sábado, 8 de outubro de 2016

 

Peniche lança concurso de 6,1 milhões de euros para remodelar ETAR da cidade



Peniche, Leiria, 06 out (Lusa) - Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Peniche lançaram concurso para remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, no valor de 6,1 milhões de euros, informou hoje o presidente do conselho de administração.

O município entende que o investimento na água deve ser uma prioridade para qualificar ainda mais Peniche enquanto destino turístico", afirmou à agência Lusa António José Correia, que é também presidente da Câmara Municipal.
O autarca explicou que, como a ETAR recebe não só águas residuais domésticas, como também águas residuais pré-tratadas de indústrias de transformação de pescado, localizadas na cidade, "a carga de afluentes tem levado a alguns problemas de funcionamento" na ETAR.
Além disso, por estar em funcionamento desde 2001, é necessário adaptar a infraestrutura a novas soluções tecnológicas de tratamento, de desodorização e de desinfeção, assim como estabilizar as arribas no local.
António José Correia lembrou que a ETAR está exposta a uma "elevada agressividade marítima" localiza-se no Cabo Carvoeiro, zona de passagem de residentes e turistas.
A ETAR trata as águas residuais da cidade de Peniche e tem capacidade para dar resposta a efluentes de 48.500 habitantes, quase o dobro da população do concelho.
O concurso tem um custo de 6,1 milhões de euros, dos quais 85% são comparticipados por fundos comunitários.
A empreitada tem um prazo de execução de ano e meio. 
FYC // JLG
Lusa/Fim
Fonte: Oeste Global/ Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)”


NOTA PESSOAL – A notícia é excelente face à necessidade que se tem verificado há já longo tempo. Espera-se que a remodelação anunciada seja mais virada para o seu sistema de funcionamento e não se resuma a obra de cosmética.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]