domingo, 8 de agosto de 2021

 

PESCA!!!!!!


O texto que a seguir reproduzo está inserido no orçamento e opções do plano da Câmara Municipal de Peniche e, como todo o seu conteúdo, é da responsabilidade ou autoria do snr. Presidente da Câmara.

 “A PESCA

Provavelmente, como algumas pessoas previram e preveniram há algumas dezenas de anos, que corríamos o risco do que poderia vir a acontecer a este Setor, com a instabilidade que provocou e provocará no futuro, se compararmos com a pujança que a pesca demonstrava há 30 e 40 anos e da importância, quase única, que representava para a economia e emprego.

 As erradas políticas de ajustamento da frota e da gestão de recursos trouxeram uma fatura demasiada pesada para a nossa comunidade piscatória, a cidade e o concelho. Os números de vendas em lota continuam a atingir valores importantíssimos, mas em comparação a apetência dos jovens pela pesca, a redução substancial do número de pescadores e a subsequente redução do número de embarcações tenderá a assumir proporções muito graves no futuro próximo. Como inverter esta tendência?

Depende da vontade de quem nos governa, das decisões que nos são impostas pela União Europeia e da capacidade que possam demonstrar os agentes do Setor para inverter a situação.

 Da nossa parte continuaremos disponíveis para contribuir com a força de vontades institucionais e corresponder sempre em sintonia.

 O Desenvolvimento Económico e Social do nosso concelho depende, em muito, como referido anteriormente, da nossa vontade e determinação.

 Quando se pergunta se a nossa economia deverá depender apenas do turismo, obviamente que, responsavelmente, todos assumiremos que não. Mas não podemos continuar a viver de preconceitos ou complexos e assumir que devemos aproveitar todas as potencialidades que o nosso território nos oferece, o contrário seria um grande erro estratégico e um suicídio económico.

 A força da nossa economia está nessa diversidade de oportunidades que vão desde a Agricultura, a Pesca, o Mar, o Turismo, o Ensino, a Investigação e tudo o que podermos potenciar e dinamizar, nomeadamente de novas formas de exercer actividades, como já aconteceu no nosso concelho.”

Gostaria de ser capaz de comentar este escrito, mas, face ao seu conteúdo, sinto que não devo expressar o que me vai na alma, deixo essa reflexão aprofundada aos PENICHEIROS, em especial àqueles que têm mais de quarenta anos.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]