terça-feira, 3 de março de 2020

 

OS PERCEBES DA BERLENGA


Inovação em rastreabilidade de percebe




Portugal

A colheita de cracas de ganso (Leia-se percebes) é uma importante actividade económica no arquipélago das Berlengas, localizado ao norte de Lisboa, ao redor da península de Peniche.

 “Este projecto facilita a rastreabilidade de percebes colhidos nas ilhas Berlengas. É um método inovador, que pode ser facilmente transferido para áreas com problemas semelhantes.”
 Sérgio Leandro

Com preços chegando a € 25-30 / kg (preços de 2015), fornece uma importante fonte de renda nas comunidades costeiras locais, mas também está sujeito a forte pressão da colheita ilegal. Embora os estoques sejam rigorosamente monitorizados para manter uma pesca sustentável, as ferramentas de gerenciamento existentes não são capazes de garantir a rastreabilidade e, portanto, não podem impedir que cracas de ganso colhidas em áreas proibidas entrem no mercado. Isso não apenas ameaça a sustentabilidade do estoque, mas também leva a perdas comerciais para os apanhadores de ganso na região das Berlengas.

Este projecto, apoiado pelo FLAG Oeste, desenvolveu uma metodologia para rastrear a área de captura de cracas de ganso e identificar possíveis actividades de rotulagem incorrecta ou caça furtiva. Esta metodologia baseia-se num “catálogo de impressões digitais minerais”, que fornece a composição mineral de cracas de ganso de diferentes áreas em Portugal, permitindo identificar a origem de produtos suspeitos.

O promotor do projecto (IPLeiria, MARE-IPLeiria - Instituto Técnico da Universidade de Leiria), juntamente com a Universidade de Évora e a Universidade de Aveiro, desenvolveu a metodologia em colaboração com a associação de apanhadores das Berlengas, a reserva natural das Berlengas e a município de Peniche. Aclamado internacionalmente pela Nature , uma das principais revistas científicas do mundo, por sua inovação e aplicação prática, o projeto também demonstra os benefícios das parcerias de pesquisa em ciência e pesca.

(Transcrito de Farnet)

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]