quarta-feira, 23 de outubro de 2013

 

A RAZÃO DE SER DOS NOMES (4)




Nota - Nas três primeiras fotos nota-se a separação dos rios de Ferrel e São Domingos 

Baleal, Atouguia da Baleia, Porto de Lobos, Água Doce, Salgados, Ponte da Lagoa, Rio, Ribeira, Cambôa todos estes nomes, correspondentes a locais do nosso concelho, têm a sua razão de existir, compete-nos a nós encontrar a sua explicação e deixar a memória aos nossos vindouros para que a história não se perca.

Água Doce -
O denominado Rio de Ferrel nem sempre foi, como hoje acontece, um afluente do Rio de São Domingos. Ele desaguava directamente no oceano em local fronteiro à então Ilha do Baleal. Por força do assoreamento e da posterior utilização dos solos nas culturas e construção, provocaram o seu desvio para o presente local. Porém, a natureza continua com a tendência de voltar ao caminho inicialmente escolhido e, embora subterraneamente, continua a fazer aparecer água doce junto da Praia Sul do Baleal, chamando-se ao local Água Doce.

Porto de Lobos -
Na época em que no porto de Atouguia da Baleia se caçavam baleias é natural que também os lobos-marinhos por aqui arribassem e a zona hoje denominada de Porto de Lobos seria a costa avançada da embocadura do Rio do São Domingos, logo do porto de Atouguia. Porventura seria ali que eles pairavam, portanto, a origem do nome do local está mais relacionada com a presença dos animais marinhos e não, como poderá parecer, com os felinos terrestres. Até porque o local, naquela época como agora, não tem características de habitação para lobos terrestres.

Etiquetas:


Comentários:
Será Porto de Lobos do Mar, no sentido de marinheiros valentes...
 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]