Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro, 2014

FRANCISCO FÉLIX EXPÕE AS SUAS FOTOGRAFIAS

Imagem
Francisco Félix expõe as fotografias temáticas que nos tem mostrado, com tanto êxito, no Facebook. Agora vamos ter a oportunidade de admirar uma visão de conjunto.
A NÃO PERDER

O FUTURO EM NOSSAS MÃOS

Imagem
Do colóquio “IMPACTOS DAS TEMPESTADES NO LITORAL PORTUGUÊS” e consequente diálogo com os professores que o protagonizaram, tivemos conhecimento de que a baía de Peniche de Cima estava a ser monitorizada pelos serviços oficiais e que, perante os elementos recolhidos, já se consolidaram prognósticos do que será o avanço do mar naquela zona e sobre a nossa cidade, que vou procurar transmitir através de fotografias que publico a seguir, com os comentários explicativos de cada uma delas.

Esta primeira fotografia representa um gráfico comparativo entre o volume de areia que o mar tem levado da praia (erosão) e o que repõe (acreção). Como se vê a realidade está a favor da erosão. Isto responde àquelas almas que, de forma displicente, têm afirmado que “o mar tanto leva como traz”.

A segunda fotografia tem em vista salientar que de entre as formas de contrariar a evolução danosa do mar está a construção de esporões, não de ilhas, como se fez na Camboa. Um esporão está radicado em terra e entr…

UMA CORRECÇÃO BEM EXECUTADA

Imagem
Quando o vendaval destruiu o lanço final desta escada a reparação inicial ficou a conduzir as pessoas para cima de uma parte da duna, portanto, sem este lanço final. Feita a correcção as pessoas chegam directamente à praia, sem danificação da duna. Esta nova situação teve duas vantagens, descarrega as pessoas, como se disse, na praia e interrompeu um sobe e desce, destruidor, através da duna, como se pode ver na imagem 2. 

QUANDO A VIDA VALE A PENA

Imagem
Francisco Gonçalves Domingos, nascido a 31.Janeiro.1953
“Um homem profundamente humano, de carácter, um exemplo/modelo de professor, amigo, solidário e generoso, um cidadão cristão. Entrega-nos na totalidade a sua vida e o seu Ser, numa missão de ensinar, não só letras e conhecimentos, mas valores como a esperança, paz, solidariedade e coragem para enfrentarmos, sem medo, uma sociedade onde é preciso contribuirmos e ajudarmo-nos uns aos outros, onde nós não valemos por aquilo que temos, mas antes por aquilo que somos capazes de fazer com e aos outros.”
Quando na hora da retirada se tem a oportunidade de alguém dizer de nós o que vi escrito no sítio da Escola Secundária é, para além de enternecedor, o sinal de que a vida deste homem valeu a pena.
Ao meu amigo Francisco o desejo de que esta felicidade continue na sua vida.

O NOSSO INFERNO

Imagem
A fotografia acima mostra o estado em que ficou a placa indicadora do Carreiro do Inferno.
Numa análise atenta constata-se com facilidade que não se trata dos efeitos de um qualquer acidente, são, porém, bem reveladores da acção premeditada de alguém, que porventura nunca fez nada de válido na vida, que resolveu, assim, demonstrar a sua habilidade.
Este é o inferno que os civilizados têm que aguentar a energúmenos que apenas sabem destruir.

UMA HOMENAGEM AO SNR. DR. FERNANDO NOLASCO DA SILVA

Imagem
Num gesto pessoal de profunda gratidão, quer pelos momentos inesquecíveis de prazer que desfrutei na sua companhia e a bordo do seu iate Spés, quer pelos ensinamentos náuticos, e não só, que me transmitiu, publico a fotografia daquele maravilhoso barco.
Para quem desconheça a pessoa em causa devo referir que o Snr. Dr. Fernando Nolasco da Silva, foi médico oftalmologista em Peniche e o principal fundador do Clube Naval de Peniche.
A sua dedicação às coisas do nosso Clube Naval, traduzida, também, no suporte de muitas despesas iniciais, levou a que, sendo há muitos anos associado na Associação Naval de Lisboa, fizesse questão de mandar pintar na proa do seu barco o galhardete do Clube Naval de Peniche, como se pode analisar na fotografia.
Outros tempos, outras vivências.
Outubro – 2014.

ESTA ÁRVORE ESTÁ A CAMINHO DO CENTENÁRIO

Imagem
Este é um dos exemplares que contém o Jardim do Baluarte

Esta é uma vista aproximada para que se repare na quantidade de ramos pendentes ao nível das mãos para que qualquer miúdo se possa pendurar.

Nesta outra visão verifica-se que um dos ramos cresceu desmesuradamente e está em risco de esgalhar.

