sábado, 31 de outubro de 2015
PENSE GRANDE SNR. PRESIDENTE
Pense que a zona,
que hoje pertence à actividade da pesca, onde está a querer construir a marina,
poderá vir ainda a ser reutilizada na mesma actividade, porque, estando e
continuando, como queremos, voltados para o mar, talvez os nossos vindouros
venham a ser capazes de fazer uma coisa, que nós não fizemos, quiçá pensar e
revitalizar a actividade da pesca.
Pense que o que
acabou por ser feito de um dos sonhos que tivemos, nós penicheiros, seria ter o
fosso da muralha devidamente aproveitado e deu no que deu.
Pense que não
devemos encavalitar umas coisas nas outras e ainda uma não está repensada e já
estamos a querer encavalitar no mesmo espaço mais uma.
Pense no estado
em que está o nosso molhe oeste, que terá, mais ano menos ano, que ser reparado
de vez, a ponto de já ter sido alvitrado fazer-se uma lomba de rebentação
externa para sua protecção.
Pense que 80%
dos materiais que compõem parte do citado molhe são recuperáveis para mudar de
sítio.
Pense que o
istmo de Peniche não pode suportar a abertura de mais docas e carece de ser
defendido, também, a sul.
Pense que
Peniche merece e justifica uma marina oceânica, porque está a meio da costa
portuguesa, porque tem o abrigo do Cabo Carvoeiro, porque é um porto seguro já
conhecido internacionalmente, porque está a mais de 40 milhas da marina mais
próxima, porque ela representaria um equipamento que muito valorizava a região
centro/oeste, que todas estas potencialidades lhe dão a categoria de interesse
nacional e, por fim, nas 160.000 embarcações de recreio que passam na nossa
costa.
Pense no que foi
feito em Oeiras, Cascais, Sines, etc. etc.
Pense, agora,
Snr. Presidente, que se construía um novo molhe oeste a partir do Porto da
Areia Sul, com a ajuda dos tais 80% de materiais que constituem o molhe actual
e que, todo o terreiro, que hoje é parque de estacionamento, era transformado
num cais com mais uma frente voltada a sul, de onde sairiam parte dos pontões
de amarração de embarcações.
Pense, também,
que o Porto da Areia Sul poderia ser ligado, por um cais ao nível do mar, ao
Carreiro Fedorento, do qual partiriam mais pontões de amarração.
Pense, ainda,
que a nossa fortaleza, ficaria integrada no centro de toda esta actividade,
incluindo-se-lhe o Alto da Vela.
Pense no buraco
do Porto da Areia e na sua arriba a oeste, bem como em toda a costa sul até ao
Cabo Carvoeiro.
Pense que é dependendo
da valia do projecto em si e do que lhe for adicionado, que os investidores
aparecerão.
Pense que, quem
fez o actual Porto de Pesca, o governo da Nação como sabe, é capaz de ajudar a
obter os meios para que este desígnio se concretize.
Pense em lançar
a ideia.
Outubro de 2015.
Etiquetas: Pesca
terça-feira, 27 de outubro de 2015
NA CAMBÔA A HISTÓRIA É OUTRA
Na Cambôa a história é outra, enquanto a praia não tiver mais dois metros de altura de areia não haverá obra que resista. O mar continuará a partir contra a casa do Salva Vidas e a devastar o médão.
A solução continua à vista, reter a areia na praia através de um esporão em condições. Porra!
Etiquetas: Camboa e Quebrado
O PRIMEIRO TESTE DO QUEBRADO
As obras realizadas pelo Estado ao abrigo do POOC- Plano de Ordenamento da Orla Costeira no quebrado, foram sujeitas ao primeiro teste.
A obra realizada na zona mais abrigada ficou com um aspecto muito melhorado e dignificou o local.
Na parte que respeita à rampa varadouro, sítio onde o abrigo natural começa a faltar a situação parece menos eficiente. O esporão que se observa na figura central talvez devesse ser mais prolongado.
Etiquetas: Camboa e Quebrado
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
O TÔMBOLO DE PENICHE
Esquema de formação de um tômbolo.
Repare-se que por acção das correntes marítimas se acumulam, entre uma
pequena ilha e a orla continental grandes quantidades de sedimentos arenosos
que, acabando por emergir, formaram um istmo que faz a ligação ao território
continental. É a este istmo arenoso, ligando uma ilha ao continente, que se dá
o nome de tômbolo.
Tômbolo -
pequena ilha rochosa ligada ao continente por um istmo – faixa resultante da
acumulação de areias e seixos. A acumulação de areia, como aconteceu em
Peniche, dá-se entre o litoral e uma ilha próxima. No caso dos manterias
acumulados emergirem a ilha fica ligada ao continente por uma faixa arenosa a
que damos o nome de Tômbolo.
No nosso caso o tômbolo arenoso começa nos portões de Peniche de Cima e acaba em Porto de Lobos.
Esta situação pode ser instável se não for devidamente protegida, pelo que se torna fundamental o fortalecimento das dunas, em especial na zona norte, onde se verifica o maior assédio da força do mar.
Por isso me tenho preocupado, para além da preservação das dunas, com a acumulação de areia na praia do norte.
Só através da acumulação de areia na praia norte é possível alimentar as dunas da necessária areia, e porquê em especial a praia norte? Porque os ventos dominantes são de Noroeste e serão eles que farão a recarga de areia nas dunas.
