domingo, 31 de janeiro de 2016

 

75º Aniversário do GDP


1ª sede Rua da Alegria nº 10

Ontem 30 de Janeiro o GDP completou 75 anos de existência. Por isso publico o local da sua primeira sede que, com 4 anos de idade, frequentava, dado que nasci no prédio ao lado.
Salvo qualquer lapso de memória, foi seu primeiro presidente o Snr. Dr. Ernesto Moreira e pertenciam à Direcção os Snrs. João Conceição, Francisco Salvador, Hermano Frazão, Francisco Petinga, Luís Almeida e porventura outros de que não tenho Memória.
Espero  que sejam muitos mais os seus anos de vida, com os êxitos que todos lhe desejamos.

Etiquetas:


sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

 

Por que a ingestão de peixe por mulheres grávidas melhora o crescimento do cérebro de uma criança



14 de Janeiro de 2016
Fonte:
Universidade de Tohoku
Resumo:


Uma explicação para a correlação entre comer peixe durante a gravidez, e a saúde do cérebro do bebé, foi descoberto por um grupo de pesquisadores. Lipídios na dieta contém ácidos graxos, como ómega-6 e ómega-3, que são nutrientes essenciais para muitos animais e seres humanos. O grupo de pesquisa descobriu que uma ingestão equilibrada de lipídios por mulheres grávidas é necessária para a formação normal do cérebro do feto.

Etiquetas:


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

 

FALAVA-SE DO RATO PRETO DA BERLENGA


É considerado pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como uma das 100 piores espécies invasoras do mundo.

Ainda tem 99 piores ou já está classificado em primeiro lugar?

Tudo parece conjugar-se para que o “repelente” rato preto seja a tal espécie, cuja eliminação será a salvação final do Arquipélago das Berlengas.

Pelo menos é aquele mais fácil de abordar, como bode expiatório, para gáudio dos senhores cientistas que controlam, ou dizem fazê-lo, a biodiversidade da nossa, por enquanto, ilha.

Entramos no quarto semestre de vida do projecto Life-Berlenga e no seu sítio continuamos a encontrar na página dos resultados dos trabalhos a seguinte inscrição:

“Texto sobre resultados vazio”

Temos portanto que aguardar mais uns tempos para sermos informados, como é nosso direito, acerca do que se está a passar na nossa ilha.

Esperamos também que seja abordado o calcanhar de Aquiles do grupo de trabalho, o excesso populacional das "cândidas" gaivotas de patas amarelas, e não só, facto que nunca vi abordado pelos senhores cientistas, ou já estará resolvido sem termos dado por ela?

Penso que a excessiva acidificação do solo, resultado do volume de excrementos depositados, bem como o manto de penas que cobre a parte superior da ilha, serão, também, uma invasão das de pior resultado e, no caso específico da Berlenga, estará em primeiro lugar.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]