terça-feira, 29 de janeiro de 2019

 

PROF. DR. MARIANO CALADO



Ainda a propósito da justa e oportuna homenagem que, em boa hora, a Associação Património prestou ao seu sócio nº 1 e fundador, vieram-me à memória duas situações relacionadas com o movimento rotário onde o Snr. Dr. Mariano Calado, na qualidade de palestrante, falou de duas situações que hoje estão na preocupação daqueles que amam Peniche, enquanto outros parece que facilmente dispensam.

Numa primeira antecipou o aparecimento do Museu Municipal de Peniche, descrevendo, da forma que só ele seria capaz, uma visita guiada, com descrição de cada uma das salas, ao imaginário museu que deixou a assistência entusiasmada.

Numa segunda falou da realidade já existente que são as defesas militares de Peniche, levando-nos, com a sua palavra fluente, numa viagem rápida através da história maravilhosa de Peniche, nomeadamente desde o século XII ao século XIX foi-nos mostrando o surgimento, em diferentes épocas históricas, das fortificações que caracterizam a região de Peniche.

Por alguma razão, conforme o orador lembrou em dado momento, a Fortaleza de Peniche foi considerada pelo Conselho de Guerra em 1642 a principal “chave do Reino pela parte do mar”.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]