa explicação para o sucedido, não acredito que aquela atitude, de aspecto também selvático, tenha acontecido só porque alguém, que não sabe o motivo por que anda neste mundo, resolveu mandar plantar couves naquele local. A última fotografia é o resto de uns cepos que eu vi serem colocados, amorosamente, indicando a espécie das árvores agora arrancadas, e que alguém resolveu destruir da mesma forma selvática.

Etiquetas:


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

 

CUIDADO COM A SAÚDE

Dieta Suplemento retirada do mercado após estar ligada a insuficiência hepática e morte
USA.gov enviado este boletim em 2013/11/20 10:00 EST
OxyElite Pro, um suplemento de dieta comercializado para perda de peso e crescimento muscular, foi chamado de volta depois de ser ligada à insuficiência hepática aguda e casos de hepatite. A Food and Drug Administration (FDA) informa que o suplemento causou uma morte e vários pacientes necessitaram de transplante de fígado.
O FDA está aconselhando as pessoas a interromper imediatamente o uso OxyElite Pro e outro suplemento, VERSA-1, que são ambos fabricados pela mesma empresa. VERSA-1 também tem sido associada a problemas de saúde.

A empresa que fabrica OxyElite Pro irá destruir o restante oferta de suplementos sob supervisão da FDA.

Etiquetas:


 

A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL FAZ ANOS


20 de Novembro de 2013
A Estação Espacial Internacional comemora seu aniversário hoje, 15 anos após o primeiro módulo foi lançado em 1998.
A Estação Espacial é o maior projecto de cooperação já realizado na ciência, envolvendo a NASA, ta ESA, Roscosmos, a Agência Espacial Canadense e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial.
Em 20 de Novembro de 1998, um foguete russo Proton descolou do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão, levando Zarya, primeiro componente da Estação. Três semanas depois, no dia 4 de Dezembro, o veículo espacial entregou o segundo módulo da Estação, que foi anexado ao Zarya no dia 6 de Dezembro.

Nota Pessoal – Esta maravilha da ciência aconteceu porque os homens se entenderam. Porque se esquecem tantas vezes disso?

Etiquetas:


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

 

BERLENGA - A mal amada 2




1)     Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade
2)       Câmara Municipal de Peniche
3)       Marinha
4)       Centro para a Prevenção da Poluição
5)       Instituto de Soldadura e Qualidade
6)       Energias de Portugal, SA
7)       EFACEC Sistemas de Electrónica, SA
8)       Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto
9)       AdP - Águas de Portugal, SGPS, SA
10)   Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação
11)   Galp Energia, SA

Assumem nesta data a presente Carta de Compromisso, cuja validade remete para a duração do projecto acima mencionado e acordam projectar, desenvolver e implementar, dentro dos limites das respectivas atribuições e competências, o Projecto BERLENGA – LABORATÓRIO DE
SUSTENTABILIDADE, cujos objectivos principais visam dotar a Ilha de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, num todo gerido de forma integrada em que a Berlenga funcionará como um verdadeiro Laboratório de Sustentabilidade.

O projecto fará recurso às mais modernas tecnologias, materiais, produtos e sistemas, já provados e existentes no mercado, susceptíveis de responder aos problemas a solucionar. A respectiva selecção, integração e gestão sistémica, deverá obedecer aos requisitos técnicos e científicos e conformar-se com os estudos de investigação e processos de desenvolvimento, produzidos por uma equipa interdisciplinar a indigitar pelos Signatários.
O programa de trabalhos e custos associados serão objecto de documentos específicos acordados entre as partes.

Lisboa, 5 de Julho de 2007

Nota Pessoal – Os onze magníficos que subscreveram este acordo terão algum argumento para apresentarem ao país e à população de Peniche relativamente ao que assumiram no documento acima. É que, para além do folclore apresentado no ano de 2007 da era de Cristo, nada nos é dado ver, a não ser uns painéis solares em fase de apodrecimento.

Etiquetas:


domingo, 17 de novembro de 2013

 

A MARINA DE SONHO OU O SONHO DE MARINA


Aqui está uma imagem que permite imaginar o que seria desta terra se houvesse a ousadia de sonhar. A mancha verde central é a pedreira do Porto da Areia Sul, ao lado direito está a fortaleza e o molhe oeste de defesa do porto. Transporte, com a sua imaginação o molhe oeste para a base da imagem e veja o local onde devia ser construída a marina de Peniche integrada num empreendimento que desse vida ao buraco da pedreira e à Fortaleza de Peniche.
O actual molhe oeste passava a ser um cais de uso do porto e grande parte dos materiais que o constituem seria aproveitada na construção de uma boa parte do novo molhe, a sair do Porto da Areia Sul.
Deixem-se de “encunicar” a nossa marina entre os pontões do actual porto de pesca, que, se Deus quiser, ainda nos vão fazer falta.

