segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

 

OS QUASE QUINHENTOS ANOS DA FREGUESIA DA AJUDA


Perfazem hoje, 12 de Dezembro, quinhentos anos que a Freguesia da Ajuda, então Freguesia de Santa Maria da Ajuda, deixou de estar sob a alçada da Freguesia de São Leonardo.
Quiseram os homens que após quatrocentos e muitos anos a freguesia onde nasci fosse integrada numa outra, a Freguesia de Peniche.
Vontades políticas assim o determinaram e, penso eu, que a ânsia do laicismo exacerbado, ou a vontade de agradar a todos, determinou que o novo nome passasse a ser Freguesia de Peniche.
Não discordo, nem concordo em absoluto, do nome escolhido, mas entendo que não foram ponderados aspectos históricos que, quanto a mim, deveriam ter sido pensados, a menos que o tal laicismo exacerbado se tenha sobreposto à história, que, ao que parece, é passado e não há que ligar importância.
É que a Freguesia da Ajuda foi sempre a Matriz da cidade, também foi implantada no local que primeiro se designou por Peniche, foi, portanto deste local que saiu a vontade de independência em relação à Freguesia de São Leonardo de Atouguia da Baleia, logo, se, ao reduzir-se o número de freguesias urbanas, fosse mantido o nome de Ajuda, teriam sido respeitados critérios históricos e hierárquicos.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]