domingo, 21 de setembro de 2014

 

CONVÉM ESTAR ATENTO AO APARECIMENTO DAS NOVAS NOTAS

Nova nota de 10 €  - série "Europa"
A nova série de notas de euro é denominada “série Europa” devido ao retrato de Europa que aparece no holograma e na marca de água das notas. Europa é a figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente. 

Filha de um rei fenício, Europa foi seduzida por Zeus, que para tal assumiu a forma de um touro e a levou para Creta. A história inspirou os gregos antigos a usarem “Europa” como termo geográfico.

 A utilização de retratos em notas de banco é uma tradição mundial e estudos indicam que as pessoas tendem a reconhecer rostos intuitivamente.
 

A imagem de Europa que surge nas novas notas de euro foi retirada de um vaso com mais de 2 mil anos, encontrado no Sul de Itália e pertencente à colecção do Museu do Louvre (Paris). Este retrato foi escolhido devido à sua clara associação com o continente europeu e também porque confere um toque humano às notas. 
Porquê uma segunda série
O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais do Eurosistema têm o dever de salvaguardar a integridade das suas notas e de as manter actualizadas, tirando partido do progresso tecnológico. Por esta razão e para assegurar que o público continua a confiar na moeda, o BCE e os bancos centrais nacionais do Eurosistema estão a desenvolver uma segunda série de notas de euro, a série Europa. 

A série Europa continua a proporcionar excelente protecção contra a contrafacção, tornando as notas de euro ainda mais seguras. As novas notas incluem elementos de segurança mais sofisticados, que beneficiam dos progressos alcançados na segurança e tecnologia das notas. A série Europa foi também pensada para durar mais: as notas deverão ser substituídas com menor frequência, reduzindo, assim, os custos e o impacto no meio ambiente.

http://www.bportugal.pt/pt-PT/NotaseMoedas/novanotade5/Paginas/default.aspx


Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]