quarta-feira, 12 de março de 2014

 

A FONTE DE SÃO LEONARDO – ATOUGUIA DA BALEIA





As fotografias que publico mostram o estado de degradação da fonte, que já teve, noutros tempos, um aspecto aprazível. Trata-se de um monumento antigo, porventura anterior à igreja do mesmo nome. Estou certo de que a Junta de Freguesia tem em mente a sua merecida recuperação, tal como aconteceu com a Fonte Gótica ou Nª. Srª. da Conceição. 

Etiquetas:


Comentários:
No nível térreo podemos ver a configuração do último período de exploração desta fonte (ao que parece com um tanque para lavagem da roupa) mas interessante mesmo seria fazer uma investigação a fundo (literalmente a fundo, já que o poço tem seis metros de profundidade) para encontrar elementos que remontem ao tempo em que servia o movimentado porto medieval da Atouguia, do qual pouco se sabe.
 
Excelente comentário!
É pena, que nada tenha sido feito, nem no que respeita à recuperação da Fonte de São Leonardo, e muito menos no que respeita ao estudo do local onde se insere, que, como tudo leva a crer, seria o Porto de Atouguia, de onde partiam as Naus dos Descobrimentos, fabricadas sigilosamente em Dornes. Estive hoje, 21 de Março de 2020, em Atouguia e toda a zona, se encontra ao abandono.
Presumo, que a ideia seja mesmo essa!
Que tudo caia no esquecimento.

Abraço a ambos

Maria Fonte

 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]