quarta-feira, 30 de maio de 2012

 

Dieta mediterrânica é definitivamente ligada à qualidade de vida


Science Daily (29 de maio de 2012) 

Durante anos, a dieta mediterrânea tem sido associada com uma menor hipótese de doenças e aumento do bem-estar.
Um novo estudo agora associou-a com a saúde física e mental também.

A dieta mediterrânea, que se caracteriza pelo consumo de frutas, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico e lentilhas, etc), peixes, azeite e nozes, tem provado ser benéfico para a saúde em termos de uma menor hipótese de doença crónica e uma menor taxa de mortalidade.
Um novo estudo liderado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e da Universidade de Navarra deu o próximo passo e analisou a influência da dieta mediterrânica na qualidade de vida de uma amostra de mais de 11.000 estudantes universitários durante um período de quatro anos.
"O envelhecimento progressivo da população nos países desenvolvidos torna ainda mais interessante para descobrir os fatores que podem aumentar a qualidade de vida e a saúde da população", conforme explicado por Patricia Sánchez Henríquez, pesquisador do centro nas ilhas Canárias e principal autor do estudo.
Os dados dietéticos foram tomados no início do estudo e auto-avaliação da qualidade de vida foi medida após o período de acompanhamento de quatro anos. No fim de verificar se a dieta mediterrânea foi seguido, o consumo de vegetais, leguminosas, frutas, cereais e peixe foi positivamente valorizado enquanto o consumo de produtos cárneos, lácteos e álcool foi negativamente valorizado.
Publicado no European Journal of Clinical Nutrition , os resultados revelam que aqueles que ficaram com a pontuação mais elevada dieta mediterrânea no questionário de qualidade de vida em termos de físico e bem-estar mental. Esta ligação é ainda mais forte em termos de qualidade de vida física.
A Pirâmide do Mediterrâneo
Henríquez afirma que "a dieta mediterrânea é um importante factor associado com melhor qualidade de vida e pode ser considerada como um modelo de alimentação saudável."
Sua pirâmide alimentar combina alimentos a serem ingeridos diariamente, semanalmente e, ocasionalmente.
Nas principais refeições nunca deve faltar três elementos básicos: cereais, frutas, legumes e produtos lácteos. Além disso, deve incluir uma ingestão diária de 1,5 e 2 litros de água. Azeite constitui a principal fonte de gordura para a sua qualidade nutricional e consumo moderado de vinho e outras bebidas fermentadas é recomendado.
Além disso, peixes, carnes magras e ovos são fontes de proteína de alta qualidade animal. Peixes e frutos do mar também são fontes de gorduras saudáveis.
No topo da pirâmide são o açúcar, doces, bolos, doces e bebidas açucaradas que devem ser consumidos ocasionalmente e em pequenas quantidades.




Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]