Quantas cidades do nosso país gostariam de ter esta hipótese e o resto da costa até ao Cabo Carvoeiro.  

Etiquetas:


sábado, 16 de novembro de 2013

 

Dia Nacional do Mar



Em 16 de Novembro de 1994 entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.

Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

A comemoração deste dia engloba um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas ligadas ao mar.

Publicado por:
DIRECÇÃO-GERAL DE POLÍTICA DO MAR

Etiquetas:


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

 

GESTÃO CONJUNTA DAS PESCAS NUM AMBIENTE ÚNICO


“Em 2004, o Conselho Sueco das Pescas convidou vários grupos a participarem num estudo piloto sobre a gestão conjunta de pescarias locais. Entre as iniciativas seleccionadas para participar encontrava-se a delegação local da Federação dos Pescadores Suecos no Norte de Bohuslän

A região do Norte do Bohuslän constitui um ambiente marinho único na Suécia.

Está situada no fiorde Koster, cuja biodiversidade não tem paralelo ao longo de toda a costa. Contudo, os pescadores locais estiveram preocupados com os planos para a criação de um parque marinho nacional em torno do fiorde e com o impacto que este projecto poderia ter no seu meio de subsistência.

No âmbito de uma iniciativa de gestão conjunta, foi possível definir um plano de gestão para a área que procura o equilíbrio de interesses, com vista a criar uma actividade pesqueira que seja sustentável em termos ambientais e económicos. A proposta para a criação do parque marinho nacional refere agora explicitamente que a pesca praticada no parque é uma actividade sustentável. O futuro da pesca ficou assegurado.

Vários projectos lançados pela delegação têm recebido financiamento do IFOP desde então. Deste modo, vários pescadores puderam tirar um curso sobre ecologia marinha básica no Laboratório de Investigação Marinha de Tjärnö. Por seu turno, os pescadores criaram os seus próprios cursos destinados aos órgãos de decisão locais e a outras partes interessadas, com o intuito de explicar pormenorizadamente os diferentes tipos de pesca praticados na região. Outros projectos incluem a introdução de novos tipos de artes de pesca e o desenvolvimento de um sistema de autogestão e destinado a facilitar o cumprimento dos requisitos de comunicação de capturas.”

Texto retirado da revista PESCA – FARNET – Comissão Europeia


NOTA PESSOAL –
O texto que publico é um exemplo da forma como noutras latitudes trabalham as pessoas e entidades, verdadeiramente interessadas no desenvolvimento das actividades locais, aproveitando as oportunidades que se lhe deparam.

Etiquetas:


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

 

Plano Estratégico da Rede de Ciclovias do Concelho de Peniche






“A presente proposta poderá, nesta fase, ser melhorada ou alterada, em função dos contributos que possam vir a surgir durante a participação.
OBRIGADO
MOBILIDADE
PAULA TELES 

Participe
Com o objectivo de tornar o concelho mais acessível e amigo do ambiente, o Município de Peniche está a desenvolver um Plano Estratégico de Ciclovias do Concelho de Peniche, para que futuramente, de forma faseada, se execute uma Rede de Ciclovias estruturante, estratégica e segura, incentivando assim os munícipes a utilizarem a bicicleta com mais entusiasmo, quer nos seus momentos de lazer, quer como meio de transporte para as deslocações para o trabalho, e permitindo que quem nos visita possa percorrer os locais mais emblemáticos do nosso concelho de forma segura, agradável e ambientalmente saudável.

A proposta agora apresentada é  um documento de trabalho, um ponto de partida, que pode e deve ser melhorado. Cada um de nós pode e deve contribuir com sugestões de melhoria para que, no final, resulte um Plano participado e democrático.

Está nas mãos de todos nós melhorar a vida do nosso concelho.”

Nota pessoal - E participamos, já no ano de 2010, só que até agora não vimos nada, do que é possível
                       deduzir que, no nosso concelho, não melhoramos nada.

Etiquetas:


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

 

Rejeições Zero de Pescado a partir de 2014


“Uma das medidas da proposta de revisão da Politica Comum de Pescas é a proibição das devoluções de pescado ao mar ou supressão progressiva das rejeições, entre 2014 e 2017, com o fim de proteger a sustentabilidade e a biodiversidade marinhas e estimular o consumo de espécies hoje pouco valorizadas.
Prevê-se que a partir de 01 de Janeiro de 2014 entre em vigor a obrigação de os pescadores desembarcarem e registarem todas as capturas de espécies pelágicas (peixes que vivem habitualmente em cardumes), de acordo com a proposta de regulamento comunitário
.
Prevê-se que no pacote esteja incluída a eliminação dos preços de retirada de pescado e as indemnizações que as organizações de produtores pagam aos seus associados, sempre que é necessário retirar peixe do mercado, por os preços descerem abaixo de um dado nível.”

