quinta-feira, 4 de março de 2021

 

PAPA FRANCISCO


Convido à reflexão do texto escrito pelo PAPA FRANCISCO, inserido na sua Carta Encíclica sobre a fraternidade e a amizade social, no parágrafo 162º do capítulo V -A Política Melhor- e que abaixo transcrevo.

Trata-se apenas de um parágrafo de uma obra escrita por um génio, onde exprime a sua visão social do mundo em que vivemos.

Neste parágrafo, sua Eminência aponta a verdadeira forma de prestar ajuda a quem precisa, contrariando o procedimento dos nossos políticos, em geral, que interpretam a ajuda atirando dinheiro para cima dos problemas, ao invés de criar condições que salvaguardem a preservação da dignidade e futuro dos ajudados.

Então o Texto:

A grande questão é o trabalho. Ser verdadeiramente popular – porque promove o bem do povo – é garantir a todos a possibilidade de fazer germinar as sementes que Deus colocou em cada um, as suas capacidades, a sua iniciativa, as suas forças. Esta é a melhor ajuda para um pobre, o melhor caminho para uma existência digna. Por isso, insisto que «ajudar os pobres com dinheiro deve ser sempre um remédio provisório para enfrentar emergências. O verdadeiro objectivo deve ser sempre consentir-lhes uma vida digna através do trabalho». Por mais que mudem os sistemas de produção, a política não pode renunciar ao objectivo de conseguir que a organização de uma sociedade assegure a cada pessoa uma maneira de contribuir com as suas capacidades e o seu esforço. Com efeito, «não há pobreza pior do que a que priva do trabalho e da dignidade do trabalho» Numa sociedade realmente desenvolvida, o trabalho é uma dimensão essencial da vida social, porque não é só um modo de ganhar o pão, mas também um meio para o crescimento pessoal, para estabelecer relações sadias, expressar-se a si próprio, partilhar dons, sentir-se corresponsável no desenvolvimento do mundo e, finalmente, viver como povo.”


 

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]