Aqui podemos observar uma quantidade de ramos quebrados pelo vento a precisarem de ser retirados.
CONCLUSÃO - O estado desta árvore revela a incúria de quem tem obrigação de cuidar dela, qualquer dia, por qualquer motivo, é mais fácil chegar-se à conclusão de que o melhor é ser abatida como as do Alto do Vilas e substituída por uma outra qualquer que daqui a 80 anos terá o seu porte. FÁCIL E DÁ MENOS TRABALHO





O PLÁSTICO, QUE TANTO UTILIZAMOS, TEM CUSTOS AMBIEMTAIS INCALCULÁVEIS

Imagem
Os organismos podem ser negativamente afectados por nano partículas de plástico, não apenas nos mares e oceanos, mas em depósitos de água doce também. Estas partículas retardam o crescimento de algas, causam deformidades em pulgas de água e impedem a comunicação entre pequenos organismos e peixes. É a primeira vez que tais efeitos de plástico em organismos de água doce têm sido estudados. Plástico nos oceanos (sopa de plástico) foi estudado por algum tempo por afectar seriamente a vida aquática, mas até agora poucas pesquisas têm sido realizadas para os níveis e efeitos de plásticos no ambiente de água doce. "As principais fontes de plástico estão na terra, por isso é importante também olhar para os efeitos do plástico em terra", diz o professor Bart Koelmans, líder do grupo de pesquisa da Universidade de Wageningen e IMARES. "Nós sabemos que as partículas nano plastic são libertados durante os processos tais como o corte térmico de plásticos e impressão 3D e quando pequenas…

PODE-SE TENTAR SALVAR AS NOSSAS PALMEIRAS

Imagem
O plano de acção para tratamento das palmeiras efectadas com o escaravelho vermelho existe desde 2013. Para consulta do mesmo aqui fica o caminho:
https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=active&q=plano%20de%20ac%C3%A7%C3%A3o%20para%20o%20controlo%20de%20rhynchophorus%20ferrugineus%20(olivier)

O Ebola é mortal mas evitável!

Imagem
APRENDA A PROTEGER-SE E DIVULGUE
PARA BEM DA HUMANIDADE
(SE TIVER DIFICULDADE EM LER PROCURE AUMENTAR A IMAGEM CLIQUE NO TEXTO ATÉ A IMAGEM AUMENTAR)

Parque de energia das ondas de Peniche

Imagem
(Lusa)- A empresa finlandesa AW Energy anunciou hoje, em Peniche, um investimento de 25 milhões de euros na construção de um parque para produção de energia das ondas, criando condições para em 2017 começar a sua exploração comercial. John Lilijelund, presidente executivo da empresa, disse à agência Lusa que o investimento, comparticipado em 9,1 milhões de euros pela União Europeia, é destinado à construção, montagem e instalação, no fundo do mar ao largo da praia da Almagreira (Peniche), de 16 máquinas, enormes pás que oscilam com o movimento das correntes, possuindo uma potência de 350 quilowatts (KW) cada uma e 5,6 megawats (MW) na totalidade. O responsável anunciou que a AW Energy vai avançar com a instalação da tecnologia "wave roller" em duas fases distintas para aumentar a capacidade de produção, estando a primeira a iniciar-se com a produção e montagem das 16 máquinas nos Estaleiros Navais de Peniche. Ler mais:http://visao.sapo.pt/parque-de-energia-das-ondas-de-peniche-…

CÍRIOS - NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Imagem

NOITE SOLIDÁRIA

Imagem
Duas crianças, BRUNA e MARCO, portadoras de uma doença rara, Neuropatia Sensitiva - tipo II, precisam e muito de ajuda.
Com esse intuito, irá decorrer no próximo Sábado, 11 de Outubro no Pavilhão Stella Maris em Peniche, uma Noite Solidária com o Grupo Gerações Unidas. 
Apela-se à sua presença.

A COR DE ANTERO ANASTÁCIO

Imagem
O nosso conterrâneo Antero Anastácio, artista plástico, que através das suas obras muito tem contribuído para a divulgação da nossa terra, lançou o livro Música da Cor, de que reproduzo imagens. A especificidade da sua arte e do tipo de cor que utiliza tornam muito agradável a visão dos seus trabalhos.

QUANDO O INTERESSE POLÍTICO/PARTIDÁRIO SE SOBREPÔE AO INTERESSE DA NOSSA TERRA

Imagem
Depois de mais uma opereta política acerca do fecho de duas escolas no nosso concelho, interessa fazer uma análise mais serena do que, na realidade, se passou. Os factos dizem que todos os políticos locais sabiam que as escolas, agora encerradas, iriam fechar logo que estivesse ultimado o processo de instalação do Centro Educativo de Atouguia da Baleia, desde 2011. Este processo teve a sua tramitação legal e a Câmara Municipal em determinado momento foi alertada para anomalias da candidatura na base da falta de determinados documentos. O tempo foi correndo e a entrega dos elementos em falta não se verificou, do que resultaram duas situações, a perda do financiamento para construção do Centro Educativo e o encerramento, então previsto e adiado, das duas escolas. Consumadas as duas situações vem a Câmara Municipal fazer o habitual show-off das providências cautelares para votante ver. Com tudo isto o verdadeiro prejudicado foi o nosso concelho, que não conseguiu, por inépcia de quem li…

DIVAGANDO NUM PASSEIO DA ARMÉRIA - BATALHA

Imagem
Para além do benefício físico, cultural e de são convívio, também nos dão o prazer de fazer o gosto ao dedo, assim são os passeios da Arméria.