quarta-feira, 4 de novembro de 2020

 

“NOVEMBRO MÊS DO MAR” – Reflexão sobre o tema


O mar é economia e a nossa terra, que o mar abraçou, depende muito dele para garantia do bem-estar dos penicheiros.

Portanto vamos olhar o mar como meio do desenvolvimento que a minha terra chegou a ter e o porquê do retrocesso que, na minha opinião, se verifica.

Nasci nesta minha terra, aqui me formei em todos os aspectos e aqui trabalhei cinquenta anos em contacto com a economia local. Estarei, por isso, em condições de refletir sobre o tema deste escrito e das causas do retrocesso afirmado.

A política será um factor de desenvolvimento quando usada no bom sentido, ao invés, depressa se torna em factor de retrocesso quando usada no mau sentido.

Está aqui o motivo que terá provocado a situação em análise, como todas, a nossa terra sofreu o embate da revolução de Abril e consequentemente das transformações que os promotores resolveram imprimir-lhe. Não está em causa a ambição de proporcionar melhorias de situação das pessoas, o que ponho em causa é o modo como fizeram e, em dúvida, porque fizeram.

Como elemento principal e mais numeroso da nossa actividade, a pesca, estava o pescador, foi ele e a sua actividade que deram à economia local o desenvolvimento a que aludi, firmando-se como suporte das famílias, propriamente ditas, e das que, indirectamente, dela dependeram.

Em nome deles e, como diziam, para bem deles, os ditos revolucionários, começaram por assaltar o comando da sua actividade, tomaram as medidas que entenderam no sentido de garantir o paraíso ao pescador e, ao que verifico, neste momento, o pescador e as traineiras onde desenvolviam a sua actividade são espécies em via de extinção e os tais revolucionários que comandaram a sua actividade estão bem graças a Deus.

É urgente que se reerga esta actividade como motor da economia da nossa terra.


 

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]