quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

 

A FONTE DA CONSOLAÇÃO








Clique nas imagens para aumentar


Desloquei-me à Consolação com a intenção de fotografar a fonte que deu de beber a muita gente da nossa terra, digamos, passe a publicidade, era a água do Luso de outros tempos. Eram muitas as pessoas, entre as quais eu próprio, que iam ali buscar água para beber, dado que a água que a rede pública distribuía era extremamente ferrosa. Havia mesmo um senhor que fazia abastecimento público. Lá encontrei a fonte, agora já contaminada pelas fossas que ali se implantaram, mas rodeada de umas desgraças. Alguém abriu umas valas a céu aberto para drenagem das águas que escorriam e que foram entubadas até junto da fonte. E qual vai ser a desgraça. O mar está quase a chegar à fonte, quando, noutros tempos, ficava seguramente a 100 metros. Quando ali chegar e vai ser numa das próximas marés vivas, aquelas valas vão facilitar-lhe a vida para levar toda a parte de praia que hoje está entre ele e as valas. Mas uma desgraça não vem só, está em construção uma esplanada “lacustre” em situação desafiadora da acção do mar, que não dá para perceber a quem é que se irá pedir responsabilidades e indemnizações, quando a situação se complicar. Mas, cada um expõe-se aos riscos que quer e não me compete a mim censurar, o que me compete é, como munícipe, perguntar qual foi a entidade local que autorizou aquela construção naquele local. Uma das fotografias que publico, tiradas hoje 26/02/14 (12 horas) mostra que uma maré de 3 metros chegava a cerca de 10/15 metros da construção. Resta-nos esperar para ver.






Etiquetas:


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

 

O CORDÃO DUNAR DESAPARECE “A OLHOS QUE NÃO QUEREM VER”





















O conjunto de fotografias que publico ilustram o que se está a passar com o cordão dunar, apenas na parte que vai da praia da Cambôa à zona dos hotéis. A parte superior da zona compactada tem sítios onde apenas há um espaço inferior a 2 metros, isto é, está quase a romper para o lado da Avenida Monsenhor Bastos. Na zona utilizada pelos utentes dos hotéis a denominada Praia da Cova da Alfarroba, como não se construiu uma passagem elevada, as dunas estão a desaparecer, como se pode constatar. E o resto já toda a gente conhece e quem vier a seguir que feche a porta. 

Etiquetas:


domingo, 23 de fevereiro de 2014

 

A poluição e a mudança nos oceanos



Durante os últimos dez anos, os cientistas aprenderam muito sobre os efeitos da acidificação dos oceanos sobre os ecossistemas marinhos. Tornou-se óbvio que, com o aumento das emissões de dióxido de carbono de actividades humanas, os oceanos absorvem grandes quantidades deste gás de efeito estufa e se tornam mais ácidos. O aumento da acidez, o aumento da temperatura da água e outros factores de stress podem alterar os ecossistemas marinhos de forma dramática - com consequências para a economia e a sociedade.

Etiquetas:


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

 

E A POUSADA NA FORTALEZA?



Já passou um ano que fiz a pergunta e não dei por nada sobre a situação do projecto da pousada na fortaleza. Como munícipe ainda não o esqueci e não tenho esperança que me seja dada qualquer resposta pessoal, mas entendo que o povo de Peniche tem o direito de saber o que se passa, ainda que seja para dizer que aquele projecto não tem interesse nem dignidade para ser colocado junto de outros mais importantes.

Etiquetas:


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

 

O ANTIGAMENTE DA NOSSA TERRA – 12


O Cinemar constituiu um orgulho nosso como sala de espectáculos e durante muito tempo foi a melhor sala da região oeste. Infelizmente a sua exploração comercial não correu bem e a empresa sua proprietária teve de proceder ao seu enceramento. Na época em que aquele edifício esteve inoperante surgiu a ideia de o transformar na sala municipal de eventos. Nunca ficou claro o motivo da não concretização da ideia, há asneiras que se fazem e que só mais tarde se lamentam. Hoje Peniche não tem nada que se assemelhe ao que foi aquela sala e quanto gostaríamos de a ter ao nosso dispor, os homens de então passaram e o resultado da sua pouca audácia cá ficou. 