Nota pessoal  – Esta medida que pretende garantir a sustentabilidade e a biodiversidade marinhas é, por vezes, contestada pelas organizações da pesca alegando a perda de rendimentos e, portanto, da sustentabilidade do sector. É uma visão redutora do problema pois só garantindo a sustentabilidade dos stocks se preservará a tão desejada sustentabilidade do sector e o futuro da pesca.

Etiquetas:


terça-feira, 5 de novembro de 2013

 

A ODISSEIA DO ESPAÇO


“Quarto Veículo de Transferência Automatizado da ESA, Albert Einstein, queimou-se em 2 de Novembro às 12:04 GMT por uma área desabitada do Oceano Pacífico. Ele deixou a Estação Espacial Internacional, uma semana antes, com 1,6 toneladas de resíduos depois de passar cinco meses anexados ao posto orbital.”

Para quem não segue estas questões de viagens no espaço, um veículo de transferência é, como o nome indica, um veículo não tripulado que as agências espaciais usam para enviar carga, víveres, aparelhagem, material para experiências, etc. O veículo é lançado e, a partir do local de lançamento é conduzido remotamente até à acoplagem com a estação orbital internacional. No regresso estes veículos, porque não estão preparados para reentrar na nossa atmosfera, acabam por se desintegrar. Neste caso os cientistas aproveitaram para carregar o veículo com o lixo da estação espacial e fizeram-no desintegrar em zona que não afectasse a nossa atmosfera.
A fotografia foi tirada a partir da estação orbital e vê-se a desintegração e a terra. 

Etiquetas:


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

 

ONDAS GIGANTES NA PRAIA DO NORTE NA NAZARÉ


Como se explica o fenómeno das ondas gigantes na Praia do Norte e a existência destas ondas neste local.

“30 OUT 2013, 19:00
A ondulação do largo que chega à zona costeira propaga-se mais rápido sobre o Canhão da Nazaré, onde a água é mais profunda, do que na plataforma continental adjacente, onde a água é relativamente pouco profunda. Esta diferença na propagação da onda dependendo da profundidade sobre a qual ela se move modifica a orientação das linhas de cristas e cavas (dizemos que a onda é refratada pela topografia, tal como os raios de luz são refratados quando passam do ar para a água), criando zonas onde a onda converge. Esta convergência focaliza a energia da onda o que se traduz-se numa amplificação da onda. Este processo parece ser particularmente eficaz na zona ao largo da Praia do Norte, durante os períodos de ondulação (swell) predominante de Noroeste ou de Oeste, e algumas das simulações que fizemos, recorrendo a modelos numéricos, sugeriram que uma onda ao largo com 10m de altura pode ser amplificada por este processo, atingindo cerca de 20m na área da Praia Norte. Este processo é comum em outros canhões submarinos mas o que parece tornar a Nazaré especial, estamos agora a começar a compreendê-lo, é o facto de a orientação deste canhão e o modo como ele intersecta a linha de costa permitirem que ele modifique as correntes que a própria ondulação cria junto à costa, fazendo com que em certos períodos se desenvolva uma corrente forte que se opõe às ondas. Isto proporciona um mecanismo adicional para a amplificação da onda, que assim atinge alturas extremas.

Em poucas palavras, os canhões submarinos como o Canhão da Nazaré, modificam o modo como a ondulação se propaga, permitindo a existência de zonas na proximidade do canhão onde a onda converge e se amplifica. Ao largo da Praia do Norte, este processo parece ser reforçado por correntes costeiras que se opõem às ondas e pela diminuição rápida do fundo que a onda sente ao passar do canhão para a plataforma próximo.”

Reproduzido parcialmente do Portal da Marinha de que, abaixo, se indica o caminho e cuja apreciação na íntegra se recomenda:

Etiquetas:


sábado, 2 de novembro de 2013

 

UMA VEZ MAIS OS PROTOCOLOS QUE A CÂMARA ASSINA


455/2013 – Minuta do protocolo a celebrar entre o Município de Peniche, o Partido Comunista Português e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, que tem por objecto a dinamização de um programa local evocativo da fuga de Álvaro Cunhal da Fortaleza de Peniche, a decorrer naquele espaço, nos dias 3 e 4 de Janeiro de 2014, contemplado três iniciativas: a instalação de exposição permanente sobre as condições prisionais nesta cadeia; a recuperação da célula de Álvaro Cunhal; a recriação da fuga colectiva de 1960, com registo audiovisual da mesma; e a realização de um comício com animação cultural.”

NOTA PESSOAL – Tenho dificuldade em compreender o que acima está descrito, pelo tipo de descaramento que representa a mistura de alhos com bugalhos. Que se volte a fazer a cena teatral representativa da fuga pode considerar-se uma evocação histórica de um facto real em que tomam parte os que entenderem, agora a realização de um comício partidário com o nosso povinho a pagar é que raia o cúmulo do descaramento.

No caminho abaixo pode ler-se a acta da câmara nº 20

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]