quinta-feira, 4 de agosto de 2016

 

PETRÓLEO VERSUS PESCA


A ideia da exploração de petróleo na nossa costa aparece com alguma regularidade, como é o caso recente, e aparecem paralelamente conjuntos de cidadãos e organizações a afirmarem os malefícios de tal exploração, organizando sessões públicas e petições defendendo, quanto a mim de forma meritória, os seus pontos de vista. A verdade é que me parece que, de mansinho, a intenção de tal exploração vai fazendo o seu caminho.

No caso de Peniche, em especial, me parece que o assunto é de relevante interesse, a nossa dependência da pesca implica que defendamos a sustentabilidade dos stocks de pescado.

O Canhão da Nazaré é fundamental para essa sustentabilidade na medida que é ali que se geram os nutrientes que alimentam aqueles stocks e os fixam na nossa área.

Um acidente petrolífero aqui é fortemente penalizador dos interesses penicheiros.

Se tivesse responsabilidades governativas no nosso concelho não estaria descansado enquanto não tivesse o conhecimento da vontade dos munícipes.

Enfim, toda esta situação me trás à memória a situação consumada do nosso hospital, estamos habituados a chegar tarde aos incêndios e depois procurarmos demonstrar que a culpa é dos outros.

Etiquetas:


Comentários:
O problema não está apenas na questão da poluição, é muito maior , sendo de considerar um aumento astronómico do custo de vida se Peniche se constituir como porto de apoio. Vejam o que aconteceu em Aberdeen (Escócia) depois do inicio da exploração do petróleo no mar do Norte. A nossa amiga Ligia poderá explicar.
 
Versus e não versos!
 
Muito obrigado
 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]