Etiquetas:


sábado, 15 de fevereiro de 2014

 

EXPLICANDO O QUE SE OBSERVA DE MUDANÇA NO OCEANO


Durante os últimos dez anos, os cientistas aprenderam muito sobre os efeitos da acidificação dos oceanos sobre os ecossistemas marinhos. Tornou-se óbvio que, com o aumento das emissões de dióxido de carbono de actividades humanas, os oceanos absorvem grandes quantidades deste gás de efeito estufa e tornam-se mais ácidos. O aumento da acidez, o aumento da temperatura da água e outros factores de stress podem alterar os ecossistemas marinhos de forma dramática - com consequências para a economia e a sociedade.


Etiquetas:


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

 

AFINAL O RIO DE SÃO DOMINGOS EXISTE











O rio de São Domingos, afinal está vivo, quis lembrar-nos isso através destas imagens.

Etiquetas:


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

 

UMA OPORTUNIDADE A NÃO PERDER


O prédio que destaco na imagen está à venda, se assim é parece que o município tem uma boa oportunidade de centralizar o acervo museológico da cidade constituindo ali um núcleo cultural onde vários elementos podem ser desenvolvidos. Há oportunidades que não se devem perder e, apesar da situação financeira da Câmara Municipal não estar de boa saúde, talvez seja possível recorrer a fundos europeus e até a um empréstimo junto da população do concelho, não custa tentar se se conseguir um bom projecto que galvanize e convença o interesse geral. Foi naquela casa que funcionou a Escola de Artes e Ofícios, onde a D. Maria Augusta Bordalo Pinheiro promoveu o desenvolvimento e aperfeiçoamento da arte da renda de bilros. 

Etiquetas:


sábado, 8 de fevereiro de 2014

 

O ANTIGAMENTE DA NOSSA TERRA – 11




Durante muitas décadas esta foi a única entrada de Peniche. A última fotografia representa o conhecido “Portão de Peniche de Cima”, já alterado na sua largura relativamente ao seu original pois, nessa altura, era igual ao que, ainda hoje, dá acesso à Ponte Velha e ambos possuíam os respectivos portões em madeira. Como curiosidade e ainda reportando-me à mesma fotografia, a estrada, como se perceberá, era feita em cimento até à entrada da Atouguia da Baleia, diz-se que terá sido assim feita a prever a eventualidade de poder vir a ser utilizada para servir um eventual desembarque de tropas na 2ª guerra mundial.

Etiquetas:


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

 

FESTIVAL DE SOPAS


É JÁ AMANHÃ NÃO ESQUEÇA PARTICIPE

Etiquetas:


domingo, 2 de fevereiro de 2014

 

O MAR FOI ÀS COMPRAS AO INTERMARCHÊ





Onde é que isto vai parar?








Estas são as únicas obras que as nossas cabeças "bem pensantes" sabem executar.
Fotografias obtidas da parte da manhã.


Às 16 horas estava assim e amanhã mostrarei o resto.


Entretanto, nem tudo é mau, já começou o canal de ligação do mar de Peniche de Cima com o de Peniche de Baixo. Pena foi que se voltasse a destruir, mais uma vez, o manto de seixo rolado que suporta as areias da praia de Peniche de Cima e, portanto, cada vez será mais fácil o mar galgar. Ideias brilhantes. 







E aqui ficam mais uns aspectos de uma tragédia que anuncio há 30 anos. Não venham, entretanto, com a ladainha de que o estado é o culpado, porque se o estado resolvesse tudo não precisávamos de câmaras municipais.Amanhã a novela vai continuar.





Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]