sábado, 26 de abril de 2014

 

A ODISSEIA NO ESPAÇO


“No domingo, 20 de Abril, 2014, a tripulação da Expedição 39 a bordo da Estação Espacial Internacional acolheu quase duas toneladas e meia de suprimentos e cargas científicas úteis para a estação, com a chegada do terceiro SpaceX Dragão, nave espacial de carga comercial. Esta imagem de SpaceX Dragão foi enviada pelo engenheiro de voo Steve Swanson acompanhada com a mensagem: "Nós temos um dragão. Tudo está bem."
Com Dragão em segurança no aperto de Canadarm2, o oficial de robótica em Mission Control operando remotamente o braço para instalar a cápsula à sua porta no lado voltado para a Terra do módulo Harmony. Uma vez que Dragão estava no lugar, engenheiro de voo Rick Mastracchio monitorando as operações de acostagem para primeira e segunda fase de acoplagem da nave de carga, assegurando que o veículo estava firmemente ligado à estação com um companheiro difícil. Segunda fase foi concluída às 10:06 am EDT como a estação voando 260 milhas acima do Brasil.
Crédito da imagem: NASA”

NOTA PESSOAL - Esta foi a notícia do acontecido e, tal é a normalidade com que ocorrem estas situações, já quase ficamos indiferentes perante o avanço científico que representa. Recordo, com alguma nostalgia, a noite que passei em claro a ver o desembarque na Lua. A imagem mostra a nave agarrada pelo tal braço e tendo como cenário de fundo o nosso planeta.

Etiquetas:


terça-feira, 22 de abril de 2014

 

Tudo depende das circunstâncias!


AS MESMAS PESSOAS QUE FAZEM TUDO O QUE ABAIXO SE PODE CONSTATAR, SÓ NÃO PODEM MEXER UMA PEDRA PARA DEFESA DA PRAIA DA CAMBOA, COMO ME FOI DECLARADO PESSOALMENTE.
João Avelar

Fortaleza de Peniche - Intervenções municipais diversas de recuperação e limpeza do pano amuralhado
http://www.cm-peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=fe562e47-0fe5-42b5-b9cf-6c21beacd32f

Vá lá saber-se porquê.

Etiquetas:


 

AINDA A PROPÓSITO DO DIA DA TERRA


NÃO SERÁ UMA PENA ESTRAGARMOS ISTO?

Etiquetas:


 

Dia da Terra – Um dia para pensar e agir


Assinala-se hoje, 22 de Abril, o Dia da Terra, que visa consciencializar cidadãos e decisores políticos para a importância da conservação dos recursos naturais do planeta.
O tema escolhido para este ano - Cidades Verdes – realça a necessidade de evolução dos centros urbanos onde já metade da população mundial vive, para lugares mais humanos e sustentáveis, agora que os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.
Celebrado em quase duas centenas de países, a efeméride é coordenada globalmente pela Earthday Network.

Etiquetas:


segunda-feira, 21 de abril de 2014

 

REPOSIÇÃO DE ÁRVORES ABATIDAS




As árvores que em Novembro de 2013 foram abatidas foram substituídas por outros exemplares, o que é de louvar. Agora resta-nos ter a paciência de esperar mais 70 anos para as ver com o porte das abatidas.

Etiquetas:


 

O ACENDER DO CÍRIO PASCAL










As imagens são representativas da cerimónia do acender do Círio Pascal. Começou com uma fogueira acesa pelo Grupo de Escuteiros de Peniche e nela foi aceso o Círio Pascal que vai ficar nas igrejas da Paróquia.

Etiquetas:


segunda-feira, 14 de abril de 2014

 

O ANTIGAMENTE DA NOSSA TERRA – 016






As localizações das praias de banhos foram alterando consoante as circunstâncias. Como podemos verificar elas já se situaram na Ribeira, junto às muralhas da fortaleza, na Ponta da Investida, no local onde hoje existe uma rampa varadouro a seguir à ponte de acesso ao Largo da Câmara. Nos tempos mais recentes Camboa e Molhe Leste. A propósito da Camboa e da foto que a representa, dá para apreciar a altura de areia que, à época, existia nesta praia a partir da fachada do edifício dos Socorros a Náufragos.

