terça-feira, 2 de dezembro de 2014

 

PALESTRA PELO SNR. DR. LABORINHO LÚCIO


À conversa com Dr. Laborinho Lúcio…
“O Chamador – livros, pessoas e territórios”
A fechar o ciclo de palestras levadas a cabo este ano civil, o Rotary Clube de Peniche terá como convidado, no próximo dia 4 de dezembro, o Dr. Álvaro Laborinho Lúcio, num encontro marcado para as 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.
Embora dispense grandes apresentações, não é demais recordar quem é Laborinho Lúcio. Nascido na Nazaré, no início da década de 40,Dr. Álvaro Laborinho Lúcio é Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e magistrado de carreira, sendo juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça. Em 1979, foi grande dinamizador da criação do Centro de Estudos Judiciários, de que foi Director entre 1981 e 1990. De Janeiro de 1990 a Abril de 1996 exerceu, sucessivamente, as funções de Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça e deputado à Assembleia da República. Entre Março de 2003 e Março de 2006, ocupou o cargo de ministro da República para a Região Autónoma dos Açores. Com intensa actividade cívica, é membro dirigente de várias associações, entre as quais se destacam a APAV e a CRESCER-SER, das quais é sócio fundador. Agraciado pelo rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de São Raimundo de Peñaforte, e pelo presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo (08-06-2005), é membro da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e exerce, actualmente, as funções de presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho. Com artigos publicados e inúmeras palestras proferidas sobre temas como a justiça, o direito, a educação, os direitos humanos e a cidadania em geral, é autor de vários livros.
O mais recente, editado este ano pela Quetzal, intitula-se “O Chamador”. A sua sinopse dá-nos as seguintes pistas: “Um velho encenador evoca as grandes personagens - quase todas trágicas - que o marcaram dentro e fora de cena, sobre as tábuas do teatro ou no vasto palco da vida.
À medida que desfia enredos e fisionomias, e recupera cenários reais ou efabulados, mantém um diálogo (às vezes agreste) com a sua própria memória - interlocutora fundamental para a recuperação desse passado, mas nem sempre fiável.(…) Sempre ligado à Justiça, operando num sector da vida pública em que a garantia dos direitos de uns, passa pela supressão dos direitos de outros, Dr. Laborinho Lúcio presta aqui homenagem aos proscritos e esquecidos da sociedade, e restitui-lhes a estatura humana que lhe é devida”.

Esta iniciativa conta, mais uma vez, com o apoio do Município de Peniche e é de entrada livre.
Como tal, considerem-se, desde já, convidados!

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]