segunda-feira, 25 de agosto de 2014

 

A NOSSA FORTALEZA


A nossa fortaleza foi mandada construir, por D. Manuel I, com a nobre missão de defender esta região do país dos ataques da pirataria, que então subjugava o oceano. A sua construção, porém, só foi começada por D. João III (1557), e o acabamento da primeira fase em pleno reinado de D. Sebastião (1570).

Passou os sessenta anos de domínio espanhol, época em que, apesar de tudo, foi contemplada com algumas melhorias e após a restauração do poder português, a partir de 1640 no reinado de D. João IV e sob a orientação de D. Jerónimo de Atayde foram concluídas as obras das defesas do forte, decorria o ano de 1645.

Voltou no entanto a ser ocupada, numa rendição sem glória, pelo general Junot, durante as invasões francesas,

No início do século XX serviu de albergue aos Bóeres (sul-africanos de origem holandesa que, depois de terem sido derrotados pelos sul-africanos de origem inglesa, pediram asilo a Portugal. (1900/1902).

Depois de em várias épocas haver servido de cárcere ao serviço da monarquia acabou por ser, novamente, subjugada pelo estado novo que a transformou em prisão política durante 40 anos.

Com a revolução de Abril viu-se livre do ferrete de prisão política e foi transformada, ao longo de 10 anos, em albergue dos desterrados da guerra colonial e da vergonhosa descolonização.

Se considerarmos todas as vicissitudes porque passou a nossa fortaleza, parece que seria tempo de a população de Peniche beneficiar daquele espaço como logradouro ao seu serviço e das suas actividades culturais e de lazer.

Assim não acontece, há a vontade expressa de a manter degradada como está, onde pairará a tal negociação para nela se instalar uma pousada? Agora é o domínio do Partido Comunista que continua a esbulhar-nos a liberdade de utilização do que é nosso. 

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]