Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro, 2016

A GEOLOGIA DE PENICHE

Imagem
O Snr. Prof. Dr. Luís Vitor Duarte esteve entre nós para abordar um tema que lhe foi proposto pela Arméria – Ass. Ambientalista e o Rotary Club de Peniche em parceria, para debater os:
IMPACTOS DA GEOLOGIA DE PENICHE. O QUE FALTA FAZER?
Perante um Auditório Municipal com lotação esgotada o Snr. Professor dissertou e salientou o interesse mundial do parque geológico que Peniche possui.
Na impossibilidade de vos transcrever o que ali foi dito, procurarei transmitir, através de imagens que fixei, o real valor geológico da nossa costa:


O registo jurássico que revela as nossas origens.

A evidência da importância a nível internacional.

A prova de que a Berlenga é parte de todos nós.

O que falta fazer com urgência.

Porque o trabalho já começou há sete anos.

E o Museu Municipal está à espera.

Ficam as considerações finais.

17º ANIVERSÁRIO DA ARMÉRIA

Imagem
Recordo que está a decorrer a exposição comemorativa

A ROTUNDA

Imagem
A “Rotunda do Zarolho”, digo eu, na sua última versão. A evidência resulta, logo, os beneméritos da cidade que estejam interessados devem adiantar-se, ainda há dois gavetos disponíveis, que equivalem a dois lugares no “pódio”.

Peniche lança concurso de 6,1 milhões de euros para remodelar ETAR da cidade

Imagem
Peniche, Leiria, 06 out (Lusa) - Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Peniche lançaram concurso para remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, no valor de 6,1 milhões de euros, informou hoje o presidente do conselho de administração.
O município entende que o investimento na água deve ser uma prioridade para qualificar ainda mais Peniche enquanto destino turístico", afirmou à agência Lusa António José Correia, que é também presidente da Câmara Municipal. O autarca explicou que, como a ETAR recebe não só águas residuais domésticas, como também águas residuais pré-tratadas de indústrias de transformação de pescado, localizadas na cidade, "a carga de afluentes tem levado a alguns problemas de funcionamento" na ETAR. Além disso, por estar em funcionamento desde 2001, é necessário adaptar a infraestrutura a novas soluções tecnológicas de tratamento, de desodorização e de desinfeção, assim como estabilizar as arribas no loca…

Reserva marinha liderada pela comunidade vê lagostas prosperar

Imagem
Encontro: 03 de Outubro de 2016 Fonte: University of York Resumo: O primeiro e-protegida totalmente única reserva marinha na Escócia está a revelar-se altamente benéfico para a conservação marinha e das pescas, com lagostas mais do que dobrando em número e aumentando de tamanho. Eles descobriram que a protecção na reserva marinha foi benéfica para lagostas, com sua densidade, comprimento e peso a ser maior que a encontrada em outros locais.As capturas de ovas de lagostas do sexo feminino também foram duas vezes mais altas na reserva, e estas fêmeas realizam uma média de 22 por cento mais ovos, aumentando o potencial de criação de animais. Estudos de marcação também mostram que as lagostas estão se espalhando para fora da reserva marinha em número crescente, aumentando assim a pesca local. NOTA PESSOAL – Como estarão a evoluir os percebes, que a nossa Reserva da Berlenga tem como mira preservar?

https://www.sciencedaily.com/releases/2016/10/161003092610.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=…

PARA QUEM SE INTERESSA PELAS COISAS DE PENICHE

Imagem

SOBRE A NOSSA FORTALEZA

Imagem
Quando vi anunciada a ideia do governo de abrir à gestão privada alguns dos imóveis que mantém na sua posse, há muitos anos em regime de degradação permanente, e que, desses imóveis, constava a fortaleza de Peniche, fiz o propósito de aguardar a reacção que aí viria por parte do Partido Comunista.
E, só tive que esperar um dia, logo surgiu o partido em questão a reclamar contra tal hipótese, argumentando que “a política do património não pode estar sujeita ou subordinada ao ‘mercado’ e à política de turismo”, pois não, no caso a nossa fortaleza tem que continuar, como até aqui, exclusivamente ao serviço do Partido Comunista.
E prosseguem “Pelo simbolismo que encerra, não podemos deixar de criticar de forma veemente o facto de o Governo ter colocado nesta lista a Fortaleza de Peniche, ignorando a importância histórica e cultural de um espaço onde não é possível conciliar a actividade hoteleira e turística com a necessidade de preservar integralmente as suas características prisionais his…