domingo, 17 de agosto de 2014

 

A PESCA EXCESSIVA


“Especialistas mostram que, a maioria das espécies de atum, foram explorados para além dos limites da sustentabilidade.

O debate sobre o impacto da pesca nas espécies diferentes já dura há 50 anos. Um estudo recente concluiu que as populações de atum e espécies semelhantes foram cortados em 60%, em média, em todo o mundo ao longo do século passado.

As populações que tiveram sua abundância mais afectada são o atum de água fria, como o atum rabilho do Atlântico e a sul-rabilho, que diminuíram em 80%. Estas espécies são grandes, de longa duração e de grande valor económico.

Cavala, que são mais pequenos e têm ciclos de vida mais curtos, também tiveram uma redução significativa na abundância. De acordo com o projecto, essa informação sugere que a pesca excessiva pode ser uma ameaça a todas as espécies, independentemente do seu tamanho.”

http://www.sciencedaily.com/releases/2012/02/120208103226.htm

NOTA PESSOAL – O que acima fica dito sugere que a pesca tem que ser exercida de forma consciente. Para isso é fundamental a formação dos seus agentes, desde o armador ao simples pescador e, até, ao consumidor. Enfim, é uma questão de consciencialização geral para a qual muito poderia contribuir a nossa Escola Superior de Tecnologia do Mar.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]