sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 

A sobrepesca e outras pressões humanas



As imagens que ilustram este escrito, sobre uma actividade que continuo a considerar fundamental para a minha terra, já, há muito tempo, deviam ter sido banidas da prática corrente.

 Apesar dos alertas que têm sido feitos com tanta insistência, como o que se pode consultar na transcrição que se segue, continuamos a cavar a desgraça geral, para satisfação de lóbis internacionais.

 Como já referi em escrito anterior, aqui publicado, de um saco proveniente do arrasto e que pesa, por vezes, várias toneladas, não se aproveita 50% para comercializar, o resto, constituído por espécies em crescimento, é deixado no mar para apodrecimento.

 A propósito e para conhecimento dos interessados, segue a opinião científica de mais uma entidade:

“Um novo estudo da Universidade de Tel Aviv revela danos ecológicos significativos a muitas AMPs em todo o mundo. Os resultados do estudo apontam para um forte "efeito de borda" nas AMPs, ou seja, uma redução acentuada de 60% na população de peixes que vive nas bordas da AMP (até uma distância de 1-1,5 km dentro da AMP) em comparação com as áreas centrais. O "efeito de borda" diminui significativamente o tamanho efetivo da MPA e decorre em grande parte das pressões humanas, em primeiro lugar da sobrepesca nas fronteiras da MPA.

Universidade de Tel-Aviv. "A sobrepesca e outras pressões humanas estão prejudicando gravemente muitas áreas marinhas protegidas em todo o mundo, concluiu o estudo." ScienceDaily. ScienceDaily, 2 de agosto de 2021.

<www.sciencedaily.com/releases/2021/08/210802114940.htm>.”

AMP – Área Marítima Protegida.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]