Etiquetas: Curiosidades
sábado, 24 de outubro de 2015
O ESTACIONAMENTO DE AUTO CARAVANAS
A propósito do sinal de trânsito que acima reproduzo e que a
nossa Câmara inventou, fazendo a ridícula figura, que se imagina, perante as
pessoas que conhecem alguma coisa da matéria. Experimente a colocar o caminho abaixo
no seu computador e verifique que, de entre as dezenas de sinais oficiais
existentes, não existe a invenção da nossa Câmara.
Não tenho dúvida em admitir que entre os auto caravanistas
existem pessoas cujo civismo deixa muito a desejar, nem poderiam ser excepção
relativamente a uma boa parte dos restantes automobilistas, o que me aflige é o
facto de se estar a criar a fobia generalizada, do anti caravanismo, quanto ao
estacionamento, quando, nas mesmas circunstâncias, vejo outros veículos de
todas as espécies, até pertencentes a pessoas que tenho visto criticarem o
estacionamento de auto caravanistas.
O fenómeno do auto caravanismo é imparável, tantos são os
utilizadores do sistema, por isso me parece que as câmaras municipais
conscientes e interessadas em aproveitar, também, este fluxo turístico, só têm
que fazer o possível por criar as condições necessárias para o devido
ordenamento do mesmo, fazendo depois a exigência do cumprimento, por todos, das
regras gerais.
É evidente que estou a referir-me ao simples facto do
estacionamento da viatura e não à sua utilização como meio de acampamento.
Querer condicionar o estacionamento das auto caravanas,
quando a desordem do trânsito em geral, na nossa terra é, como é hábito dizer,
mato. (Ver Campo da Torre, Baleal, Super Tubos, Papôa, Consolação, etc. etc.)
Aconselha-se, portanto, que antes da repressão se faça a
política da educação, começando, logicamente, por arrumar a nossa casa, para
que, quando a visita chegar, aprenda a respeitar a ordem que encontra.
Caminho:
https://www.google.pt/search?q=sinais+de+transito&espv=2&biw=1422&bih=750&tbm=isch&imgil=_WA_XclPOdAzoM%253A%253Bj2yLZXjqh3T6lM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.comofazer.org%25252Foutros%25252Freconhecer-e-compreender-o-significado-dos-sinais-de-transito%25252F&source=iu&pf=m&fir=_WA_XclPOdAzoM%253A%252Cj2yLZXjqh3T6lM%252C_&dpr=0.9&ved=0CCkQyjdqFQoTCOTC1I-x28gCFUbTGgodBEsBuA&ei=ap4rVuRlxqZrhJaFwAs&usg=__fl0IQCVWLNAHTj49f6BOwVPoprs%3D#imgrc=_WA_XclPOdAzoM%3A&usg=__fl0IQCVWLNAHTj49f6BOwVPoprs%3D
Etiquetas: Política Local
terça-feira, 13 de outubro de 2015
ROTARY DISCUTE TEMAS DO INTERESSE DE PENICHE
"O MAR - FONTE DE PRODUTOS ALIMENTARES: Inovação e oportunidades"
ESTÁ CONVIDADO
QUINTA-FEIRA NO AUDITÓRIO DO INSTITUTO POLITÉCNICO
21 HORAS
Etiquetas: Curiosidades
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
CONTINUA O ABATE DE PALMEIRAS
Mais duas palmeiras foram abatidas esta manhã. Pelo visto é uma espécie a banir da nossa cidade.
A competência dos serviços camarários só dá para destruir e disfarçam a sua incompetência fazendo crer que as árvores estão ocas por dentro. Ocas estão as cabeças de quem propagandeia estas balelas para encobrir a tal incompetência.
Etiquetas: Política Local
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Os peixes movendo-se em direcção aos pólos a uma velocidade de 26 quilômetros por década
"Ilhas do Caribe (banco). "Os trópicos serão os perdedores
globais", diz William Cheung, professor associado no Centro UBC Pescas e
co-autor deste estudo. "Esta área tem uma elevada
dependência de peixe para a alimentação, dieta e nutrição. Vamos ver uma perda de populações de peixes que são importantes para as
pescas e as comunidades dessas regiões ".
Crédito: © jovannig / Fotolia
Um grande número de peixes desaparecerá dos trópicos em 2050, conclui um
novo estudo da Universidade de Britsh Colômbia, que analisou o impacto das
alterações climáticas sobre os recursos haliêuticos. O estudo identificou locais
específicos dos oceanos para extinção de peixes locais, mas também descobriram
que mudanças de temperatura irão conduzir mais peixe para o Ártico e águas
antárticas.
Usando os mesmos cenários de mudanças climáticas como o Painel
Intergovernamental Sobre as Alterações Climáticas, os pesquisadores projectaram
uma mudança em larga escala de peixes e invertebrados marinhos. No pior cenário, onde os oceanos da Terra aquecerem três graus celsius até
2100, os peixes poderiam afastar-se de seus habitats actuais a uma taxa de 26
quilómetros por década. Sob o cenário mais favorável, onde a
Terra se aquecer em um grau Celsius, os peixes mover-se-iam 15 quilómetros em
cada década. Isto é consistente com as mudanças nas
últimas décadas.
O post acima é reproduzido a partir de materiais fornecidos pela Universidade da Faculdade de
Ciências British Colúmbia."
NOTA PESSOAL - O que fica dito tem muito a ver com o que poderá ser o nosso futuro próximo, será necessário que as entidades que podem ter influência na decisão do futuro da nossa terra se debrucem sobre este tipo de problemas, que, até aqui, todos têm ignorado, assobiando para o lado e perdendo o seu tempo com banalidades.
Etiquetas: Pesca
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