segunda-feira, 14 de julho de 2008

 

EM 12 DE FEVEREIRO DE 2008, DIZIA "O PARQUE DA CIDADE E O SAPAL DA PRAGEIRA"



É justo que distingamos, com muito gosto, uma obra que me parece consensual e representa um passo em frente no que respeita ao alindamento da primeira impressão que causamos a quem nos visita.
O PARQUE DA CIDADE, será assim que sempre lhe chamarei, seja qual for o título que alguém lhe venha a pôr, é um claro exemplo de que em Peniche também é possível fazer coisas de bom gosto, por isso a minha gratidão aos edis que mandaram projectar e aos que não tiveram qualquer dúvida em mandar executar. É assim que sairemos da estagnação de outrora, já é tempo de se ter em atenção apenas o interesse da cidade e das pessoas. Parece que se esta nova mentalidade vier para ficar estaremos todos de parabéns e todos beneficiaremos do que de bom é possível realizar, com base na complementaridade das ideias e não na repulsa das mesmas desde que não sejam nossas.
Às observações que tenho ouvido fazer acerca de alguns pormenores de execução, apenas me resta sublinhar que está lindo e que, gastos exagerados têm sido suportados, infelizmente, em tantas circunstâncias sem justificação, que me parece ser de louvar que estes se tenham feito.
Reparou-se com a execução desta obra o mau aspecto que tinha a implantação, sem enquadramento, do campo de futebol e proporcionou-se uma ligação condigna entre o parque de campismo e a praia do molhe leste.
Parece que está a mexer a limpesa e ordenamento do interior da nossa zona portuária, agora a contrastar negativamente com este novo parque, por isso estou confiante que a entidade responsável pela gestão daquele espaço se associe à obra de limpesa e alindamento da nossa terra.
Mais uma vez, como cidadão desta minha terra, o meu muito agrado pela forma como a colaboração das passoas resultou e a minha esperança de que o exemplo frutifique.
Em 14 de Julho de 2008 - Como acima referi e defendo o nome de PARQUE DA CIDADE será sempre aquele pelo qual designarei este aprazível local. Não tenho nada contra alguns nomes sugeridos, em especial quando referem pessoas, mas penso que a minha cidade merece esta especial consideração, ter o seu parque o parque da cidade.

Etiquetas:


Comentários:
Caríssimo João Avelar,

Creia-me fiel seguidor desta sua página que tão bem enquadra o superior interesse penicheiro, que todos lhe reconhecemos.

O propósito deste meu comentário prende-se com a denominação do Parque urbano ou da cidade.

Tenho defendido em vários locais que a existência dum parque sem nome denota pobreza na terra que o suporta. Como acreditar nas potencialidades duma cidade que não se entende e descura no nome a dar a um simples parque.

Como sabe, na zona das piscinas, está há muito projectado um outro Parque verde. Também será na cidade e da cidade. Como se irá então designar se continuarmos sem dar nome aos parques?

Embora não sendo o meu preferido, nada tenho contra o nome “Parque da Cidade”, que defende. Percebo que tal honra a cidade, como é sua intenção. Mas que se oficialize e divulgue esta nomenclatura, para que haja uniformidade de tratamento e todos se refiram ao Parque do mesmo modo.

O que me aflige não é este ou aquele nome, mas sim o anonimato oficial e os diferentes tratamentos que acabam por ser popularmente utilizados e que retiram identidade ao parque.

Certo que entenderá esta achega no profundo respeito pela posição que defende, mas atentando a que a melhor forma de considerar o parque, e a cidade por arrasto, é mesmo dar-lhe um nome. Que pode muito bem ser “Parque da Cidade”......

Estimadas Saudações Penicheiras

Jorge Paulino
 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]