quarta-feira, 10 de outubro de 2018

 

AO RESPONSÁVEL PELA DOCAPESCA/PENICHE

E

Permita-me que me dirija ao senhor, uma vez que, incompreensivelmente, ocupa o cargo de “Co-Presidente da Câmara Municipal de Peniche”, para trazer ao vosso conhecimento um facto que, na minha qualidade de munícipe desta Cidade, me preocupa ao longo dos últimos 40 anos.

Então o assunto tem a ver com a dragagem do porto de Peniche, que aguarda o momento em que o senhor António Costa não tenha que satisfazer as exigências dos partidos, seus co-gestores do reino, ou que nesta minha terra haja alguém que saiba fazer barulho, uma vez que tenho conhecimento que, lá no norte, se está a dragar em portos de menor importância.

Indo directamente ao assunto, que é a dragagem do porto e, mais propriamente, com a deposição das areias daí resultantes.

A areia tem uma importância fundamental na preservação do TÔMBOLO DE PENICHE, como deve conhecer na sua qualidade de responsável por uma parte de decisões fundamentais para Peniche (clique aqui) e já agora (tambémaqui).

Aquela preservação será cuidada se, o projecto de dragagem, não continuar a depositar as areias dragadas a três milhas a sul do porto, beneficiando as praias de Arreia Branca e Santa Cruz, mas alterando o sentido e depositando-as a norte, logo que a bússola do batelão, que as transporta, marque a sul o bico da Papôa.

Assim as areias beneficiarão as praias do Porto da Areia Norte, da Cambôa, Quebrado e Baleal, consumando, também a preservação do cordão dunar a norte, logo, também o TÔMBOLO DE PENICHE.

Tem sido, a meu ver, uma asneira praticada ao longo dos anos, que já foi objecto de reclamação por parte da Assembleia Municipal, mas que, com a desculpa esfarrapada de que as areias são sujas, a então Direcção Geral resolveu, sem pensar no interesse de Peniche, levar por diante e é causadora, entre outras, da degradação do tal cordão dunar.

Entre as outras causas, que acima menciono, está a abertura da última doca, que ao contrário do que fazem os Holandeses e Dinamarqueses, em vez de se conquistar espaço ao mar, se vai cavando e estreitando o tal tômbolo.

Os meus cumprimentos,
João Avelar
Peniche 10 de Outubro de 2018.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]