Etiquetas:


sexta-feira, 11 de abril de 2014

 

LAVAR OS OLHOS NO ESPAÇO


·         tulo Espaço colírio
·         Lançamentos 2014/08/04 10:31
·         Direitos de autor NASA
·         Descrição
Nós todos sabemos o que fazer se alguns salpicos nocivos foram para os nossos olhos: lavar com muita água. Como muitas coisas no espaço, no entanto, uma simples operação na Terra pode se tornar bastante complicado quando flutuando na ausência de gravidade.
Imagine que você é um astronauta na Estação Espacial Internacional e uma mancha de poeira fica no seu olho ou você, acidentalmente, espirra molho de pimenta ou algo ainda pior, lá. De onde você tira a água e como é que você lava os olhos? Não há torneiras de água que flui e mesmo se colocar água em suas mãos é impossível em gravidade zero.
E pense em limpar depois - água flutuando, equipamentos eléctricos no espaço, não é uma boa ideia.
Engenheiros surgiram com a ideia vista nesta imagem. O astronauta da ESA Alexander Gerst está praticando a versão espaço de "lavar copiosamente com água corrente" no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, EUA. Os óculos são ligados a uma solução para lavagem dos olhos, que é bombeado em torno dos olhos e em seguida retirada.
Embora a engenhoca possa parecer dolorosa, Alexander comenta: "Ele não se sente estranha, mas, pelo contrário, é bom saber que temos esses itens a bordo."
Este curso de actualização médica está tornando Alexander pronto para sua missão Blue Dot que começa a 28 de Maio, quando ele sair para o espaço com o cosmonauta Maxim Suraev e o astronauta da NASA Reid Wiseman para uma expedição de seis meses na Estação Espacial Internacional.
·         Id 306833

Etiquetas:


terça-feira, 8 de abril de 2014

 

"O MAR É NOSSO"

Integrada na actividade rotária RYLA 2013-14, onde participam jovens de todo o país, o Rotary Club de Peniche convida toda a população de Peniche a participar nesta sessão aberta, cujo tema "O Mar é Nosso" diz muito aos Penicheiros. Como rotário tenho muito gosto em que participe e orgulho nesta realização do meu clube.

Etiquetas:


domingo, 6 de abril de 2014

 

A NOSSA HORTA




Também nos vamos actualizando, agora, Peniche de Cima já tem a sua "Horta Comunitária"

Etiquetas:


sexta-feira, 4 de abril de 2014

 

A EUROPA NA EPOPEIA DO ESPAÇO


03 de Abril de 2014
"A capacidade dos cidadãos europeus, políticos e prestadores de serviços para acesso a dados ambientais fundamentais em uma base de rotina vai dar um grande passo em frente após o lançamento hoje da Sentinel-1A satélite da ESA.
O satélite de 2,3 tonelada decolou em um foguete Soyuz do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa às 21:02 GMT (23:02 CEST). A primeira fase separada 118 segundos mais tarde, seguido pela carnagem (209 segundos), a fase 2 (287 segundos) e a montagem superior (526 segundos).
 Sentinel-1A é o primeiro de uma frota de satélites da ESA prestes a entregar a riqueza de dados e imagens que são centrais para o programa Copernicus da Europa.
Concebido como uma constelação de dois satélites - Sentinel-1A e-1B - o Sentinel-1 missão usa um radar avançado para fornecer uma qualquer tempo, a oferta do dia-e-noite de imagens da superfície da Terra. Os dados serão beneficiados vários serviços, incluindo o acompanhamento da extensão árctica do gelo marinho, a vigilância do ambiente marinho, o monitoramento da superfície terrestre para os riscos de movimento e mapeamento para suportar situações de ajuda e de crise humanitária."

NOTA PESSOAL - Também a Europa consegue maravilhas neste campo e com utilidade para todos nós, que pena que a mesma capacidade dos cidadãos europeus não chegue para se entenderem em coisas bem mais simples, para bem de todos. Os votos atrapalham tudo.

Etiquetas:


quarta-feira, 2 de abril de 2014

 

O ANTIGAMENTE DA NOSSA TERRA – 15







As fotografias representam a Praça Jacob Rodrigues Pereira, considerada a praça central da nossa cidade. São vários os aspectos que tomou mas há um pormenor interessante de verificar, o muro do jardim municipal varia em quase todas. Consta que cada facção política que assumia o comando da câmara, então como agora, pretendia deixar visível a sua marca através do formato do muro do jardim, a obra quase sempre escolhida.
Permitam-me uma pequena vaidade pessoal, aquele senhor que, na primeira foto, está junto da árvore, de colete e mangas de camisa branca, junto a um miúdo de bibe branco, é o meu avô materno João Petinga e o miúdo é o José Labisa, antigo dono do Café Aviz.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]