terça-feira, 29 de maio de 2018

 

A NOVA ENTRADA PARA A NOSSA FORTALEZA


Etiquetas:


segunda-feira, 28 de maio de 2018

 

Governo rejeita furo em Peniche


Quando vi a notícia pensei, até que enfim, este governo olha para Peniche em defesa do seu interesse.

Sabendo que a nossa terra é dependente da actividade piscatória rejeita a possibilidade de exploração petrolífera na nossa zona, em preservação do Canhão da Nazaré onde se geram os nutrientes que alimentam os cardumes que pescamos.

Ilusão minha, a continuação da leitura leva-me a deduzir que a única intenção é conseguir mais uma receita com um novo concurso para exploração do furo.

Por vezes temos estas ingenuidades, parece que não conhecemos esta gente.

Leia a notícia em:

“O contrato inicial assinado em 2007 caducou em 2017. Mas a Galp — a única petrolífera que se mantém no consórcio depois da renúncia da Kosmos, da Repsol e da Partex — procurou prolongá-lo até 2019. A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis deu parecer positivo, mas o Governo entendeu indeferir, com a argumentação de que se a Galp mantiver o interesse na exploração da área denominada “Camarão” terá de “apresentar uma proposta num eventual concurso”, apurou o Expresso. A petrolífera tem 10 dias para recorrer.”

Etiquetas:


terça-feira, 1 de maio de 2018

 

SOBRE A NOSSA FORTALEZA


A QUEM LEVANTA A BANDEIRA DE UMA DELIBERAÇÃO CAMARÁRIA SOBRE A ACTUAL SITUAÇÃO DA FORTALEZA, RECOMENDO QUE LEIA O QUE ABAIXO SE REPRODUZ, PARA VER QUEM RESPEITA AS DELIBERAÇÕES. (Publicado neste blogue em 25 de Abril de 2017)
A NOSSA FORTALEZA E A VERGONHOSA ATITUDE DE ALGUNS “penicheiros”
Corria o ano de 1984 quando, após imensas sessões da Assembleia Municipal, de que eu fazia parte, onde era focado, muitas vezes, o assunto da futura utilização da fortaleza, foi deliberada a constituição de uma comissão para, através da auscultação do maior número possível de entidades e pessoas, se concluísse uma proposta que servisse de base à constituição de um regulamento orientador da utilização da nossa fortaleza, ao serviço da cidade.
Eu, fui um dos elementos indicados pelo Partido Social Democrata.
A actividade desta comissão foi, constantemente, boicotada, até pelos elementos que a constituíam, em especial os do Partido Comunista, que funcionaram como meros auscultadores do que se decidia, para logo aparecerem outros elementos do mesmo partido a desencadear acções tendentes a contrariar o que se planeara, utilizando até a imprensa escrita nacional.
Foram largos meses em que a persistência da maioria dos elementos da comissão era posta à prova por estas acções.
Apesar de tudo foi conseguido elaborar um o relatório pretendido, que depois de apreciado e discutido na Assembleia Municipal, foi enviado à Câmara Municipal, sobre a forma de recomendação, para que se constituísse o regulamento definitivo,
Desta recomendação saliento o seguinte, conforme acta nº 3 / 1985, reunião de 25 de Janeiro de 1985, da Assembleia Municipal de Peniche:
“Ressaltou como ideia básica que a fortaleza deverá ser aproveitada numa tripla perspectiva; museológica no sentido restrito, cultural e recreativa.
Foi entendido que estas três vertentes deveriam ser desenvolvidas sob a égide da Câmara, sendo sublinhado que a existência de uma única entidade a efectuar a administração da área da fortaleza terá ainda a vantagem de assegurar a cada iniciativa o respeito pala coerência global a ter em conta no seu aproveitamento, a qual poderia ser colocada em risco, se várias entidades autónomas actuassem em simultâneo e com alguma autonomia no mesmo espaço.
Foi ainda evidenciada a preocupação quanto a acções bem-intencionadas, mas precipitadas, a constituir, amanhã, eventualmente, um obstáculo ao mais correcto aproveitamento das potencialidades da fortaleza, ameaça essa a ser evitada através duma criteriosa relação das iniciativas a pôr de pé, necessariamente inseridas no plano director a elaborar. Foi ainda entendido ser urgente a elaboração deste plano director.
Marcante foi, também, a tónica que a generalidade colocou na evocação da própria fortaleza, em particular no concernente aos períodos em que funcionou como praça de guerra e prisão política.
Quanto a estes aspectos foi assinalado o elevador valor pedagógico que uma ilustração destes períodos possui, em particular, o último, para todos aqueles que não conheceram directamente os 48 anos de ditadura.
Relativamente ao acesso à fortaleza vingou a ideia de que ele não deveria ser dificultado, embora sempre realizado em obediência à rigorosa disciplina que não poderá deixar de ser exigida para um local com estas características.
Foi constatado que a instalação na fortaleza do Museu de Peniche e do Centro de Formação Profissional da Pesca, este em regime de transitoriedade, foi de uma forma geral bem acolhida.
Finalmente, foi ideia geral que tem sido um bom trabalho aquele que tem vindo a ser prosseguido pela Comissão Instaladora do Museu de Peniche.
Em face do que se apresenta e a terminar a nossa incumbência, propomos à Assembleia Municipal a aprovação deste relatório e de uma recomendação à Câmara Municipal, no sentido de elaborar um plano director onde se destinem espaços com vista à instalação, entre outras, das seguintes actividades:
1 – Museu de Peniche.
2 – Evocação histórica da fortaleza como praça de guerra e prisão política.
3 – Centro de Formação Profissional de Pesca, este em regime transitório.
4 – Actividades culturais, recreativas e turísticas.
Peniche, 16 de Janeiro de 1985, (aa) João Marques Petinga Avelar, António José leitão, Armando Faria da Silva Fandinga, Abel José Carvalho de Campos, Victor Manuel Farricha Mamede, Arcindo de oliveira Russo, António José de Azevedo Filipe, Carlos Norberto Freitas Mota".
Infelizmente na Câmara Municipal não contámos com gente que soubesse levar por diante a recomendação que lhe foi feita. Nunca passamos de um grupo de acagaçados que sempre baixaram a cabeça perante aqueles que sempre lá estiveram tendo por bandeira a concretização do que desde o início lhes foi determinado pelo comité central, ainda que com isso estejam a trair os interesses da nossa cidade. Afinal, os “amigos de Peniche” não são só ingleses.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]