Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro 29, 2014

FRANCISCO FÉLIX EXPÕE AS SUAS FOTOGRAFIAS

Imagem
Francisco Félix expõe as fotografias temáticas que nos tem mostrado, com tanto êxito, no Facebook. Agora vamos ter a oportunidade de admirar uma visão de conjunto.
A NÃO PERDER

O FUTURO EM NOSSAS MÃOS

Imagem
Do colóquio “IMPACTOS DAS TEMPESTADES NO LITORAL PORTUGUÊS” e consequente diálogo com os professores que o protagonizaram, tivemos conhecimento de que a baía de Peniche de Cima estava a ser monitorizada pelos serviços oficiais e que, perante os elementos recolhidos, já se consolidaram prognósticos do que será o avanço do mar naquela zona e sobre a nossa cidade, que vou procurar transmitir através de fotografias que publico a seguir, com os comentários explicativos de cada uma delas.

Esta primeira fotografia representa um gráfico comparativo entre o volume de areia que o mar tem levado da praia (erosão) e o que repõe (acreção). Como se vê a realidade está a favor da erosão. Isto responde àquelas almas que, de forma displicente, têm afirmado que “o mar tanto leva como traz”.

A segunda fotografia tem em vista salientar que de entre as formas de contrariar a evolução danosa do mar está a construção de esporões, não de ilhas, como se fez na Camboa. Um esporão está radicado em terra e entr…