quarta-feira, 26 de outubro de 2016

 

A GEOLOGIA DE PENICHE




O Snr. Prof. Dr. Luís Vitor Duarte esteve entre nós para abordar um tema que lhe foi proposto pela Arméria – Ass. Ambientalista e o Rotary Club de Peniche em parceria, para debater os:

IMPACTOS DA GEOLOGIA DE PENICHE. O QUE FALTA FAZER?

Perante um Auditório Municipal com lotação esgotada o Snr. Professor dissertou e salientou o interesse mundial do parque geológico que Peniche possui.

Na impossibilidade de vos transcrever o que ali foi dito, procurarei transmitir, através de imagens que fixei, o real valor geológico da nossa costa:



O registo jurássico que revela as nossas origens.


A evidência da importância a nível internacional.


 A prova de que a Berlenga é parte de todos nós.


O que falta fazer com urgência.


Porque o trabalho já começou há sete anos.


E o Museu Municipal está à espera.


Ficam as considerações finais.


Etiquetas:


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

 

17º ANIVERSÁRIO DA ARMÉRIA


Recordo que está a decorrer a exposição comemorativa

Etiquetas:


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

 

A ROTUNDA



A “Rotunda do Zarolho”, digo eu, na sua última versão. A evidência resulta, logo, os beneméritos da cidade que estejam interessados devem adiantar-se, ainda há dois gavetos disponíveis, que equivalem a dois lugares no “pódio”.

Etiquetas:


sábado, 8 de outubro de 2016

 

Peniche lança concurso de 6,1 milhões de euros para remodelar ETAR da cidade



Peniche, Leiria, 06 out (Lusa) - Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Peniche lançaram concurso para remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, no valor de 6,1 milhões de euros, informou hoje o presidente do conselho de administração.

O município entende que o investimento na água deve ser uma prioridade para qualificar ainda mais Peniche enquanto destino turístico", afirmou à agência Lusa António José Correia, que é também presidente da Câmara Municipal.
O autarca explicou que, como a ETAR recebe não só águas residuais domésticas, como também águas residuais pré-tratadas de indústrias de transformação de pescado, localizadas na cidade, "a carga de afluentes tem levado a alguns problemas de funcionamento" na ETAR.
Além disso, por estar em funcionamento desde 2001, é necessário adaptar a infraestrutura a novas soluções tecnológicas de tratamento, de desodorização e de desinfeção, assim como estabilizar as arribas no local.
António José Correia lembrou que a ETAR está exposta a uma "elevada agressividade marítima" localiza-se no Cabo Carvoeiro, zona de passagem de residentes e turistas.
A ETAR trata as águas residuais da cidade de Peniche e tem capacidade para dar resposta a efluentes de 48.500 habitantes, quase o dobro da população do concelho.
O concurso tem um custo de 6,1 milhões de euros, dos quais 85% são comparticipados por fundos comunitários.
A empreitada tem um prazo de execução de ano e meio. 
FYC // JLG
Lusa/Fim
Fonte: Oeste Global/ Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)”


NOTA PESSOAL – A notícia é excelente face à necessidade que se tem verificado há já longo tempo. Espera-se que a remodelação anunciada seja mais virada para o seu sistema de funcionamento e não se resuma a obra de cosmética.

Etiquetas:


terça-feira, 4 de outubro de 2016

 

Reserva marinha liderada pela comunidade vê lagostas prosperar


Encontro:
03 de Outubro de 2016
Fonte:
University of York
Resumo:
O primeiro e-protegida totalmente única reserva marinha na Escócia está a revelar-se altamente benéfico para a conservação marinha e das pescas, com lagostas mais do que dobrando em número e aumentando de tamanho.
Eles descobriram que a protecção na reserva marinha foi benéfica para lagostas, com sua densidade, comprimento e peso a ser maior que a encontrada em outros locais. As capturas de ovas de lagostas do sexo feminino também foram duas vezes mais altas na reserva, e estas fêmeas realizam uma média de 22 por cento mais ovos, aumentando o potencial de criação de animais.
Estudos de marcação também mostram que as lagostas estão se espalhando para fora da reserva marinha em número crescente, aumentando assim a pesca local.
NOTA PESSOAL – Como estarão a evoluir os percebes, que a nossa Reserva da Berlenga tem como mira preservar?


https://www.sciencedaily.com/releases/2016/10/161003092610.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+sciencedaily%2Fplants_animals%2Ffisheries+%28Fisheries+News+--+ScienceDaily%29

Etiquetas:


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

 

PARA QUEM SE INTERESSA PELAS COISAS DE PENICHE


Etiquetas:


sábado, 1 de outubro de 2016

 

SOBRE A NOSSA FORTALEZA


Quando vi anunciada a ideia do governo de abrir à gestão privada alguns dos imóveis que mantém na sua posse, há muitos anos em regime de degradação permanente, e que, desses imóveis, constava a fortaleza de Peniche, fiz o propósito de aguardar a reacção que aí viria por parte do Partido Comunista.

E, só tive que esperar um dia, logo surgiu o partido em questão a reclamar contra tal hipótese, argumentando que “a política do património não pode estar sujeita ou subordinada ao ‘mercado’ e à política de turismo”, pois não, no caso a nossa fortaleza tem que continuar, como até aqui, exclusivamente ao serviço do Partido Comunista.

E prosseguem “Pelo simbolismo que encerra, não podemos deixar de criticar de forma veemente o facto de o Governo ter colocado nesta lista a Fortaleza de Peniche, ignorando a importância histórica e cultural de um espaço onde não é possível conciliar a actividade hoteleira e turística com a necessidade de preservar integralmente as suas características prisionais históricas”, pois é, só que a fortaleza de Peniche antes de ser transformada em prisão política, sem que o povo de Peniche fosse ouvido, já havia sido uma das mais importantes peças da defesa do nosso território, logo, não se percebe porque terá, no seu todo, que continuar sujeita a manter as suas características prisionais históricas, então e as outras características?

Não basta o núcleo prisional que lá tem, com a especial incidência na cela do Dr. Álvaro Cunhal, quando por lá passaram outros detidos de maior relevância para o nosso país, na minha opinião.

Portanto já conhecemos a posição do Partido Comunista, agora vou ficar expectante acerca da posição dos Penicheiros, porque são esses que têm que decidir sobre as coisas que lhe pertencem.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]