domingo, 1 de fevereiro de 2015

 

O COMPORTAMENTO DOS PEIXES EM CARDUME


“É bem conhecido que os peixes respondem a alterações no seu ambiente fluido. Estes incluem evitar obstáculos, reduzir o esforço de nadar por slalom entre vórtices, ou hidromassagens, e controle de alterações no fluxo de água deixada pela rapina - mesmo sem o auxílio da visão.
Uma equipa de cientistas identificou como que um "sexto sentido" em peixes, que lhes permite detectar fluxos de água, o que ajuda a resolver um mistério de longa data sobre como essas criaturas aquáticas respondem ao seu ambiente. Seus resultados, que aparecem na revista Physical Review Letters , ilustram como os sistemas sensoriais evoluem de acordo com os princípios físicos e também oferecem uma estrutura para a compreensão de como as redes sensoriais são estruturadas.”

Nota Pessoal – Quem pesca, sobretudo em barco, já teve a experiência de estar com o barco rodeado de peixe e quando se atira uma amostra para o seu meio abre-se um buraco e a amostra cai sempre onde já não está qualquer peixe. É impossível que seja a visão a alertá-los e estou, agora, a concluir que exista uma acção sensorial que actua no cardume em conjunto.

Etiquetas:


Comentários:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]